Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

30/10/2009 - 10:44

Dia do Comerciário: a história de luta do trabalhador brasileiro passa por aqui

No mês de outubro de 1932, o Brasil presenciou um de seus mais importantes acontecimentos: o dia em que uma classe de trabalhadores conseguiu enfim ter seus direitos reconhecidos pelo governo vigente.

Os autores da façanha? Comerciários de todo o país, que, no dia 29, reuniram-se em grande número nas ruas do Rio de Janeiro, pedindo a redução da jornada de trabalho de 12 para 8 horas diárias e o direito ao descanso nos domingos e feriados, reivindicações atendidas pelo Presidente Getúlio Vargas no dia seguinte à manifestação.

É por causa deste grande evento que em 30 de outubro se comemora, em todo o país, o Dia do Comerciário, uma das datas mais importantes do calendário nacional. Afinal, boa parte das conquistas de todas as classes trabalhadoras partiu da luta dos funcionários do comércio. Não é loucura afirmar que a própria consolidação do CLT, pelas mãos de Vargas, não tenha inspiração nos fatos descritos acima.

Como alguém que começou a carreira profissional no comércio, afirmo que estou muito orgulhoso com a chegada da data, que está, inclusive, no Calendário Oficial de São Paulo por minha iniciativa. Mas, por outro lado, sei que ainda é preciso trabalhar muito para que os comerciários possam ter o que merecem.

De todas as lutas destes trabalhadores, destaco a causa das mulheres, que, segundo pesquisa do DIEESE/SECSP de 2005, são maioria no comércio paulistano - dos 530 mil funcionários da área, 280 mil pertencem ao sexo feminino.

A pesquisa aponta outros dois dados que merecem uma reflexão: as comerciárias são em média mais instruídas do que os comerciários, mas recebem, no entanto, salários menores.

É preciso mudar este quadro. E acredito que o dia 30 de outubro de 2009 pode presenciar o início de uma nova revolução nos direitos trabalhistas, resultando na igualdade de condições entre os homens e as mulheres que trabalham no país, em todas as áreas. Com certeza, essa data será uma boa oportunidade para iniciarmos a escrita de mais um importante capítulo na história do Brasil.

Antonio Goulart - Lançado à vida política, o Vereador Goulart obteve seu primeiro mandato em 1996, com 23.336 votos e, na última eleição municipal, reelegeu-se pela quarta vez consecutiva com 90.054 votos de confiança da população paulistana.

Goulart vem se destacando como um dos membros mais atuantes da Câmara Municipal de São Paulo. Seu desempenho como vereador inclui a elaboração de projetos legislativos, participação em comissões técnicas permanentes e extraordinárias. Hoje, Goulart é membro da Comissão de Trânsito, Transporte, Atividade Econômica, Turismo, Lazer e Gastronomia.

O Vereador tem 60 Leis sancionadas e quase 183 Projetos de Lei significativos que ainda se encontram em tramitação, distribuídos em todas as áreas (educação, saúde, meio ambiente, cidadania, esporte, cultura e lazer, turismo, transporte, higiene, sistema viário, limpeza pública, urbanismo etc).

Entre seus projetos e leis, destacam-se: Kit de material escolar para crianças carentes (LEI 13.323); Uniforme escolar gratuito para estudantes da rede municipal (LEI 13.371); Tênis como complemento do uniforme para estudantes (LEI 14.064); Cria o Museu do Futebol (LEI 13.989); São Paulo Capital Mundial da Gastronomia (LEI 12.448); Proibição do uso de materiais de construção à base de amianto (LEI 13.113); Cria o Museu do Meio Ambiente (PL 366/08); Fisioterapeutas nos Centros de Educação Infantil (PL 172/07); Fisioterapeutas nos programas de assistência à saúde (LEI 14.963); Inclui mochila no kit de material escolar gratuito (PL 116/07).

. Por: Antonio Goulart, vereador por São Paulo [www.vereadorgoulart.com.br]

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira