Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

31/10/2009 - 11:47

Pré-sal é tema de seminário promovido pelo DRM e Fundação Ceperj

Encontro de dois dias reunirá especialistas na análise e debate de novos desafios.

Desenvolvimento econômico, desafios humanos, tecnológicos e logísticos, capacitação de técnicos, reflexão e análise das políticas públicas, que fazem necessários em consequência dos recursos do pré-sal, serão colocados em debate durante seminário promovido pelo DRM-RJ – Serviço Geológico do Estado do Rio de Janeiro e pela Fundação Ceperj – Centro Estadual de Estatísticas, Pesquisas e Formação de Servidores Públicos do Rio de Janeiro, que terá como tema “O Pré-Sal e o Desenvolvimento Regional”. Especialistas vão expor, analisar e debater os novos desafios à gestão pública nas áreas de Educação, Saúde, Ciência e Tecnologia e Meio Ambiente.

O evento será realizado nos dias 4 e 5 de novembro, na Fecomércio, zona sul do Rio de Janeiro. Na abertura, estarão, o secretário de Planejamento e Gestão, Sérgio Ruy Barbosa, o presidente da Fundação, Jorge Barreto, o presidente do Serviço Geológico do Estado do Rio de Janeiro, Flávio Erthal, e presidente da Fecomércio, Orlando Diniz. Entre os temas a serem abordados estão o Pré-Sal e a Economia Fluminense; o Pré-Sal e os Desafios Humanos, Tecnológicos e Logísticos para o Estado do Rio de Janeiro; Pré-Sal e as Políticas na Educação, Saúde, Ciência e Tecnologia e Meio Ambientes; Pré-Sal: os Royalties e o Fortalecimento da Gestão Pública.

O primeiro tema, a ser debatido na manhã de 4 de novembro, focará o Pré-Sal e a Economia Fluminense, tendo como palestrantes o secretário estadual de Desenvolvimento Econômico, Júlio Bueno; o professor da UFRJ, Carlos Lessa e o diretor-geral da Agência Nacional de Petróleo (ANP), Haroldo Lima. Serão analisados expectativas, impactos e cenários de curto, médio e longo prazos a partir da exploração do pré-sal, sua produção e desdobramentos nos setores da economia do Rio.

Na parte da tarde, o Pré-Sal e os Desafios Humanos, Tecnológicos e Logísticos para o Estado do Rio de Janeiro terá como palestrantes Guilber Dumans de Souza (Prominp/ Petrobrás), Adilson de Oliveira (Instituto de Economia/Coppe) e Luiz de Melo Martins (Instituto de Economia). O coordenador será Fernando Amorim, professor da Escola Naval. Durante uma hora e meia, eles tratarão a respeito da capacitação de técnicos e dos desafios tecnológicos e logísticos.Após a sessão, haverá homenagem à Maria Augusta Tibiriçá de Miranda, autora do livro “” O Petróleo é Nosso”.

O tema do dia 5 de novembro será o Pré-Sal e as Políticas Públicas: a Educação, Saúde, Ciências e Tecnologia e Meio Ambiente.

Os palestrantes debaterão o uso dos recursos advindos do pré – sal. Na área de Educação, por Luiz Augusto Caldas Pereira (MEC); Saúde por Luciano Medeiros de Toledo (da ENSP/ Fiocruz); Ciência e Tecnologia por Simone Paiva, coordenadora de Planejamento do Centro Tecnológico/Finep e presidente da Finep; Meio Ambiente pelo economista Sergio Bessermann Vianna.O coordenador da mesa será o deputado Edmilson Valentim.

O uso dos recursos dos royalties provenientes do pré-sal e sua utilização diante das necessidades da sociedade e do próprio setor público serão analisados na parte da tarde. O Pré-Sal: os Royalties e o Fortalecimento da Gestão Pública terá como participantes da mesa o secretário de Planejamento e Gestão, Sérgio Ruy Barbosa; a Ompetro por Marcelo Mérida Aguiar; Sérgio Gobetti do IPEA, e Paula Nazareth, diretora-geral da Escola de Contas e Gestão Pública do Tribunal de Contas do Estado do Rio de Janeiro. O coordenador será o professor Helder Queiroz Pinto Junior, da UFRJ.

.[ Seminário nos dias 04 e 05 de novembro, das 9h às 18h, na Fecomércio (Federação do Comércio do Estado do Rio de Janeiro), na Rua Marquês de Abrantes, 99, Flamengo, Rio de Janeiro].

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira