Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

04/05/2007 - 07:37

Orquestra de harpas se apresenta no Palácio Tiradentes

O II Festival Internacional de Harpas, que sfoi inaugurado dia 30 de abril, na Igreja da Candelária, chega à sede da Assembléia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj), o Palácio Tiradentes, n dia 4 de maio (sexta-feira), com a apresentação da Orquestra Rio Camerata, às 18h30, no Plenário Barbosa Lima Sobrinho. No programa, estão previstas obras de G.P. Haendel, Claude Debussy e O. Respighi, com regência de Israel Menezes e da solista Maria Célia Machado. Esta edição do evento contará com harpistas de 24 países incluindo músicos brasileiros dos estados de Minas Gerais, São Paulo, Paraíba e do Distrito Federal. A entrada é franca.

Trazer o festival até a Casa Legislativa foi uma iniciativa do criador do projeto, o empresário Sérgio da Costa e Silva. Para ele, a Alerj tem tudo a ver com o evento. "O festival representa a democratização do acesso à cultura e também tem como base exaltar prédios históricos, onde são realizadas as apresentações", afirmou. Também autor do projeto Música no Museu, Sérgio explica que o festival surgiu da necessidade de ampliar apresentações com o instrumento mais antigo do mundo, inventado há mais de 5.550 anos e que conserva sua estrutura até hoje. "Comecei a idéia com o projeto Música no Museu e vi que o público sempre correspondia bem. E o festival tem trazido muitas pessoas às apresentações", comemora o empresário.

Entre maio e junho, o festival fará mais de 70 apresentações em museus, centros culturais, estações de metrô, igrejas, sinagogas e fazendas nas cidades de Niterói, Paraty, Petrópolis, Vassouras e Paulo de Frontin, além de realizar concertos no Corcovado, Pão de Açúcar e na quadra da Estação Primeira de Mangueira.

Considerado o maior harpista do século passado e que gravou importantes concertos para harpa com reconhecimento mundial, o músico Nicanor Zabaleta, será o homenageado desta edição do festival. E dando continuidade ao projeto iniciado na primeira edição do festival, harpistas estrangeiros farão workshops e masterclass para músicos brasileiros e para os estudantes de harpa na Escola de Música da UFRJ e no Conservatório Brasileiro de Música.

II Festival Internacional de Harpas, dia 4 de maio,sexta-feira,18h30, na Rua Primeiro de Março, s/n – Palácio Tiradentes – Centro Plenário Barbosa Lima Sobrinho.Programa: G.P. Handel"(1685/1759) – Abertura de "Orlando Claude Debussy (1862/1918) - Danses pour Harp | 1- Danse sacreée | 2-Danse Profane | O. Respighi – Danças antigas |Solista : Maria Célia Machado (Claude Debussy. Danças: Sagradas e Profanas para harpa e orquestra de cordas) Entrada franca.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira