Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

29/10/2009 - 11:33

Compra do governo brasileiro de livros didáticos tem projeção de crescimento de 70% para 2010

Participação de obras para o aprendizado de inglês se destaca no segmento editorial e aquece setor com anúncio de eventos como Copa do Mundo e Olimpíadas. Cambridge University Press define expansão de 12% em seus negócios no próximo ano

O mercado de livros didáticos no Brasil está em crescimento. Para 2010, a estimativa de expansão das compras pelo governo federal é de 70%, em relação a este ano, com 103 milhões de obras a serem distribuídas, de acordo com o Programa Nacional de Livros Didáticos (PNLD). Uma das disciplinas que ganham destaque nesse cenário é o ensino do idioma inglês. “Em 2009, dos 60 milhões de livros distribuídos em todo o país, não haviam livros destinados à matéria de língua inglesa. Para o próximo ano, estimamos que esse índice seja de aproximadamente 7%”, avalia João Madureira, diretor geral da editora Cambridge University Press.

Megaeventos programados para o Brasil como a Copa do Mundo de 2014 e as Olimpíadas de 2016, associados à busca constante pelas iniciativas pública e privada para o fortalecimento do ensino e capacitação profissional, conferem base para a ampliação do aprendizado de inglês. “Esse fato ocorre porque é preciso reforçar o mais breve possível a qualificação de profissionais com conhecimento deste idioma, considerado universal”, declara Madureira.

Presente no país há 20 anos, a Cambridge University Press, braço editorial da Universidade de Cambridge (Inglaterra), com 425 anos de atuação global, teve sua participação no mercado editorial brasileiro triplicado nos últimos cinco anos quando deixou de ser apenas uma representação e ganhou status de filial. “O potencial do segmento de livros didáticos no Brasil é atrativo. Com novas estratégicas comerciais, de marketing e logística impulsionamos nosso faturamento de R$ 6 milhões, em 2003, para atuais R$ 22 milhões, o que permitiu a consolidação de um crescimento autossustentável. A meta é ampliar essa cifra em 12% para 2010”, diz o executivo.

Nessas duas décadas, a filial brasileira, sediada em São Paulo e que conta com nove representações pelo país, conquistou uma fatia relevante do segmento de publicações educacionais e distribuiu 653 mil livros. Dessa forma, suas operações representam 8% da movimentação dos negócios da matriz britânica, que fatura 200 milhões de libras, e 55% na América Latina. Presente em mais de 50 países e posicionada globalmente entre as cinco editoras mais representativas, a companhia avança no mercado nacional e foca as regiões Norte e Nordeste como alvo para sua expansão.

Para comemorar seus 20 anos no Brasil, a Cambridge University Press promove o 1º Fórum de Ideias [www.cambridge.org.br/forumdeideias], ação comprometida com o engrandecimento educacional do país. Com o tema educação e cidadania, o encontro contará com palestras de importantes nomes como Moacir Gadotti, diretor do Instituto Paulo Freire, Mozart Neves Ramos, presidente-executivo da Fundação Todos pela Educação, e Philippe Perrenoud, autor de inúmeros livros sobre educação. O evento será realizado no dia 13 de novembro, no Hotel Renaissance, em São Paulo.

Perfil da Cambridge University Press:A Cambridge University Press é uma organização sem fins lucrativos comprometida com a aquisição, aprimoramento, manutenção e disseminação do conhecimento. É a editora mais antiga do mundo, fundada em 1534 e parte integrante da Universidade de Cambridge (Inglaterra), instituição de ensino que, em 2009, completa 800 anos. A editora possui uma lista com mais de 20 mil títulos publicados e uma média de 1,6 mil novos títulos por ano. A Cambridge University Press comemora 425 anos ininterruptos de publicações no mundo e 20 anos de atividade no Brasil.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira