Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

30/10/2009 - 10:18

‘Brasil crescerá acima de sua capacidade em 2010’, destacam economistas na ACSP

A Associação Comercial de São Paulo (ACSP) promoveu,no dia 29 de outubro (quinta-feira), em sua sede, na Rua Boa Vista, nº 51 - Centro - SP, o seminário semestral “Perspectivas da Economia”.

Na abertura, o presidente da ACSP, Alencar Burti, destacou que o crescimento econômico no comércio e varejo requer atenção. “Os resultados observados, nos últimos meses, já refletem uma melhora conceitual no setor. Precisamos crescer de forma organizada, mas estamos otimistas”, disse Burti.

Para o economista Roberto Macedo, vice-presidente da Associação Comercial de São Paulo e ex-secretário de Política Econômica do Ministério da Fazenda, a saída da crise exigiria que a economia voltasse ao PIB que tinha antes dela. “O cenário melhorou no último trimestre, porém, ainda estamos subindo pelas beiradas do buraco. Ainda temos um caminho a percorrer e, para que esse êxito esperado se concretize, o investimento em infraestrutura no país é fundamental. O Brasil não se manteve com um índice mais elevado porque investiu pouco em obras”, enfatizou Macedo.

De acordo o economista chefe da ACSP, Marcel Solimeo, a economia brasileira melhorou no segundo trimestre deste ano, quando o PIB subiu depois de dois trimestres consecutivos de queda. “No entanto, isto não significa que o país saiu ainda da crise. Precisamos ter cautela ao analisar os números”, pontuou.

Solimeo relata que um dos fatores que contribuíram para esse aquecimento do cenário interno foi a redução do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) que, inclusive, será mantida até 31 de janeiro de 2010 - para produtos da linha branca com baixo consumo de energia. “Algumas pessoas se anteciparam diante da incerteza do tempo do beneficio concedido. Podemos observar que, alguns setores, ainda não retomaram aos níveis de normalidade. O setor farmacêutico se manteve e, toda expectativa de crescimento para 2010, fica centrada no setor imobiliário”, ressaltou o economista ponderando que os “dados do Serviço Central de Proteção ao Crédito (SCPC), já refletem melhora na confiança do consumidor em relação ao emprego e compra a prazo. Os outros dados da economia são positivos e já permitem que o comerciante faça um planejamento de estrutura para o fim do ano".

O ex-ministro Maílson da Nóbrega, sócio da consultoria Tendências, em sua análise para 2010, estima uma taxa de crescimento em torno de 5%, o que pode resultar na elevação da massa salarial e no fortalecimento do mercado interno. "O Brasil crescerá vigorosamente, em 2010, até acima de sua capacidade. O cenário é otimista, porém, é necessário minimizar o crescimento da dívida pública. Para que a economia se fortalece, o investimento interno deve ser vigoroso”, finalizou.

Perfil da ACSP - A Associação Comercial de São Paulo (ACSP), em seus mais de 100 anos de história, atua diretamente na defesa da livre iniciativa e, ao longo de sua trajetória, tem estado sempre ao lado do pequeno, médio e grande empresário, contribuindo para o desenvolvimento do comércio, da indústria e da prestação de serviços no país. No ambiente de negócios, a ACSP administra o Serviço Central de Proteção ao Crédito (SCPC), que dispõe do mais moderno e completo banco de dados de informações comerciais, com dados de pessoas e empresas e cobertura nacional. Oferece soluções inteligentes para a tomada de decisão na gestão de crédito e com o apoio da alta tecnologia, está preparado para atender às novas demandas decorrentes da implantação do Cadastro Positivo, com modelos estatísticos desenvolvidos com exclusividade para cada tipo de negócio.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira