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29/10/2009 - 11:16

Nestlé lança edição histórica de latas de leite moça

Empresa reedita em sua lata atual cinco rótulos mais marcantes do leite condensado mais vendido do Brasil.

São Paulo – A Nestlé apresenta uma Edição Histórica do primeiro produto a ser fabricado pela empresa no Brasil, o leite condensado que mais tarde ficaria conhecido como Leite Moça. A cada segundo são comercializadas sete latas do leite condensado da Nestlé. Presente no mercado brasileiro desde 1890, quando começou a ser importado, a empresa resgata cinco embalagens históricas – 1937, 1946, 1957, 1970 e 1983 – que serão comercializadas até o final do ano.

As cinco embalagens da Edição Histórica chegam com a mesma medida da lata tradicional, 395 gramas, mesmo preço e podem ser adquiridas nos pontos-de-venda de todo o país a partir deste mês.

E para divulgar a linha Leite Moça – marca referência da categoria e líder no segmento de condensados, de acordo com dados da Nielsen – a Nestlé reforça a campanha “Escolha Ser Feliz de Verdade”, desenvolvida pela agência McCann e que contempla materiais de divulgação para os pontos-de-venda de todo o país.

A História do Leite Condensado no Brasil - Os primeiros carregamentos de leite condensado chegaram ao Brasil no final do século XIX. Inicialmente usado apenas como bebida (reconstituído com água), o leite condensado podia ser armazenado por um longo tempo – característica fundamental em períodos de escassez de leite.

Tempos depois, após campanhas de reposicionamento do produto, o leite condensado chegou à cozinha como ingrediente para o preparo de doces. O alimento ganhou então uma força extraordinária entre as donas de casa e se transformou em presença indispensável nos lares brasileiros. Em 1921, com a construção de sua primeira unidade industrial em Araras, no interior paulista, a Nestlé parou de importar e começou a fabricar no Brasil o leite condensado, mais tarde conhecido como Leite Moça.

A qualidade e a versatilidade do produto geraram desde seu lançamento uma forte relação de fidelidade entre a Nestlé e a dona de casa. Por isso em pouco tempo o Brasil se converteu no maior mercado mundial de leite condensado açucarado, posição que mantém até hoje.

A História da Marca - A jovem de trajes típicos que aparece no rótulo da embalagem é uma camponesa do século XIX. Naquela época, o leite condensado mais popular da Suíça tinha a marca La Laitière, que significa ‘vendedora de leite’. Quando esse leite foi exportado para outros países procurou-se um nome equivalente na língua de cada região, sempre associado à figura da camponesa típica, com seus baldes de leite. Em espanhol, por exemplo, foi adotada a marca La Lechera.

No Brasil, quando o produto começou a ser importado (1890), adotou-se inicialmente – por falta de um equivalente adequado em português – o nome inglês Milkmaid, adaptação de La Laitière. Mas as pessoas tinham dificuldade para pronunciar esse nome e passaram a chamar o produto de ‘esse leite da moça’, referindo-se à ilustração da camponesa. A tradicional marca Leite Moça surgiu na década de 30, alguns anos depois do início da produção de leite condensado no País, que data de 1921. A empresa optou pela solução lógica de utilizar uma designação criada espontaneamente pelos consumidores e, desde então, o nome oficial do produto no Brasil seria Leite Moça.

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