Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

29/10/2009 - 10:16

IBGC anuncia ganhadores do 5° Prêmio de Governança Corporativa

Lojas Renner e Algar foram algumas das empresas vencedoras.

O Instituto Brasileiro de Governança Corporativa - IBGC, pioneiro no desenvolvimento das melhores práticas em Governança Corporativa, premiou organizações comprometidas com os princípios de transparência, equidade, prestação de contas (accountability) e responsabilidade.

Foram analisados dados públicos de 387 companhias listadas em Bolsa pelo Comitê Gestor do Prêmio de Governança, que também analisou as informações enviadas pelas empresas não-listadas.

Durante a cerimônia de premiação, o presidente do Conselho de Administração do IBGC, Mauro Cunha, ressaltou a importância do Prêmio no incentivo às boas práticas de Governança Corporativa e a busca constante por uma relação de mão-dupla com as empresas.

Nesta quinta edição do Prêmio de Governança Corporativa, a Lojas Renner venceu na categoria Empresa Listada. Entre as razões que levaram a companhia a alcançar o primeiro lugar, destacam-se o manual de assembleias, o portal de Governança para o conselho de administração, a estrutura e o funcionamento de seu conselho, além de um sistema de remuneração de executivos alinhado à criação de valor no longo prazo.

Entre as não-listadas, o prêmio foi para a Algar, que se destacou pela estrutura e pelo funcionamento do conselho de administração, além da adoção de um portal de Governança, do planejamento sucessório bem-definido e de regras claras para conflitos de interesse e transação com partes relacionadas.

Na categoria Evolução, as ganhadoras foram Natura e Odontoprev, empresas estas que aperfeiçoaram suas práticas de Governança Corporativa em comparação aos anos anteriores. A Natura destacou-se pela flexibilização da cláusula de poison pill, e a Odontoprev, pelo aperfeiçoamento do sistema de Governança Corporativa com o aumento da participação de acionistas na assembleia e independência do conselho.

Na categoria inovação, o prêmio também foi dividido entre duas companhias: Ultrapar e Usiminas. A primeira trouxe como novidade o desenvolvimento de um sistema integrado de controles internos. Já a Usiminas inovou em divulgar de forma individualizada a remuneração dos administradores.

A cerimônia de entrega do 5° Prêmio IBGC de Governança Corporativa foi realizada no dia 22 de outubro, no Hotel Grand Hyatt, em São Paulo. Além do presidente do IBGC, também participaram da entrega o coordenador do Comitê Gestor do Prêmio, Didier Klotz, a diretora de Relações com Empresas da BM&FBovespa, Cristiana Pereira, e a sócia do Bocater, Camargo, Costa e Silva Advogados, Maria Isabel Bocater.

IBGC - Instituto Brasileiro de Governança Corporativa - Fundado em 27 de novembro de 1995, o IBGC - Instituto Brasileiro de Governança Corporativa é a principal referência do Brasil para o desenvolvimento das melhores práticas em Governança Corporativa.

Com mais de 1.300 associados, o IBGC é uma entidade sem fins lucrativos de atuação nacional. Promove palestras, fórum de debates, conferências, treinamentos e networking entre profissionais, além de produzir publicações e materiais. As atividades têm por objetivo disseminar o conceito de Governança e incentivar o melhor desempenho das organizações.

O IBGC contribui assim para o desempenho sustentável das organizações e influencia os agentes da sociedade no sentido de mais transparência, justiça e responsabilidade. [Site www.ibgc.org.br]

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira