Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

31/10/2009 - 11:28

Associação de técnicas pioneira no Brasil

Uma nova alternativa na luta contra a infertilidade acaba de apresentar o primeiro resultado positivo no Brasil. Realizada pela Clínica Origen, em Belo Horizonte (MG), a associação da criopreservação por vitrificação – que já vem sendo feita com sucesso na Origen há dois anos - e da transferência de embriões no estado de blastocisto* possibilitou, pela primeira vez, um caso de gravidez no país. (*blastocisto: forma inicial embrionária)

A paciente de 25 anos está grávida de gêmeos. Inicialmente submetida à fertilização in vitro, foram necessárias duas tentativas até o resultado positivo. “Como ela não ficou grávida com os óvulos transferidos a fresco, os óvulos excedentes, congelados pela técnica de vitrificação, foram descongelados e transferidos, mais uma vez sem sucesso. Optamos então por descongelar os óvulos restantes, fertilizá-los in vitro e manter os embriões por mais tempo em desenvolvimento no laboratório, até atingirem o estágio de blastocisto”, explica o especialista em reprodução assistida Marcos Sampaio. Nesse estágio, o embrião possui cinco dias de vida e cerca de cem células.

Segundo o médico, ao atrasar a entrada do embrião no útero, é oferecida uma alternativa diferente para o ambiente de implantação, que é positiva em alguns casos. “O resultado varia de acordo com cada paciente. Uma técnica pode ser eficaz para determinada mulher e não surtir efeitos em outra”, esclarece. Para Marcos, a associação da vitrificação e da transferência de embriões no estado de blastocisto representa um avanço significativo. “Além de ser mais uma alternativa que possibilita a gravidez, verificar que os óvulos congelados podem formar blastocisto em laboratório comprova a qualidade da técnica de vitrificação”, destaca.

Referência mundial em reprodução assistida, a Clínica Origen realiza o tratamento de criopreservação por vitrificação há dois anos e apresenta taxas de gravidez de 35 %. É pioneira também na transferência de embriões no estágio de blastocisto, o procedimento já é realizado com sucesso há dez anos pela clínica.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira