Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

31/10/2009 - 13:30

Banco Central divulga relatório de estabilidade financeira

Brasília – O Banco Central divulgou no dia 30 de outubro (sexta-feira), o Relatório de Estabilidade Financeira (REF), publicação semestral que descreve a evolução recente do Sistema Financeiro Nacional (SFN) e a análise de sua resistência a eventuais choques na economia brasileira. A avaliação se refere ao primeiro semestre de 2009 e conclui que o nível de capital das instituições continua confortável.

De acordo com nota do BC, a crise financeira internacional afetou de modo particular a distribuição da liquidez do SFN em 2008, acarretando concentração nos bancos de maior porte, assim como deterioração da liquidez em um grupo de instituições bancárias de médio e de pequeno porte, normalizada a partir das medidas prontamente adotadas pelo Conselho Monetário Nacional (CMN) e pelo Banco Central, entre elas a instituição dos depósitos a prazo com garantia especial do Fundo Garantidor de Crédito (FGC). O sistema financeiro brasileiro, que demonstrou elevado nível de resiliência durante a crise, já sinaliza o início de novo ciclo de expansão do crédito, especialmente devido aos sólidos fundamentos macroeconômicos, às amplas reservas internacionais e à forte demanda doméstica.

“Os testes de estresse realizados pelo BC demonstraram que o sistema bancário detém nível adequado de capital, mantendo o Índice de Basileia acima do mínimo regulamentar de 11% mesmo no mais severo cenário analisado, de baixa probabilidade de ocorrência, no qual se estima o resultado da elevação conjunta do risco de crédito e das taxas de juros e de câmbio.

Os atuais níveis de liquidez apresentados pelo sistema se mostram suficientes para honrar regularmente as obrigações, mesmo considerando as situações de estresse.

O lucro das instituições no período manteve-se em nível próximo ao do semestre anterior, porém com qualidade superior. Diferentemente do que ocorreu no último semestre de 2008, quando grande parte do lucro foi formado por resultados não operacionais e pela ativação de créditos tributários, no primeiro semestre de 2009 o resultado é preponderantemente de natureza operacional.

Por fim, várias normas foram editadas no período com vistas à convergência da regulamentação prudencial brasileira aos princípios estabelecidos pelo Comitê de Basileia para Supervisão Bancária, órgão que funciona junto ao Banco de Compensações Internacionais (BIS), do qual o Banco Central passou a ser membro em 2009”, observa a nota.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira