Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

30/10/2009 - 09:30

Rio de Janeiro é campeão brasileiro em excesso de peso

Via Verde Produtos Naturais realiza ações de saúde no Largo do Machado, Rio de Janeiro.

Aumentou o número de obesos no Brasil. Pesquisa divulgada pelo Ministério da Saúde no início deste ano constatou que a parcela avançou de 11,4% para 13%. O levantamento foi feito por telefone, em 27 capitais brasileiras, ouviu 54 mil pessoas e se deu com base no cálculo do IMC (Índice de Massa Corporal). O Rio de Janeiro como o campeão do excesso de peso, com (48%), em segundo lugar Porto Alegre com (45,1%), seguida de Curitiba (43%) e São Paulo (42,8%).

A obesidade mórbida ocorre quando o Índice de Massa Corporal (IMC), que é o peso do indivíduo dividido pela sua altura ao quadrado, é igual ou maior a 40. O peso normal corresponde à faixa entre 20 e 25.

Para comemorar da data e estimular os cariocas a cuidarem da saúde no dia a dia a rede Via Verde Produtos Naturais, que fica no Largo do Machado, Zona Sul da cidade, realizará todas as terças-feiras, das 13h às 17h30, o projeto ‘Terça do Coração’, no qual uma técnica de enfermagem fica à disposição da população para aferir a pressão arterial gratuitamente loja.

Segundo o diretor da Via Verde, Paulo Roberto Sattler Júnior, iniciativas como estas são de grande importância, pois orientam e fazem com que as pessoas deem uma atenção especial à saúde e busquem meios de melhorar a qualidade de vida.

“As pessoas devem adquirir o hábito de cuidar da saúde diariamente. A prevenção é sempre o melhor remédio. Em breve, a ação segue para outras lojas da rede. Faremos um trabalho integrado para que os clientes de outras praças também aproveitem a iniciativa”, destaca Sattler.

A obesidade no Brasil: - 1,5 milhão é o número de obesos mórbidos no Brasil | - 20 mil cirurgias de redução de estômago foram realizadas em 2005, incluindo o sistema público e privado. Em 2003 o número foi de seis mil | - 2.276 pessoas foram operadas somente pelo SUS em 2005, segundo o Ministério da Saúde. Em 2003 o número foi de 1.778 | - 3 anos é o tempo mínimo de espera na fila de pacientes que aguardam cirurgia em hospitais públicos, por exemplo. Cerca de 500 pessoas aguardam nessa fila para realizar a operação | - A cada ano, eleva-se o número de obesos mórbidos, aqueles com 45 quilos ou mais acima do ideal.

No Brasil, constatou-se que a cirurgia da obesidade leva a uma redução de 10% a 50% do peso. *Fonte: Ministério da Saúde

Projeto Terças do coração, Via Verde Largo do Machado, Rua do Catete n° 311, loja 118 – Galeria São Luiz , Largo do Machado, Rio de Janeiro, telefone : (21) 3235-5504.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira