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29/10/2009 - 10:08

MAPFRE Capitalização é a nova integrante da FenaCap

O sétimo maior grupo segurador do país ingressa no segmento de títulos de capitalização com a proposta de atuar em todas as modalidades do setor.

O mercado de capitalização vivencia um momento positivo na economia brasileira. Somente nos oito primeiros meses de 2009, o setor soma R$ 6,4 bilhões em faturamento, cifra 12% superior em relação ao mesmo período do ano passado. Como reflexo desse desempenho e solidez, o Grupo MAPFRE, presente em 45 países e o sétimo maior grupo segurador do Brasil, ingressa no segmento de capitalização e passa a integrar a FenaCap (Federação Nacional de Capitalização).

Para Hélio Portocarrero, diretor-executivo da Federação, a criação oficial da MAPFRE Capitalização irá beneficiar ainda mais o crescimento do setor. “O mercado de capitalização não foi afetado pela crise financeira mundial e, somado a isso, a queda da taxa básica de juros tornou os títulos produtos financeiros ainda mais atraentes para as pessoas interessadas em guardar dinheiro de uma maneira segura e programada. Dessa forma, a chegada da MAPFRE irá potencializar essa expansão, já que o segmento tem espaço para receber outras companhias que queiram atuar na área”, comenta.

Segundo Marcos Eduardo Ferreira, vice-presidente da MAPFRE Seguros, o interesse da empresa no mercado de capitalização está alinhado à estratégia do grupo em manter um amplo portfólio de produtos e serviços. “A MAPFRE Capitalização pretende atuar em todas as modalidades do setor, iniciando as operações com títulos de incentivo”, destaca o executivo.

FenaCap: Impulsionada pelo crescimento do setor, a FenaCap (Federação Nacional de Capitalização) foi criada em 2007 para consolidar o papel da capitalização tanto para o segmento financeiro quanto para os brasileiros como alternativas de poupar dinheiro. A entidade, composta por representantes das empresas do setor, chega para dar continuidade aos trabalhos desenvolvido da Comissão de Capitalização da Fenaseg (Federação Nacional das Empresas de Seguros Privados e Capitalização), cujo papel era organizar iniciativas e realizar ações que tornassem a sistemática do produto de fácil compreensão e com a máxima transparência para o consumidor.

Como resultado de anos de dedicação e trabalho, em maio de 2008, a Susep (Superintendência de Seguros Privados) - órgão responsável pela regulamentação e fiscalização do mercado – aprovou a segmentação dos títulos de capitalização que passam a ser divididos nas seguintes modalidades: Tradicional: com retorno do valor pago ao final de um período, corrigido monetariamente; Compra Programada: voltado para a aquisição de bens; Popular: produto com foco no aspecto lúdico dos sorteios; e Incentivo: usado como incentivo à comercialização de bens e serviços.

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