Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

28/10/2009 - 11:52

Horizontina sediará a Competição Baja SAE BRASIL–Etapa Sul

Competição realizada pela Seção Porto Alegre da SAE BRASIL reunirá 14 carros off road, construídos por estudantes, dias 7 e 8 de novembro.

São Paulo– Horizontina, cidade do noroeste do Rio Grande do Sul, a 500 km de Porto Alegre, sediará, pela primeira vez, a Competição Baja SAE BRASIL–Etapa Sul. Na sétima edição, a competição de engenharia será realizada dias 7 e 8 de novembro. No evento, 14 carros ‘off road’, projetados e construídos por estudantes de engenharia do Sul do País, serão submetidos a avaliações em provas estáticas e dinâmicas, por especialistas das principais indústrias da mobilidade do País.

A competição, realizada no Parque Municipal de Eventos de Horizontina, constitui etapa preparatória para a tradicional Competição Baja SAE BRASIL-PETROBRAS, realizada anualmente em São Paulo com estudantes de quase todo o País. O Brasil é pentacampeão na modalidade nos Estados Unidos.

A Baja SAE BRASIL–Etapa Sul será realizada em conjunto com a 3ª Feintech (Feira Internacional de Tecnologia de Horizontina). Irineu Colato, prefeito do município, afirma que competição tem tudo a ver com a feira de tecnologia, já que ambas têm o foco na tecnologia, inovação e empreendedorismo. “O fato de esta competição trazer novos talentos faz com que os estudantes possam conhecer o potencial de nosso município e serem até mesmo contratados por empresas locais”, afirma Colato.

“Os estudantes envolvidos neste projeto têm a visão do futuro. A evolução da engenharia automotiva brasileira passa necessariamente por tudo isto. Na medida em que eles despertam interesse para a necessidade de novas fontes de energia, por exemplo, têm como contribuir desde cedo para a busca de alternativas e soluções para que, no futuro, consigam desenvolver questões importantes para a mobilidade”, diz o prefeito de Horizontina.

Três estados - Estão inscritas na Baja SAE BRASIL–Etapa Sul oito equipes do Rio Grande do Sul, três de Santa Catarina e duas do Paraná. As 14 equipes representam 11 instituições de ensino superior dos três Estados (ver lista).

Para participar da competição, os cerca de 200 estudantes, de várias modalidades de engenharia, projetaram e construíram os Baja SAE, que devem ser capazes de atravessar terrenos acidentados e estarem de acordo com o regulamento da competição, disponível no site da SAE BRASIL – www.saebrasil.org.br -, responsável pelo evento. Uma pista da categoria Jeep-Cross está sendo totalmente customizada para as provas, com extensão de 800m e largura de 4m a 8m.

As avaliações começam às 9h, com apresentações orais das equipes e provas de segurança, motor, subida de rampa e dirigibilidade. No domingo, os Baja SAE realizam prova de resistência, um enduro com duas horas de duração que termina às 14h. A cerimônia de encerramento e a premiação acontecerão às 15h30.

Em 2008, a equipe Bombaja A, da Universidade Federal de Santa Maria, sagrou-se campeã da VI Competição Baja BRASIL DANA-Etapa Sul. A segunda colocada foi a equipe Sinuelo-Fahor, da Faculdade Horizontina, do Rio Grande do Sul, a anfitriã da competição, organizada pela Seção Porto Alegre da SAE BRASIL e que no ano passado foi realizada em Gravataí (RS).

Especificações - Os veículos Baja SAE são protótipos de estrutura tubular em aço, monopostos, para uso fora-de-estrada, que devem ter quatro ou mais rodas e serem capazes de transportar pessoas com até 1,90m de altura, pesando até 113,4 kg, além de motor padrão de 10 HP. Sistemas de suspensão, transmissão, freios e o próprio chassi são desenvolvidos pelas equipes, que também têm a tarefa de buscar patrocínio para viabilizar o projeto.

Besaliel Botelho, presidente da SAE BRASIL, afirma que o Projeto Baja SAE é um dos programas de maior sucesso organizados pela associação na capacitação dos futuros engenheiros, no qual estudantes são envolvidos em caso real de desenvolvimento de um veículo em todas as ações correlatas. "Além de praticarem os conceitos teóricos adquiridos em sala de aula, eles são submetidos às experiências da vida real, como trabalho em equipe, atendimento de prazos, busca de suporte financeiro para o projeto e atividades diversas, muitas delas em áreas não exploradas nos cursos regulares, mas que incentivam a criatividade e o surgimento de lideranças", diz. Segundo Botelho, muitas empresas têm priorizado a contratação de ex-participantes do Projeto por terem a certeza de que eles estão bem preparados. "Isso comprova a importância da competição, um dos orgulhos da SAE BRASIL", completa.

VII Competição Baja SAE BRASIL–Etapa Sul. | Dia 7 / sábado – apresentações orais das equipes e provas de segurança, motor, subida de rampa e dirigibilidade, das 9h às 19h. | Dia 8 / domingo – treino classificatório para o grid de largada, das 10h às 11h; e enduro de resistência das 12h às 14h. Premiação às 15h30, no Parque Municipal de Eventos de Horizontina – acesso pela estrada Três de Maio – Horizontina (RS).

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira