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31/10/2009 - 11:48

Brasil está em 20º lugar no ranking global de países com melhor imagem internacional

Pesquisa mede a imagem e a reputação das nações do mundo.

Estados Unidos, França e Alemanha foram avaliados como os três países com melhor imagem internacional pelo Nation Brands Index. O Brasil ficou em 20º lugar, mas foi o país mais bem classificado da América Latina tanto na classificação geral, quanto em cada um dos seis itens analisados. A posição do País nos parâmetros mostra como ele é percebido mundialmente e com que características ele é mais associado.

Criado em 2005, o Nation Brands IndexSM (NBI) mensura a imagem de diversos países do mundo. Em 2008 foi ampliado através da parceria e da GfK dos Estados Unidos com Simon Anholt, renomado escritor, consultor internacional de governos e criador do conceito de "nation branding" e do próprio índice. Realizado em 20 países, com mais de 20 mil entrevistados, o estudo mede a percepção que pessoas de todo o mundo tem a respeito de 50 países com o objetivo de compreender melhor cada um deles como marcas, ressaltando quais aspectos caracterizam cada localidade, o que ajuda governos, organizações e empresas a compreender a reputação dos países.

Na composição do índice os países são avaliados quanto aos seguintes critérios: Exportação: o “efeito da origem do produto” – o quanto associar a origem do produto ao país aumenta ou diminui a probabilidade das pessoas comprarem, e a capacidade e os conhecimentos do país em ciência e tecnologia e a criatividade na produção de produtos.

Governança: a competência e honestidade do governo no respeito aos direitos dos cidadãos e em posturas com relação a questões internacionais ligadas a paz e segurança, proteção ambiental e redução da pobreza no mundo.

Cultura: herança cultural, aspectos contemporâneos das músicas, filmes, arte e literatura, bem como a excelência do país no esporte.

Povo: o quanto as pessoas se sentiriam bem-recebidas visitando o país e a vontade de ser ter um amigo próximo daquele país e a disposição de se contratar um profissional bem qualificado daquela nacionalidade.

Turismo: a beleza natural, edifícios históricos e monumentos; e agitação da vida nas cidades e atrações urbanas. Nesse tópico são excluídas as probabilidades de se visitar países por interesses de negócios.

Imigração e Investimento: o poder de um país em atrair talentos e capital. Se as pessoas estudariam, trabalhariam e viveriam nele, e também a percepção de prosperidade econômica, igualdade de oportunidades e qualidade de vida no país.

A imagem do Brasil é mais associada a características de lazer e entretenimento do que a administração e economia. O atributo mais relacionado ao país é a cultura, pois o Brasil é o 10º colocado do ranking global deste item. O turismo também é um ponto de destaque, estando o país no 12º lugar, enquanto a forma como o povo brasileiro é visto no mundo coloca o país na 17ª posição. Já no item imigração e investimento o Brasil é o 21º colocado, em governança é o 24º e em exportação foi somente o 26º colocado.

Em 2008, o País ocupava a 21ª posição na classificação geral, ou seja, não houve muita alteração da imagem do Brasil entre o ano passado e este ano.

As cidades avaliadas no City Brands Index são: . América Latina: Argentina, Brasil, Chile, Equador, Peru, Cuba, Colômbia | . Europa Ocidental: O Reino Unido, Alemanha, França, Itália, Espanha, Irlanda, Escócia, Suécia, Dinamarca, Noruega, Islândia, Holanda/Países Baixos, Bélgica, Suíça, Finlândia, Áustria | . Europa Central / Oriental: Rússia, Polônia, República Tcheca, Estônia, Lituânia, Hungria, Turquia, Romênia | . Ásia do Pacífico: Japão, Coréia do Sul, China, Índia, Tailândia, Indonésia, Malásia, Singapura, Taiwan, Austrália, Nova Zelândia | . América do Norte: Estados Unidos, México e Canadá| . Oriente Médio / África: Emirados Árabes Unidos, Irã, Egito, Arábia Saudita, África do Sul, Angola, Quênia, Nigéria.

Ranking das dez primeiras colocações em 2008 e 2009: Lista das três primeiras colocações em cada parâmetro em 2009:

GfK - Criado há mais de 70 anos na Alemanha, o Grupo GfK é a 4ª maior empresa de pesquisa de mercado do mundo. Com 115 subsidiárias, está presente em mais de 100 países nos cinco continentes, gerando mais de 10 mil empregos diretos. No Brasil é a 4ª maior empresa de pesquisa, com 22 anos de atuação no mercado.

Principal escritório do grupo na America Latina, a GfK Brasil auxilia o processo de decisão de clientes de diversos segmentos (Bens de Consumo e Duráveis, Automotivo, Healthcare, Financeiro, Telecomunicações, Varejo, entre outros), fornecendo informações estratégicas para as mais variadas questões de negócios, como: inovação e desenvolvimento de produtos, posicionamento de marca e avaliação de campanhas, satisfação e lealdade de clientes, avaliação de qualidade de atendimento, cenário competitivo no ponto de venda, clínicas de automóveis, através de metodologias qualitativas e quantitativas.

Entre seus clientes estão, Unilever, L`Oreal, Schincariol, Coca-Cola, Pernod Ricard, Nestlé, Johnson&Johnson, Avon, Nívea, Colgate, Kraft, Vivo, Motorola, Banco Santander, Banco Real, Bradesco, Unibanco, Credicard-Citi, Roche, Glaxo, Boehringer, Whirlpool (Brastemp), GM, HSBC, Leroy Merlin, Editora Abril.

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