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05/05/2007 - 06:31

Baixa do dólar e aumento do mercado de PCs contribuem para redução dos preços dos cartuchos no Brasil

Epson, por exemplo, que já contava com os cartuchos mais econômicos do mercado, reduziu seus preços em mais de 13%.

O preço e o respectivo rendimento dos cartuchos de tinta são cada vez mais decisivos na compra de uma impressora. A economia proporcionada pela compra de um equipamento com preço inferior rapidamente pode ser perdida já na primeira troca dos cartuchos.

Reconhecida como a empresa com cartuchos mais econômicos do mercado, a Epson do Brasil anuncia uma redução superior a 13% em sua tabela. De acordo com Gustavo Assunção, gerente de desenvolvimento de mercado da multinacional japonesa, a medida deve-se a praticamente dois fatores: queda do dólar e crescimento do mercado de PCs. “É evidente que a nossa tecnologia evolui a cada dia e permite maior eficiência nos custos. Mas o câmbio sempre foi um grande influenciador do mercado brasileiro e estamos repassando esta economia aos consumidores, pois temos um compromisso de oferecer tinta a um preço justo àqueles que prestigiaram a marca Epson. Outro fato marcante foi o alto crescimento da mercado de computadores pessoais em 2006, que atingiu 8 milhões de unidades. Cerca de metade dessas máquinas foram adquiridas por pessoas que não tinham um PC em casa. “É o chamado primeiro usuário que, obviamente, terá também que adquirir um impressora com o tempo”, explica.

Tão importante quanto o custo – no caso da Epson o preço do cartucho passa de R$ 29,90 para R$ 25,90 – outra questão importante diz respeito ao rendimento do cartucho.

Além de menor custo e maior rendimento, o fabricante japonês conta com uma exclusiva tecnologia de cartuchos independentes. Quando acaba uma cor, o usuário pode trocar somente o respectivo cartucho, reduzindo custos com impressão e evitando o desperdício de tintas menos utilizadas no dia-a-dia. “A economia dos nossos cartuchos não está apenas no preço, mas na otimização da sua utilização e no maior rendimento. O consumidor que adquirir um equipamento Epson economizará na tinta, pois nossos cartuchos custam menos e imprimem mais”, ressalta Gustavo.

ISO: Os testes de rendimento - Há alguns anos, os fabricantes publicavam rendimentos com base em diferentes provas de medição tornando impossível comparar o rendimento de um fabricante com outro.

Visando facilitar a comparação de rendimentos entre os fabricantes, a Epson e outras marcas líderes da industria começaram a trabalhar com a Organização Internacional de Padronização (International Organization for Standardization - ISO). Com isso, criou-se um teste padrão para a indústria que permite medir o rendimento dos cartuchos a partir de um padrão único: ISO/IEC FCD 24711 y 24712

O teste consiste em imprimir um conjunto padronizado de 5 páginas (mostrado abaixo) de forma continua até que a tinta do cartucho se acabe. Este mesmo teste poderia ser realizado pelos principais fabricantes para determinar o rendimento dos seus cartuchos, então os usuários poderão comparar facilmente. “Este teste posicionou nossos cartuchos como os de melhor rendimento no mercado”, afirma Gustavo.

Menor preço com melhor rendimento e alta tecnologia - De nada adiantaria benefícios de preço e rendimento sem que o resultado final fosse satisfatório. Os cartuchos Epson contam com alguns diferenciais tecnológicos que permitem a impressões de alta qualidade.

Uma delas é a tecnologia Micro Piezo de impressão, que produz gotículas esféricas de tamanho variável que permitem impressão precisa, durabilidade e impermeabilidade.

As exclusivas tintas DuraBrite Ultra garantem, além da resistência à água e luz, a impressão de fotos mais brilhantes e com maior riqueza de detalhes.

Líder mundial em imagem - A Epson do Brasil é subsidiária do Grupo Japonês Seiko-Epson Corporation, líder mundial em produtos de imagem, incluindo impressoras, projetores, tecnologia digital de impressão, mini impressoras, tecnologia de cristais líquidos para projetores e módulos LCD para PDAs e telefonia celular.

Formado por uma rede de 90.701 empregados em 120 empresas localizadas em todo o mundo, teve vendas consolidadas de 1.549,5 bilhões de yenes no ano fiscal de 2005.

No Brasil iniciou suas operações em 1984 e é a pioneira na produção de impressoras com tecnologia jato de tinta no País. Em 1997, a empresa inaugurou sua fábrica em Barueri (Grande São Paulo), que ocupa uma área de 19 mil m2. Hoje, a fábrica produz vários modelos das impressoras jato de tinta e matriciais e mini-impressoras, ultrapassando a casa de meio milhão de unidades produzidas anualmente.

Nome foi inspirado em solução para os Jogos Olímpicos - Em 1964, o Grupo SEIKO foi escolhido para produzir o cronômetro oficial dos Jogos Olímpicos de Tóquio. O relógio a quartzo compacto cumpria com sua missão de maneira bastante eficiente. Mas como registrar os dados coletados?

Nascia a impressora elétrica EP-101. Criada com tecnologias inovadoras para época, a impressora revolucionou o mercado e tornou-se amplamente reconhecida. As iniciais da impressora - "EP" - agregadas à palavra "son" (filho), na expectativa de que muitos produtos seriam criados dali em diante, formaram a base do nome da organização. * Assim, nasceu, em 1975, a marca Epson: Pulo para o Futuro.

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