Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

28/10/2009 - 10:23

ION e BGP anunciam joint venture para equipamentos sísmicos terrestres

ION recebe $175 milhões de capital da BGP sendo maioria referente à dívida da ION para ser paga ou refinanciada no fechamento do negócio.

Houston e Pequim -A ION Geophysical Corporation (NYSE: IO) e a BGP Inc., empresa líder mundial em geofísica, anunciaram ter assinado um termo de compromisso para criar uma joint venture que fornecerá mundialmente produtos para detecção sísmica na terra. A joint venture combinará o inovador negócio de equipamento terrestre com a própria experiência e conhecimento da BGP em operações de imagens sísmicas terrestres para criar uma nova empresa com recursos, tecnologia e experiência exigida para fornecer produtos e serviços de alta qualidade a nível global.

A ION incrementará significativamente sua posição financeira através de um investimento total de $175 milhões da BGP. A BGP receberá 51 por cento de participação na joint venture e aproximadamente 16,66 por cento de participação na ION. Antes do fechamento da joint venture, a ION também receberá $40 milhões de empréstimo ponte combinado pela BGP. No fechamento do negócio, a ION refinanciará e reduzirá sua dívida de longo prazo, e receberá e expandirá a substituição da linha de crédito rotativa. No geral, depois do fechamento, a ION espera ter mais de $100 milhões em liquidez, advindos do dinheiro recebido e da capacidade obtida com o alívio de sua linha de crédito rotativa.

Bob Peebler, CEO da ION, comentou: "Nossa comissão de diretores e liderança de equipe sênior estão encantados com a formação desta parceria transformadora com a BGP. A ION e a BGP têm feito negócios em conjunto por mais de duas décadas, e cada companhia tem contribuído para o crescimento e o sucesso da outra. Esta transação criará não apenas um novo líder em equipamentos de imagens para sísmica terrestre capazes de identificar as oportunidades mais valiosas no crescente mercado de geofísica como também uma ION mais forte financeiramente através de uma significativa redução da dívida da companhia".

O Sr. Wang Tiejun, Presidente da BGP, acrescentou: "Como cliente da ION por muitos anos, a BGP sempre se mostrou impressionada com a visão e os produtos da ION, que têm provado serem capazes de melhorar a eficiência operacional, a segurança e a efetividade ambiental na aquisição de uma sísmica terrestre. Ao juntar forças através de nossa planejada joint venture, acreditamos ser possível combinar o conhecimento e a experiência, e o emergente portfólio de produtos de imagens de sísmica terrestre da BGP com os produtos inovadores e a cultura da ION para nos tornarmos a companhia líder em tecnologia de imagens sísmicas terrestres do século 21. É intenção tanto da ION como da BGP que nossa joint venture forneça produtos e serviços de apoio no campo para todos os empreiteiros de sísmica terrestre de todo o mundo, não apenas para a BGP. A venda de produtos e o fornecimento dos serviços de apoio no campo, tanto pela equipe própria da BGP como pelos empreiteiros contratados de sísmica terrestre, é um modelo comprovado que beneficiará a comunidade de empreiteiros terrestres e as centenas de equipes de sísmica que operam em todo o mundo".

O acordo está sujeito à realização de revisões regulatórias e ao recebimento de aprovações aplicáveis tanto dos Estados Unidos como da República Popular da China, que devem estar completadas no primeiro trimestre de 2010. Antes do fechamento do negócio, a ION e a BGP preencherão uma nota voluntária conjunta sobre a transação para revisão do Comitê de Investimento Estrangeiro nos Estados Unidos (CFIUS, na sigla em inglês), um comitê governamental que reúne vários órgãos e é presidido pelo Secretário do Tesouro.

Os termos do acordo foram aprovados unanimemente pela BGP e pela comissão de diretores da ION e não está sujeito à aprovação pelos acionistas. O atual grupo bancário da ION corrigiu as condições de crédito da ION para estendê-lo pelo tempo necessário a fim de permitir os dividendos das transações.

Aspectos Chaves da Joint Venture - A ION contribuirá com seus Sistemas de Imagens Terrestres e propriedade intelectual para a joint venture, incluindo suas linhas de produtos ARAM, Aries(R), Scorpion(R) e FireFly(R) bem como seus sensores terrestres VectorSeis(R) e empresas vibroseis, excluindo a companhia de geofone Sensor da ION. Todas as outras empresas da ION que incluem Sistemas de Imagens Marítimas da ION, Sistemas Conceituais, Soluções para Gerenciamento de Dados, Soluções de Imagens GXT, Soluções Sísmicas Integradas (ISS), bibliotecas de dados sísmicos BasinSPAN(TM)

A BGP contribuirá com seus equipamentos sísmicos terrestres e propriedade intelectual para a joint venture, incluindo um inovador sistema de imagens terrestres atualmente em desenvolvimento, suas empresas vibroseis e várias empresas de equipamentos sísmicos terrestres complementares. O negócio de geofone da BGP, incluindo as joint ventures associadas da BGP com outros parceiros, será excluído.

A joint venture terá participação de 51% da BGP e de 49% da ION. A joint venture será comandada por uma diretoria composta por representantes dos dois donos. A diretoria da joint venture indicará a administração, aprovará os planos estratégicos operacionais, e comandará o direcionamento e o desempenho da companhia.

Depois de levar em conta os valores tangíveis e intangíveis dos bens agregados para a formação da joint venture pelas duas partes, o investimento em dinheiro da BGP a ser pago à ION com relação à joint venture será de $108,5 milhões.

Panorama Sobre o Impacto do Passivo e da Dívida da ION - No fechamento da joint venture, a ION emitirá um total de aproximadamente 23,8 milhões de ações ordinárias para a BGP, e depois disto a BGP será proprietária de aproximadamente 16,66% das ações ordinárias em circulação da ION. Os dividendos em dinheiro para a ION, resultantes da venda das ações, será aproximadamente $66,6 milhões. Depois de selado o acordo, a ION indicará uma pessoa designada pela BGP para integrar sua diretoria e compor com a atual diretoria de nove membros da ION.

A ION receberá até $40 milhões na forma de empréstimo ponte articulado pela BGP antes do fechamento da joint venture. Se a ION retirar o valor total de $40 milhões do empréstimo ponte, o total do empréstimo ponte em circulação se converterá em aproximadamente 14,3 milhões de ações ordinárias da ION e será creditado contra as aproximadamente 23,8 milhões de ações ordinárias da ION para serem emitidas para a BGP no fechamento da transação.

A BGP articulou para que a dívida de longo prazo em circulação de $106,3 milhões da ION seja refinanciada no fechamento da joint venture.

A ION usará uma parte dos dividendos da transação para eliminar e retirar $98 milhões em circulação que estão atualmente em sua linha de crédito rotativa e $35 milhões para pagar a dívida pela aquisição da ARAM em setembro de 2008.

A ION receberá uma nova linha de crédito rotativa de $100 milhões no fechamento da joint venture.

Benefícios Potenciais ao Combinar Forças em Equipamentos Sísmicos Terrestres

A joint venture dará à ION um acesso preferencial à maior empreiteira de sísmica terrestre do mundo, operando atualmente 110 equipes sísmicas em todo o mundo.

A combinação de bens e operações propiciada pela joint venture dará oportunidades para a melhoria das economias de escopo e escala, juntamente com o aprimoramento das eficiências através da cadeia de suprimentos do empreendimento, capacitando a joint venture a fornecer produtos num prazo menor e, de modo geral, com custos mais baixos para os clientes.

A transação combinará as forças dos inovadores equipamentos terrestres da ION com o emergente portfólio de produtos geofísicos e conhecimento da operação por equipes de aquisição de imagens sísmicas terrestres da BGP, possibilitando que os novos produtos da joint venture sejam desenvolvidos e testados no campo para garantir que a confiança, qualidade e produtividade deles revertam em benefício de todos os clientes.

A joint venture alinhará os bens e o conhecimento das duas companhias na tecnologia de equipamentos terrestres para possibilitar que as equipes de engenharia da joint venture desenvolvam sistemas de imagens terrestres inovadores e líderes de mercado, sensores 3C (onda completa)e produtos vibroseis.

A Evercore Partners atuou como conselheira financeira da ION na transação, enquanto a Goldman Sachs (Ásia) L.L.C. e a Morgan Stanley Asia Limited aconselharam a BGP.

Perfil: A ION Geophysical Corporation é um fornecedor líder em tecnologia geofísica, serviços e soluções para a indústria global de petróleo e gás. As ofertas da ION permitem aos operadores de E&P obter melhores resoluções de imagens do subsolo para reduzir o risco da exploração e desenvolvimento do reservatório, e capacitar os empreiteiros sísmicos a conseguir dados geofísicos de maneira mais eficiente.[ www.iongeo.com] .

Perfil: BGP é uma das empreiteiras líderes no segmento de serviços geofísicos mundiais. Os serviços incluem 2-D, 3-D, 3-componente, 4-D sísmico e 3-D VSP comumente usado para atender às exigências dos clientes. A BGP também dá suporte a atividades não sísmicas, incluindo pesquisas sobre geoquímicos, gravidade, magnético e eletromagnético. Os serviços de pesquisas geológicas também são fornecidos regularmente para a indústria de energia na China e no mundo. [ www.bgp.com.cn ].| Por: PR Newswire

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira