Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

31/10/2009 - 13:09

Google e Azul Linhas Aéreas apresentam suas experiências em Recursos Humanos durante o CONGREGARH 2009

Deli Matsuo, da Google, e Johannes Castellano, da Azul Linhas Aéreas, participaram do painel Empresas que convergem com o novo tempo.

A 4ª edição do Congresso de Gestão de Pessoas, promovido pela ABRH-RS, reuniu no dia 30 de outubro (sexta-feira), o diretor de Recursos Humanos para América Latina da Google, Deli Matsuo, e o diretor de Recursos Humanos da Azul Linhas Aéreas, Johannes Castellano. Durante o painel Empresas que convergem com o novo tempo eles apresentaram as inovadoras políticas de gestão de recursos humanos das empresas.

Castellano defendeu que as áreas de Recursos Humanos precisam estar mais integradas no negócio da empresa. Ele exemplificou falando da sua participação no Comitê Executivo da Azul, tomando parte em diversas decisões estratégicas. Ele também destacou a forma como a empresa trabalha, preocupada com a satisfação dos funcionários. “É muito bom trabalhar com gente que gosta de gente de verdade”, afirmou. Castellano perguntou como sustentar uma relação a longo prazo, e respondeu, “sabendo escutar o outro”. Segundo ele, o ambiente da Azul é aberto ao diálogo, tendo por valores, segurança, consideração, integridade, paixão, inovação e exemplo. “Em um ano e sete meses de empresa, tivemos zero operações trabalhistas”, ressaltou.

Matsuo falou que atualmente, com as relações digitais, “o mundo passou a ser o quintal das pessoas”. Dessa forma, ressaltou que o Google trabalha com pessoas que poderiam estar trabalhando em qualquer lugar do mundo. Matsuo explicou um pouco sobre a inovadora política de Recursos Humanos do Google, criada por dois acadêmicos sem experiência no mundo corporativo. Segundo ele, o segredo da estratégia está no recrutamento, com 100% dos currículos sendo analisados pelo board da companhia, que procura pessoas preocupadas com o coletivo, “ninguém consegue trabalhar sozinho no Google”, afirmou. Segundo ele a empresa trabalha de forma muito democrática, em pequenos grupos de cinco a seis pessoas. “Todos com muita autonomia, ousando sem medo de errar”. Sobre a retenção dos jovens talentos, Matsuo afirmou que não há muito o que fazer. “Seguimos uma regra que é investir nos colaboradores”. Entre os benefícios, ele citou que a empresa cede 20% do tempo diário para os funcionários dedicarem-se a projetos de interesse pessoal e destacou o Orkut como um projeto bem-sucedido que surgiu dessa forma.

Com o tema Organizações e Pessoas: responsabilidades compartilhadas para o crescimento, a 4ª edição do CONGREGARH, que iniciou dia 28 de outubro, segue até o final da tarde de hoje com a palestra de encerramento de Ariano Suassuna. O Congresso acontece no Centro de Eventos da PUCRS.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira