Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

04/11/2009 - 08:17

Globosat adota inovadora plataforma de conteúdo digital desenvolvida em Scrum pela Dextra

Robustez, agilidade e baixo custo são alguns dos pontos fundamentais da nova plataforma da Globosat.

São Paulo – A Globosat, a maior rede de canais de TV por assinatura brasileira, está com uma inovadora e exclusiva plataforma de conteúdo digital inteiramente construída com tecnologias open-source, desenvolvida pela fábrica de software Dextra. O objetivo da adoção do novo sistema é permitir que a GLOBOSAT crie e gerencie com agilidade, baixo custo, e grande flexibilidade conteúdos na internet em diversos formatos para todos os seus canais e novos produtos.

O trabalho teve início no segundo trimestre de 2008, quando o departamento de Novas Mídias na GLOBOSAT reformulou a estratégia digital da empresa e passou a focar mais objetivamente na convergência digital.

Após o planejamento do projeto e definidos os requisitos arquiteturais, a Dextra iniciou o desenvolvimento de uma plataforma de conteúdo digital extremamente robusta para suportar o grande número de acessos previstos e customizada para uma empresa de mídia que precisa acompanhar o ritmo de inovações da internet.

Apelidada internamente de “JSAT”, o Content Management System (CMS) permitiu que, em dezembro de 2008, fosse lançado o primeiro site nos novos padrões da GLOBOSAT: o Multishow. Logo após foram lançados os sites GNT, Sexy Hot e Première Combate. Agora em fase de conclusão está o Universal Channel.

“Hoje temos um Publicador que não existe no mercado. É possível colocar no ar um site de canal de TV em 15 dias com extrema facilidade e agilidade. Está preparado para publicar de maneira simples matérias, grades de programação, fotos e vídeos. Queríamos algo tecnologicamente de ponta, que tivesse escalabilidade, portabilidade, custo baixo e fosse homologado pela comunidade open-source. O CMS atendeu todas as expectativas”, explica o Gerente de Tecnologia de Novas Mídias da GLOBOSAT, André Nava.

Agilidade e flexibilidade -Um grande diferencial de inovação no projeto foi a introdução da metodologia ágil de gerenciamento de projetos Scrum. “Implantamos um modelo de trabalho com Scrum totalmente aderente às demandas de alta velocidade para lançamento de novas funcionalidades e grande capacidade de absorção de mudanças nos requisitos. Temos uma equipe dedicada em Campinas (SP) trabalhando remotamente para a GLOBOSAT, que está no Rio de Janeiro (RJ). Conectadas em tempo real através de ferramentas de apoio para as atividades rotineiras, as equipes refinam a sinergia com reuniões presenciais quinzenais. Um modelo de trabalho tradicional, com metodologias burocráticas e engessadas, não iria atender as necessidades da GLOBOSAT e certamente resultaria em uma experiência frustrante”, diz o Gerente de Negócios da Dextra, Marcos Alves.

Diferenciais tecnológicos - As principais razões dos ganhos com o CMS são fruto das tecnologias adotadas no desenvolvimento. No caso do banco de dados, a plataforma utiliza Apache JackRabbit, que permite um armazenamento estruturado e hierárquico do conteúdo com o objetivo de melhorar a manipulação de dados e oferecer mais velocidade de acesso.

“A nova plataforma não armazena as páginas que o usuário acessa em banco de dados. As páginas são estáticas, definidas dinamicamente quando alteradas, o que permite um menor consumo de processamento dos servidores e acesso mais rápido aos dados, viabilizando estratégias de cacheamento de dados e replicação em diferentes servidores. Proporciona ainda otimização das estratégias de SEO, uma vez que os robots dos buscadores conseguem rastrear todas as páginas do site”, explica o Diretor de Arquitetura da Dextra, Bill Coutinho.

Outra vantagem do “JSAT” é que o conteúdo e o design das páginas Web podem ser criados e gerenciados, de forma independente, por uma ou mais equipes simultaneamente, possibilitando aos editores maior flexibilidade e autonomia no momento da criação.

“Pretendemos que 10 canais estejam reformulados até o primeiro trimestre de 2010”, revela Nava. Outra novidade é que o excelente resultado obtido com a plataforma da GLOBOSAT despertou o interesse da maior rede brasileira de canais de TV por assinatura e da Dextra em tornar o sistema em um produto e passar a comercializá-lo.

Perfil da Globosat - A Globosat é uma "fábrica de canais" onde cada programa é cuidadosamente criado para atender as diversas áreas de interesse dos assinantes, que formam um público crítico, exigente, altamente qualificado e formador de opinião. Um consumidor cada vez mais ávido e interessado que quer ver retratada a sua identidade cultural.

Ao todo, são 26 canais, sendo um com transmissão para o exterior, que formam o melhor e mais variado conteúdo da TV atual e que estão entre os mais assistidos pelos assinantes. Uma programação que faz da Globosat a maior programadora de TV por assinatura da América Latina e a líder de mercado no Brasil.

Dextra Sistemas - Presente no mercado de TI desde 1995, a Dextra é uma fábrica de software que desenvolve soluções customizadas e flexíveis, possibilitando a seus clientes qualidade, agilidade e maior valor percebido. A Dextra oferece ainda serviços profissionais de consultoria e capacitação para orientar a melhoria contínua de projetos de software e otimizar competências em TI.

Eleita em 2009 como uma das melhores empresas para trabalhar pelo Instituto Great Place to Work e Certificada no nível “F” de maturidade pelo MPS.BR (Melhoria de Processo do Software Brasileiro), a Dextra atende clientes como Força Aérea Brasileira, Exército Brasileiro, Brasil Telecom, Unicamp, Nextel, Metrô/SP, UOL, Grupo Dpaschoal, Odebrecht, Banco BMG, CPqD, entre outros.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira