Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

30/10/2009 - 09:55

Fenatran 2009: Empresas expõem tecnologias de ponta para gestão de frota

São Paulo – O transporte de carga conta com soluções em gestão de frota, já disponíveis no mercado, para rodar com mais eficiência e resultados. Na enatran 2009 – 17º Salão Internacional de Transporte, que termina amanhã, sexta-feira (30/10), os expositores do segmento surpreendem o público com sistemas baseados em recursos da tecnologia da informação que, entre inúmeras tarefas, gerenciam frete, estabelecem ranking de preços e, principalmente, criam condições para o gerenciamento otimizado do frete.

No meio de todos os benefícios, os sistemas de gestão, por conseqüência, ainda emprestam novo status, em particular ao caminhoneiro autônomo. Dados da ANTT – Agência Nacional do Transporte Terrestre – dão conta de que esse universo é constituído de 1,2 milhão de profissionais (dos quais cerca de 60% se encontram em plena atividade no setor de transporte de carga) .

Depois de dois anos de desenvolvimento, a curitibana Gigafrete Transporte Intermodal, apresenta em primeira mão aos visitantes da enatran o sistema que tem um olhar voltado para o conjunto do frete, com particular atenção ao caminhoneiro independente e suas necessidades em relação ao gerenciamento da operação. Vera Lúcia Trotta Telles, sócia da empresa, explica que através de aparelho celular – um contrato de comodato foi selado com a operadora Vivo – ou de uma linha 0800, o profissional que conduz a carga tem resposta para três questões principais: frete mais rentável, frete de retorno e pode pesquisar possibilidades de percurso da carga.

Além de captar negócios, o usuário do sistema Gigafrete também tem assistência 24 horas, pessoal e patrimonial – “desde uma dor de dente até um acidente ou sinistro mais sério, tudo resolvido numa discagem do celular”, acrescenta a empresária. Para completar, um GPS controla à distância toda a movimentação do veículo e de carga e descarga. Outra vantagem de integrar a base da Gigafrete – hoje já com 6 mil caminhoneiros cadastrados - segundo Trotta Telles, é que o profissional, que fatura entre R$ 10 mil e R$ 15 mil por mês, até então no anonimato, conquista outro status, inclusive diante da instituição financeira, na hora de obter um empréstimo, por exemplo. “O Gigafrete é uma espécie de lastro natural”, garante ela, ao adiantar que um acordo foi firmado entre a empresa e a Caixa Econômica Federal (CEF) para atender esse público e apresentar à instituição financeira um cliente potencial.

Boa receptividade - Com 13 anos de tradição na Europa, a Wtransnet, desembarcou no Brasil, há um ano, justamente com foco na gestão da frota. Rui de Brito responsável pela área comercial internacional da empresa, atesta a boa receptividade do sistema que está sendo comercializado desde julho deste ano. “Com as dimensões territoriais do Brasil, a nossa missão com o Wtransnet foi criar uma bolsa de cargas e caminhões, outra bolsa de rotas fixas e a bolsa de armazenagemforma de rentabilizar as viagens”, explica. Em sua análise, o caminhoneiro vive confinado à cabine do veículo e não tem oportunidade de estabelecer uma network com o mercado. A proposta da novidade do produto que Brito apresenta na Fenatran visa pavimentar a estrada dos negócios, com uma plataforma de fretes e preços balizados para o profissional cadastrado no sistema. “Especialmente aqueles que têm boa performance no exercício da atividade e cuidam bem do patrimônio”, salienta.

A Visão Alternativa surgiu no mercado em 2007 e já conta com uma clientela de 9 mil transportadoras e tem como meta aliar a tecnologia da informação à logística do transporte. Luciano Lima explica que, em versão atualizada em exposição na FENATRAN, o sistema Visão Alternativa tem por finalidade fazer cotação de preços com toda a sua base para determinada operação de transporte de carga e gerar um ranking entre os fornecedores. Por outro lado, a transportadora descreve um perfil de carga desejada e o sistema localiza. “Nosso sistema disponibiliza o elenco de opções, mas o negócio é fechado entre as partes, fora do circuito do nosso sítio virtual”, ressalta Lima. Nesse tipo de concorrência pública, cada fornecedor tem acesso à sua posição no ranking final, individualizada, sem visualizar, porém, os nomes dos concorrentes e também o histórico da demanda registrada sobre o nome da sua empresa. O diretor da Visão Alternativa relacionar que para o cliente, o resultado é que ele participa sem custo de um sistema que faz a seleção natural da oferta, seja de cargas/retorno, carga/frete ou consolidação de carga. O transportador, por sua vez, segundo ele, ganha com informação privilegiada a respeito do movimento mercado.

Fenatran 2009 - (17º Salão Internacional do Transporte), até 30 de outubro de 2009, das 13h às 21h, no Pavilhão de Exposições do Anhembi - Av. Olavo Fontoura, 1.209 - São Paulo/SP

Reed Exhibitions Alcantara Machado - Criada em abril de 2007, a Reed Exhibitions Alcantara Machado é resultado da joint venture firmada entre a maior promotora de feiras do mundo – a Reed Exhibitions, presente no Brasil desde 1997 – e a maior da América Latina – a Alcantara Machado Feiras de Negócios, fundada em 1956 e que teve seus primeiros eventos, a Feira Internacional da MECÂNICA, em 1959, e o SALÃO DO AUTOMÓVEL, em 1960.

A parceria teve início em 2006, com a realização da FEICON BATIMAT (Feira Internacional da Indústria da Construção), seguida da ISC BRASIL (Feira de Segurança Eletrônica) e do SISP (Salão Imobiliário São Paulo). Com escritório na cidade de São Paulo, a Reed Exhibitions Alcantara Machado conta com a colaboração de 140 funcionários e realiza mais de 30 feiras de negócios no Brasil, dos mais diversos segmentos da indústria. Entre os objetivos da promotora estão propiciar aos expositores e seus clientes a oportunidade de incrementar negócios, trazer eventos internacionais para o Brasil, bem como realizar novas parcerias.

Perfil: A Reed Exhibitions é a principal organizadora de eventos do mundo. Em 2007, a Reed reuniu mais de 7 milhões de profissionais ao redor do mundo, gerando bilhões de dólares em negócios. Hoje, os eventos da Reed estão presentes em 37 países, distribuídos pelas Américas, Europa, Oriente Médio e Ásia e organizados por 38 escritórios próprios que empregam mais de 2.700 funcionários. A Reed Exhibitions organiza uma série de eventos, incluindo exposições, conferências, congressos e reuniões. O portfólio contém mais de 470 eventos que atendem 44 setores da indústria, abrangendo: aeroespacial e aviação, automotivo, construção, eletrônicos, energia, engenharia, entretenimento, meio ambiente, alimentação e hospitalidade, presentes, saúde, TI, jóias, ciências naturais e farmacêutica, propriedades/imóveis, manufatura, máquinas e equipamentos educação médica, embalagem e transformação, impressão e comunicação visual, segurança, esporte e lazer, turismo. O estreito relacionamento da Reed com profissionais, associações de classe e órgãos governamentais assegura que cada evento seja de interesse e relevância para os mercados atendidos. Como resultado, muitos eventos da Reed tornaram-se líderes em suas áreas. A Reed Exhibitions pertence à Reed Elsevier Group plc, uma companhia listada entre as 100 maiores da Bolsa de Valores de Londres e líder mundial na divulgação e geração de informações.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira