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05/05/2007 - 07:18

Santander dobra financiamentos imobiliários e cresce mais que o mercado

Financiamentos do Banco no Rio de Janeiro cresceram 229%

Rio de Janeiro, 4 de maio – O Santander aumentou em 112% o volume de financiamentos imobiliários no primeiro trimestre deste ano, em comparação com os três primeiros meses de 2006. O número de contratos cresceu 107%, considerados os mesmos períodos. O crescimento é maior que o do mercado, que registrou aumento de 73% no volume de financiamentos de imóveis e 55% no número de contratos no primeiro trimestre de 2007, segundo dados da Associação Brasileira das Entidades de Crédito Imobiliário e Poupança - Abecip.

No Rio de Janeiro, o volume de financiamentos aumentou 229% e o de contratos 213% nos primeiros três meses de 2007, comparados com o mesmo período de 2006.

Até dezembro, o Banco oferecerá ao mercado mais de R$ 3 bilhões para financiar a compra e a construção de imóveis. É mais que o dobro do volume disponibilizado em 2006, que totalizou R$ 1,5 bilhão. Em 2005, as alocações imobiliárias do Santander somaram R$ 630 milhões.

Esta trajetória de crescimento se deve ao lançamento de produtos inovadores, à facilidade na contratação e ao próprio crescimento do mercado. No ano passado, o Santander lançou o SuperCasa 20, pioneiro ao estabelecer parcelas fixas por 20 anos, e expandiu sua atuação no Nordeste. O Banco quer se tornar referência em crédito imobiliário no País, como ocorre no exterior, onde lidera o setor na Espanha e no Chile, entre outros países.

“A experiência internacional do Grupo Santander no crédito imobiliário acaba sendo vantajosa para os nossos clientes, porque podemos oferecer-lhes o que há de melhor em produtos de crédito imobiliário de um dos maiores grupos financeiros do mundo”, afirma Ana Isabel Perez, vice-presidente de Crédito Imobiliário.

O Santander também diminuiu a burocracia na contratação do financiamento da casa própria, reduzindo o número de documentos a serem apresentados por vendedores e compradores. Se o cliente entregar todos os documentos corretos na agência e não tiver restrições de crédito, o contrato sai em 15 dias. A facilidade de contratação também está composição de renda: o Banco aceita a composição de duas pessoas sem vínculo de parentesco ou matrimonial para o financiamento, o que favorece o acesso ao crédito imobiliário da instituição.

Do volume total de crédito imobiliário disponibilizado no ano passado pelo Santander, R$ 1,1 bilhão foi destinado a pessoas físicas e os R$ 500 milhões restantes para empresários. Os Estados que registraram maior crescimento no volume de financiamentos de imóveis, em comparação com 2005, foram Rio Grande do Sul (53%) e São Paulo (44%), além do Distrito Federal (136%).

Planos inovadores - O Santander foi o primeiro banco a lançar um plano de financiamento imobiliário com parcelas fixas no Brasil: o SuperCasa 10, em abril de 2005. Em março de 2006, o Banco inovou novamente com o lançamento do SuperCasa 20, dobrando o período de parcelas fixas, o que contribuiu para melhorar o planejamento financeiro dos clientes. O Banco também oferece o plano SuperCasa Própria, com parcelas reajustáveis.

Em 2006, o Banco também inovou ao lançar um plano de financiamento sem comprovação de renda, para imóveis em construção. Para ter acesso a esse tipo de crédito, o comprador do imóvel na planta precisa apenas pagar em dia as últimas 18 prestações antes da entrega das chaves, em conta aberta no Santander, e não ter restrições de crédito.

O Banco também financia salas comerciais, por meio do plano SuperOffice, e empreendimentos imobiliários.

Perfil do Santander - O Santander tem ativos totais de R$ 107,2 bilhões, R$ 114,8 bilhões de captações totais, que inclui recursos de terceiros administrados - R$ 31,7 bilhões em depósitos e R$ 41,3 bilhões em fundos de investimentos -, e 7,4 milhões de clientes. Com uma rede de mais dois mil pontos-de-venda, entre agências e postos de atendimento, é o quarto maior banco privado do País em ativos e o primeiro banco estrangeiro.

Grupo Santander no mundo - O Santander (SAN.MC, STD.N) é o primeiro da Europa do Euro por capitalização em bolsa e o sétimo do mundo em lucro. Fundado em 1857, tem € 833 bilhões em ativos, administra € 1 trilhão em fundos, tem mais de 67 milhões de clientes, 10,8 mil agências e está presente em 40 países. É o principal grupo financeiro da Espanha e da América Latina e desenvolve uma importante atividade de negócios na Europa, região em que alcançou uma presença destacada no Reino Unido, por meio do Abbey National, assim como em Portugal. É líder em financiamento ao consumo na Europa, por meio do Santander Consumer, com presença na Alemanha, Itália, Espanha e outros nove países europeus. Em 2006, registrou lucro líquido de € 7,59 bilhões, 22% a mais do que o ano anterior.

Na América Latina, o Grupo Santander é a franquia bancária líder, administrando volumes de negócio de aproximadamente US$ 250 bilhões (créditos, depósitos e fundos de investimento e de pensão) por meio de 4,3 mil agências. Em 2006, o Santander teve lucro líquido de US$ 2,86 bilhões na região, volume 29% superior ao apresentado em 2005.

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