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28/10/2009 - 11:36

Empresas do Movelaria Paulista aperfeiçoam metodologia para formação de preços

Como determinar qual o preço ideal de venda para os móveis produzidos e, ao mesmo tempo, manter a competitividade? As 57 empresas do APL Movelaria Paulista vão avaliar seu sistema de formação de preços através da consultoria técnica do Grupo Segeti.

Esta ação faz parte do Convênio 2008/2010 firmado entre o Sebrae-SP, o Sindicato da Indústria do Mobiliário de São Paulo (Sindimov-SP) e o Sindicato da Indústria de Móveis de São Bernardo do Campo e Região (SimABC) para o projeto APL Movelaria Paulista. Todas as empresas já tiveram acesso à consultoria de marketing e agora vão contar com a assessoria na definição da melhor estratégia para a formação de preços dos produtos.

Como se trata de um grupo heterogêneo, onde as empresas moveleiras atuam em segmentos diferentes e com produtos para públicos diversos, cada uma poderá optar pela melhor sistemática de trabalho: individual ou em grupos que tenham sinergia de processos produtivos e sistemas de custeio. Independente do modelo escolhido será realizado um diagnóstico e a implantação de ferramentas para orçamentos, planilhas de apontamentos, indicadores, alocação de custos etc.

Definir o preço certo para produtos e serviços não é uma tarefa simples. Há diversos estudos sobre este tema nas áreas de administração e marketing, já que faz parte do composto de marketing (os quatro Ps: preço, produto, ponto-de-venda e promoção). Entretanto, não há uma fórmula pronta, sendo necessário considerar variáveis como a demanda (quantidade de pessoas que querem comprar o produto/serviço), o ciclo de vida (se o produto/serviço é novo, está em crescimento, etc.), os fatores demográficos e os psicológicos, e a elasticidade do preço (quão sensível ao preço é a demanda).

Cada uma dessas variáveis deve ser analisada com muito cuidado, já que o preço correto dos produtos e serviços é fundamental para a lucratividade da empresa e sua continuidade no mercado. Além disso, em um mercado competitivo, a lei da oferta e procura também deve ser observada. Como muitas empresas produzem móveis sob encomenda e não possuem uma loja, esta consultoria de formação de preços será fundamental para seu sucesso.

O APL Movelaria Paulista conta, atualmente, com 57 empresas e sua estrutura é formada por um grupo gestor, que é o órgão de governança do projeto, e por seis eixos de trabalhos - responsáveis pelo desenvolvimento e execução dos planos de ações. Em cada eixo há um coordenador e um subcoordenador, que fazem parte do grupo gestor. O APL Movelaria Paulista é um colegiado formado por empresários, gerido pelo SEBRAE - SP, Sindimov - SP e SIM ABC (Sindicato da Indústria de Móveis do ABC) e conta com o patrocínio da Alpex Alumínio, Montana Química e Tecmatic.

Empresas participantes: AG Movelaria, Almudena, Art Design, Artigiano, Benestare, Brisaltec, Bristol Móveis, Cavaleiro, Combinatto, Cozinart, Daff, Dagosto Móveis, Danivam, Decormant, Delta Móveis, Drumello, Exímio Móveis, Felita, Gabbinetto, Girona Design, Guaicurus Home, Hi-Spada, Hospitalar, Idelar, Interact, Kanan, KW Móveis, Lart Móveis, Laurel, LBR Mobiliários, Legno, Luc Art, Madotti, MAJ Moreno, MG Marcenaria, MGA Moveleira, Marcenaria Nossa Senhora da Paz, MK Marcenaria, Matic, Mocap, Mont Fácil, Móveis Sanchez, Móveis Zechetti, Net Marcenaria, Porto Madeira, Primolar, Príncipe Marcenaria, Prospectus Móveis, Quarta Divisão, Quatro Fratelli, R & C Móveis. Rolim Design, Segatto, Tirmis, Tre Uni, Versatile, Vila Rica.

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