Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

31/10/2009 - 11:12

Instituto prepara Parque Nacional de Itajaí para receber visitantes

Representantes da Coordenação Geral de Visitação (CGVIS), do Instituto Chico Mendes, encerraram no dia 29 de outubro (quinta-feira), vistoria no Parque Nacional Serra do Itajaí, em Santa Catarina, em conjunto com os gestores da unidade, para avaliar, de acordo com o Plano de Manejo, as áreas que podem ser abertas o mais rápido possível à visitação pública e ao turismo ecológico.

Foram vistoriados os Setores Nascentes e Alto Warnow, que compreendem a área que pertencia ao Parque Municipal Nascentes do Garcia (Blumenau e Indaial) e que possuem boa estrutura já instalada.

Esses setores possuem alojamento de pesquisadores, banheiros, quiosques, área de piquenique, espaço para exposições e área administrativa. Abrigam também a base e o alojamento da 1ª Brigada de Combate a Incêndios e diversas trilhas, todas já mapeadas e sinalizadas e com grau de dificuldade estabelecidos.

Segundo o chefe da UC, Fábio Faraco, a vistoria foi de enorme importância pois coloca em evidência a capacidade e estrutura existente da UC para receber, em pouco tempo, visitantes.

Faraco ressalta ainda que a área já possui um histórico de visitação de décadas e que só se encontra fechado por causa da calamidade ambiental de novembro de 2008 que afetou a estrutura de vias internas e acessos a esses setores e devido a uma parceria que está sendo firmada com o município de Blumenau para o ICMBio assumir a gestão efetiva da área.

Após a vistoria serão elaborados documentos com planejamento a curto, médio e longo prazo para que o Plano de Uso contido no Plano de Manejo seja materializado e implementado.

A abertura da UC para visitação atende um anseio da população da região e turistas de outros municípios e estados que querem desfrutar das trilhas, cachoeiras e banhos proporcionados pela UC e suas atrações.

A presença de turistas auxiliará, também, a conservação e proteção da área pois isso afastará a presença de caçadores e palimiteiros e angariara apoio da população para a preservação deste raro e único e grande fragmento de Mata Atlântica do Sul do Brasil.| AGBio

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira