Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

28/10/2009 - 10:23

TOPMIND indica como o coaching pode auxiliar o desenvolvimento dos recursos humanos das empresas

Os programas de coaching buscam orientar e incentivar o desenvolvimento de habilidades e competências, que proporcionam segurança para o profissional direcionar sua carreira e, ao mesmo tempo, para as empresas melhor gerenciarem o desenvolvimento das carreiras de seus colaboradores. A TOPMIND, consultoria que atua com TI, Telecom, head hunting e programas de desenvolvimento profissional, aponta cinco dicas essenciais para as organizações que pretendem investir neste programa de aperfeiçoamento profissional de seus funcionários.

Hoje, a necessidade de contínuo desenvolvimento dos profissionais, reforçada pela constante transformação do ambiente e do clima organizacional, é uma das principais preocupações das empresas.

Em resumo, os programas de coaching auxiliam as companhias na preparação de líderes para torná-los capazes de assumir, no futuro, posições de decisão nas empresas. Além disso, trabalham a questão do relacionamento interpessoal e enfatizam as melhores práticas para se trabalhar sob pressão.

Por outro lado, para o profissional, o coaching é um excelente aprendizado. Por exemplo, um colaborador está prestes a ser indicado para uma promoção, mas ainda precisa se preparar melhor para a nova função. “O papel do coach é essencialmente ajudá-lo a se preparar para a nova empreitada”, diz Sandra. O programa traz benefícios tanto para profissionais já em atividade, quanto àqueles que ainda estão em início da carreira.

A seguir, os cinco aspectos que as organizações precisam saber antes de implantarem um programa de coaching: 1 - Experiência do coach – Antes de buscar um programa de coaching é importante verificar qual é a experiência do profissional que desenvolveu e que aplicará o coaching. Deve-se pesquisar se ele vivenciou alguma situação semelhante à vivida atualmente pela pessoa que fará o programa (coachee) e também se o coach apresenta as características de um líder. Além disso, a TOPMIND aconselha que a empresa busque o máximo de informação sobre a consultoria que está por trás deste coach. Referências de pessoas e/ou empresas que fizeram o mesmo programa também é essencial.

2 - Afinidade entre o coach e o coachee - É extremamente importante que haja empatia entre as duas partes a fim de criar uma aliança baseada na confiança. Antes de iniciar o programa, conheça o seu coach (faça uma pré-entrevista com ele). Se não houver empatia é melhor procurar outra alternativa, que pode ser a solicitação de outro coach para a empresa que oferece o serviço.

3 - Prazo e metodologia - Procure se informar sobre qual a metodologia utilizada pelo coach durante o programa, já que alguns deles tendem a adaptar seus métodos de acordo com a empresa em que atuam. Pergunte ainda qual o prazo do programa, porque eles variam de coach para coach.

4 - Mensuração do resultado - Outro ponto importante é que o coach deve ser capaz de mensurar os resultados obtidos e demonstrar às pessoas que participaram do programa a evolução conquistada ao longo do programa.

5 –Transperência - O coach precisa ser claro com o coachee. Caso a pessoa que esteja sendo treinada queira desenvolver alguma competência que o programa ou coach não possa ajudar, ele precisa ser franco e auxiliar este pessoa a encontrar o profissional mais adequado para sua necessidade. Isso acontece muito quando a pessoa confunde o coaching com terapia.[ Site www.topmind.com.br].

Perfil: A TOPMIND é uma empresa brasileira focada em serviços de consultoria e integração de soluções de TI líderes de mercado. A companhia possui quatro áreas estratégicas: TI, que atua com projetos de outsourcing, Service Desk, Governança de TI, segurança da informação e implementações SAP; Telecomunicações, com ofertas de soluções para gestão de custos de telefonia e dados; Outsourcing, responável por programas de headhunting e terceirização de recrutamento e seleção de mão-de-obra especializada; e, por último, a divisão TOP Institute, voltada para programas de desenvolvimento profissional. Com uma equipe composta por mais de 300 profissionais capacitados, a TOPMIND atende a clientes como Fleury, Gemalto, IBM, Klabin, Nestlé, Nívea, Novartis, Petrosul e Vallorec & Mannesmann.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira