Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

31/10/2009 - 11:28

Quanto mais cedo a gestação, menor o risco de câncer de mama

Amamentação também protege mulher, por interromper a produção de estrogênio.

Algumas possíveis causas de câncer de mama podem ser evitadas com filosofias simples para a vida da mulher. Quanto mais cedo for a primeira gestação, menor é o risco da doença, por interromper a estimulação prolongada dos estrógenos sobre a mama. Pelo mesmo motivo, não é recomendável adotar a terapia de reposição hormonal após a menopausa por períodos muito longos. A amamentação por pelo menos seis meses é um outro fator importante que pode reduzir a chance do aparecimento do câncer de mama. Manter o peso adequado com uma dieta balanceada, exercícios físicos e limitar o consumo de álcool também fazem parte da cartilha de prevenção da COI – Clínicas Oncológicas Integradas.

“As mulheres que tiveram a primeira menstruação (menarca) precoce, menopausa tardia e que nunca tiveram filhos têm risco maior de desenvolver câncer de mama porque foram expostas por mais tempo aos estrógenos produzidos pelos ovários”, explica o oncologista clínico do grupo de mama da COI, Dr. Alexandre Boukai.

O uso de contraceptivo oral não é considerado atualmente um fator de risco de câncer de mama, porém a terapia de reposição hormonal com estrogênio e progesterona na pós-menopausa, que foi amplamente utilizada na década de 90, está associada a um aumento na incidência de câncer de mama. “Atualmente, o modo de vida da mulher ocidental pode estar relacionado à maior incidência de câncer de mama devido a esses fatores”, observa Boukai.

Aproximadamente 15% dos casos de câncer de mama podem estar relacionados a heranças familiares. As pacientes com parentes próximos que tiveram a doença em idade jovem têm risco maior de desenvolver o câncer de mama. Também existem algumas mutações genéticas que estão associadas ao câncer hereditário, que engloba cerca de 5% dos casos.

O diagnóstico precoce do câncer de mama eleva para mais de 90% as chances de cura das pacientes, o que torna o exame de mamografia extremamente importante. Todas as mulheres acima dos 40 anos de idade devem fazer a mamografia pelo menos a cada dois anos e, as com mais de 50, anualmente. As lesões consideradas suspeitas devem ser encaminhadas para biopsia. Os comportamentos que podem estar associados ao maior risco de câncer de mama incluem uso de álcool, tabagismo e sedentarismo.

A COI – Clínicas Oncológicas Integradas, está há 19 anos no mercado, investindo em pesquisas científicas, atendimento ágil e completo, qualificação dos profissionais e em um ambiente acolhedor para seus pacientes. Composta por uma equipe de 62 profissionais qualificados das áreas de Oncologia, Clínica Médica, Hematologia, Sanitarista, Genética, Enfermagem, Farmácia, Psicologia e Nutrição, a COI tem três unidades de tratamento no Rio de Janeiro (Barra da Tijuca, Botafogo e Nova Iguaçu).

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira