Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

05/05/2007 - 06:52

Governo quer evitar sobrevalorização do real, diz Mantega


São Paulo - O ministro da Fazenda, Guido Mantega, afirmou no dia 4 de maio, que a alta do real é inevitável, mas o Banco Central continuará agindo para evitar a sobrevalorização da moeda brasileira.

"O BC vai continuar fazendo a política que achar mais adequada para conter especulações e continuar fazendo reservas", disse o ministro a jornalistas após um almoço em São Paulo. "O câmbio traz algumas preocupações, mas uma determinada valorização é inevitável. Temos que evitar uma sobrevalorização."

O ministro preferiu, no entanto, não comentar um patamar ideal para o câmbio.

Ele disse ainda que dentro de 20 dias o governo irá anunciar um pacote de desoneração da folha de pagamento de empresas intensivas em mão-de-obra. O governo já havia indicado essa possibilidade como uma maneira de aliviar os efeitos do câmbio valorizado.

"Vamos reduzir o custo da mão-de-obra por meio de uma medida que ainda não posso anunciar, mas que sairá nos próximos 20 dias", disse ele, citando as indústrias têxtil e de construção civil como setores que podem se beneficiar das medidas.

Mantega disse ainda que o governo irá se reunir na semana que vem com a Federação Brasileira dos Bancos (Febraban) para debater medidas para a redução do spread bancário.

O ministro havia anunciado na semana passada que a Fazenda e o Banco Central estavam desenvolvendo uma agenda para atacar o spread, mas que ela ainda não foi colocada em prática devido a viagens ao exterior do presidente do BC, Henrique Meirelles.

"A idéia é trabalhar junto com a Febraban porque cada um tem que fazer uma parte para esta redução do spread".| Por Vanessa Stelzer/Reuters.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira