Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

30/10/2009 - 10:39

Evento Febraban

A economia brasileira na perspectiva das entidades empresariais.

Seminário Febraban de Economia reunirá presidentes da Febraban da CNI, da CNA e da Fecomercio para debater perspectivas para 2010

Os presidentes das entidades que representam o setor financeiro, o Comércio, a Indústria, e a Agricultura estarão juntos num painel para traduzir as expectativas para a Economia no ano que vem. Esse será um dos destaques do 8º Seminário Febrabande Economia, dia 13 de novembro, em São Paulo.

Estarão presentes o presidente da Febraban, Fabio Barbosa; da CNI, Armando de Queiroz Monteiro Neto (foto à esquerda); da Fecomercio, Abram Szajman e a presidente da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), senadora Kátia Abreu.

Esse tradicional seminário (o primeiro do calendário a divulgar as expectativas para os anos seguintes) também terá a presença do presidente do Banco Central, Henrique Meirelles (foto à direita). Para garantir a perspectiva econômica internacional, a Febraban convidou os dois economistas que ganharam os prêmios globais de melhores pesquisadores com menos de 40 anos: o professor de economia aplicada do MIT (Massachusetts Institute of Technology) Daron Acemoglu e o professor da Universidade de Princeton (EUA) Markus Brunnermeier.

Premiados - Brunnermeier é o mais recente ganhador do prêmio Bernácer, concedido ao economista de origem européia – sua origem é alemã – com menos de 40 anos de idade que tenha publicado relevantes pesquisas sobre a história econômica. Ele arrebatou o prêmio por suas pesquisas a respeito de bolhas, crises de liquidez em mercados financeiros e a implicação desse tipo de fenômeno para o gerenciamento de riscos e a regulação financeira.

Já o turco-americano Daron Acemoglu recebeu, em 2005, a medalha John Bates Clarck, um dos prêmios mais importantes do mundo na área e considerado indicador antecedente do prêmio Nobel de Economia. A medalha é concedida pela American Economic Association aos economistas de menos de 40 anos, americanos, que tenham colaborado para o avanço do conhecimento sobre fenômenos econômicos. Já receberam a John Bates Clarck economistas como Milton Friedman, Paul Samuelson, James Tobin e Joseph Stiglitz.

Política partidária: um país, dois projetos - Ao todo, o Seminário Febraban de Economia trará 16 especialistas que, além de debater as perspectivas para 2010, também vão apresentar as mudanças na regulação dos mercados, as lições da última crise financeira mundial e as visões dos partidos políticos. Os senadores Tasso Jereissati (PSDB-CE) e Delcidio Amaral (PT-MS) serão os protagonistas do painel que trará as expectativas econômicas para o ano que vem na visão dos partidos.

Outras presenças confirmadas são de Alexandre Tombini, diretor de Normas e Organizações do Sistema Financeiro do Banco Central do Brasil; e dos economistas chefes Alexandre Schwartsman (grupo Santander Brasil) e Ilan Goldjan (do Itaú Unibanco). Também confirmaram presença o diretor da Comissão de Valores Mobiliários (CVM) Otávio Yasbek e Armando Castelar Pinheiro, professor de economia do Instituto de economia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

A organização do evento oferece descontos especiais para estudantes. O 8º Seminário Febraban de Economia tem patrocínio da Associação Comercial de São Paulo, Governo Federal, Banco do Brasil, Serasa Experian, Banco Real, Grupo Santander Brasil e Santander e conta com apoio da Associação Nacional das Instituições de Crédito, Financiamento e Investimento (Acrefi), Apimec e Fecomercio.

. [VIII Seminário Febraban de Economia, dia 13 de novembro de 2009, das 8h30 às 17h, no Hotel Tivoli Mofarrej, São Paulo. Informações e inscrições: http://www.febraban.org.br/seminarioeconomia].

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira