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30/10/2009 - 10:14

Paulistas são os que mais consomem panetone no país

Estudo da Nielsen mostra que o Estado de SP concentra quase 60% das vendas em volume de panetone. No País, 20% dos compradores são responsáveis por metade do volume vendido. Produto chegou a 17 milhões de domicílios brasileiros no ano passado, meio milhão a mais que em 2007. Em valores, o segmento de panetones de chocolate registrou crescimento e variou de 32,7% em 2007 para 36,1% em 2008.

São Paulo – Uma das histórias sobre o panetone conta que, no ano de 1490, um padeiro italiano chamado Toni pensou em um pão doce de Natal para poder presentear o sogro e, a partir daí, nasceu o pane di Toni (pão do Toni, em português). A iguaria teve seu nome abreviado e chegou a vários lugares do mundo para se tornar um dos símbolos natalinos do ocidente. No Brasil não é diferente. De acordo com um estudo da Nielsen (www.br.nielsen.com), em 2008, o panetone esteve presente em 46,2%, ou 17 milhões, de domicílios no País, meio milhão a mais que em 2007.

No consumo por Estados, São Paulo e o Sul do País concentram 69% das vendas e também os índices mais altos de penetração e taxa de compra. Em âmbito nacional, o levantamento da Nielsen constatou que 20% dos compradores são responsáveis por metade do volume vendido. O shopper (pessoa responsável pela decisão da compra) leva em média 650 gramas do produto e gasta R$ 5,49 a cada compra, índice menor que 2007, em que o tíquete médio (valor gasto por compra feita) era de R$ 6,27.

Sucesso em todas as camadas da população: Nos três níveis sócio-econômicos - baixo, médio e alto - o panetone tem um alto nível de penetração. Nas classes A e B, o índice chega a 59,5%, na C a 49% e nas D+E, 32,6%. Marisa Holzknecht, gerente de Homescan, painel de consumidores que fornece hábitos de consumo dos domicílios brasileiros da Nielsen, explica que as variações em embalagens com custo mais baixo ou em porções menores são importantes para atingir um maior número de consumidores. “Por exemplo, os panetones em embalagens de saco plástico, que tem um custo menor, permitiram que mais consumidores das classes D+E tivessem acesso ao produto.”

Variação de sucesso: Outro aspecto importante é expansão dos panetones de chocolates, ou chocotones, tanto em vendas quanto em volume. Marisa revela que este segmento registrou crescimento e variou de 32,7% em 2007 para 36,1% em 2008. The Nielsen Company (www.br.nielsen.com) - The Nielsen Company é uma empresa global de informações e mídia com posições de liderança na indústria de informações de mercado e consumidor, televisão, inteligência on-line, mensuração de telefonia celular, feiras e eventos e publicações comerciais (Billboard, The Hollywood Repórter e Adweek). De controle privado, com sede em Nova York (EUA), está presente em mais de cem países. [ www.br.nielsen.com ou www.nielsen.com.]

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