Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

31/10/2009 - 12:22

ANATEC divulga 10º Estudo Brasileiro do Mercado de Publicações Periódicas

Pesquisa revela novos números do mercado editorial do país e traz indicadores significativos também dos meios eletrônicos.

A ANATEC, Associação Nacional dos Editores de Publicações, está lançando em CD-ROM o 10º Estudo do Mercado Brasileiro de Publicações Periódicas, que revela os novos números do mercado editorial brasileiro e o comportamento das principais publicações de nosso país.

O Estudo da ANATEC contemplou 1.067 editoras em 69 segmentos e foram monitorados 2.695 títulos, que estão presentes no CD-ROM. “Conseguimos ampliar o número de editoras pesquisadas, portanto, o aumento no número de títulos contempla o total da pesquisa e não reflete necessariamente a presença de novas publicações”, explica Pedro Renato Eckersdorff, presidente da entidade. Numa avaliação comparativa de títulos que estiveram presentes nos últimos estudos feitos pela entidade, a pesquisa revelou que em 2008, comparado com o ano anterior, os números relacionados à tiragem se ostraram estabilizados.

Segundo o dirigente, “quando se avalia o total coletado usando como base o ano de 2008, a pesquisa mostra que alguns segmentos tiveram um crescimento mais expressivo. De forma isolada, publicações de segmentos como culinária e gastronomia indicaram crescimento de 11% quando comparado com o estudo anterior. O mesmo aconteceu com o segmento de ciência,educação e lingüística que também obteve um amento de 11% em sua circulação. Já as revistas de informações semanais tiveram crescimento de 4%”, enfatiza Eckersdorff.

Outro dado significativo está na classificação dos títulos, com 54% voltados ao consumidor (B2C), 24% às empresas (B2B) e os outros 22% são customizados.

Em 2007, a tiragem global anual pesquisada foi cerca de 1 bilhão e trezentos milhões de exemplares. Já em 2008, o 10º Estudo mostrou um aumento de 88 milhões de exemplares ao ano, somando as tiragens das publicações brasileiras constantes da Pesquisa. Do total da tiragem, 30% vão para bancas, 17% são comercializadas por assinaturas e 53% de forma dirigida. Dentre as muitas formas de veiculação, os meios impressos ainda são os mais desempenhados e abrange de revistas a guias e anuarios, somando cerca de 2500 títulos. Entretanto, outros recursos já entram no mercado com números consideráveis, como os CDs e DVDs e publicações online, com algo em torno de 50 títulos.

De acordo com o presidente da ANATEC, todas as informações foram obtidas junto aos editores. “Nosso Estudo vem aprimorando cada vez mais seus critérios de detecção de títulos no mercado. A intenção é colocar no mercado uma radiografia fiel das publicações periódicas do Brasil, oferecendo uma ferramenta de pesquisa que tem sido decisiva nas áreas que têm interesse e atuam nesse mercado, auxiliando também agências de publicidade, e profissionais de mídia e marketing a acompanhar, planejar e a se aprofundar no mercado editorial brasileiro”, finaliza o dirigente.

. [10º Estudo Brasileiro do Mercado de Publicações Periódicas| Publicação e Distribuição: ANATEC | Disponível em CD-ROM | Equipamento Mínimo: PC Pentium 100 com 16 MB de RAM, WIN 98/XP/Vista | Preço: R$ 100,00 | À venda pelo tel. (11) 3034-4566 ou pelo e-mail [email protected] | Mais informações: (11) 3814-3025 | www.anatec.org.br ].

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira