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28/10/2009 - 11:14

Comitê de Túneis e Instituto de Engenharia promovem o mais qualificado debate público sobre o TAV

O Comitê Brasileiro de Túneis (CBT), que integra a Associação Brasileira de Mecânica dos Solos (ABMS), promove, nesta quarta-feira, em parceria com o Instituto de Engenharia, um debate sobre o trem-bala brasileiro. Será a primeira vez que os principais atores envolvidos na iniciativa do Trem de Alta Velocidade brasileiro vão apresentar e discutir suas visões sobre o projeto. Diferentes aspectos do trem-bala serão abordados no evento idealizado pelo CBT, entidade engajada na discussão e no aprimoramento da iniciativa brasileira. O projeto em si será apresentado por Hélio França, superintendente da ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres), entidade responsável pelo planejamento da obra brasileira. Detalhes da proposta, como características do percurso do trem-bala, também entrarão na cena do debate. O especialista em obras de túneis André Assis, que participou dos estudos geológicos e geotécnicos do projeto, falará sobre o traçado do trem-bala e possíveis riscos. Assis é membro do Comitê Brasileiro de Túneis, e presidente do Comitê de Treinamento e Educação do ITA, entidade que reúne a comunidade tuneleira internacional.

. [O debate acontece no dia 28 de outubro (quarta-feira), das 15h30 às 19h30, na sede do Instituto de Engenharia, (Av. Dr. Dante Pazzanese, 120 - Vila Mariana, São Paulo, capital)].

O debate, que tem como tema “A Engenharia Nacional e o TAV”, traça um cenário do papel da engenharia brasileira em um dos maiores empreendimentos do transporte nacional. A visão dos consultores e projetistas estará no palco de discussões através da palestra de João Del Nero, do SINAENCO (Sindicato da Arquitetura e da Engenharia).

Tarcísio Celestino, presidente do Comitê Brasileiro de Túneis, chamará a atenção dos participantes para a contribuição da engenharia nacional ao projeto do TAV. O Comitê de Túneis, órgão filiado à ABMS (Associação Brasileira de Mecânica dos Solos e Engenharia Geotécnica), se propôs a participar do projeto em âmbitos que vão além dos 100 km de túneis previstos no atual percurso do trem-bala.

O Comitê divulgou, no início do mês, uma nota oficial na qual sugere melhorias para pontos específicos do projeto. A escolha do local para a estação paulistana do TAV é um dos pontos tocados pelo Comitê. O CBT defende a instalação da estação integrada ao metrô da cidade e indica como solução a estação Barra Funda e não a região do Aeroporto Campo de Marte, apontada pelo projeto original.

A implantação do TAV na cidade de São Paulo também terá destaque no evento. A Secretaria de Infraestrutura Urbana do município participará do encontro expondo os ajustes previstos para compatibilizar o empreendimento aos planos da administração. Quem fala é Sérgio Salvadori, assessor da Secretaria.

O evento, que acontece na próxima quarta-feira, 28/10, às 15h30 no Instituto da Engenharia, representa um pronunciamento oficial da engenharia nacional sobre o projeto do trem-bala. Edemar Amorim, do Instituto de Engenharia, apresentará em detalhes o posicionamento dos engenheiros brasileiros acerca da implantação do TAV - Brasil.

Além de reunir agência responsável, projetistas e engenharia nacional, o encontro do dia 28 se propõe a discutir um dos mais importantes assuntos que permeiam o trem-bala brasileiro – a transferência de tecnologia. Antônio Moreira, da FINEP (Financiadora de Estudos e Projetos) falará sobre a importância de utilizar a construção do TAV brasileiro para concentrar dados, informações e conhecimento. A experiência advinda deste empreendimento poderá ser repassada e utilizada em iniciativas similares no futuro.

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