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04/11/2009 - 09:44

Extra.com.br estreia nova plataforma WEB 2.0

Site ganha interatividade e mais de 40 novas funcionalidades; Consumidores poderão fazer uploads de vídeos e fotos de produtos por meio da tecnologia Microsoft.

Seguindo o padrão de inovação e melhoria da navegabilidade, o extra.com.br apresenta uma nova plataforma que permitirá maior interatividade e melhor navegabilidade em seu portal de comércio eletrônico. Os avanços acompanham a evolução do canal que, nos seis primeiros meses do ano, apresentou elevação nas vendas superior ao mercado. O comércio eletrônico registrou ao todo R$ 4,8 bilhões em vendas no 1º semestre, com alta de 27% em comparação ao mesmo período do ano passado, segundo dados da empresa de monitoramento de comércio eletrônico E-bit. Somente no 2º trimestre desse ano, as vendas pelo site www.extra.com.br cresceram 70%.

Para melhor atender ao consumidor e assim manter o ritmo de crescimento verificado pelo extra.com.br nos últimos meses, o Grupo Pão de Açúcar investiu em ferramentas que irão proporcionar um site ainda mais moderno e alinhado às propostas da web 2.0. O portal foi totalmente repaginado para facilitar a busca por produtos e informações, valorizar a participação e a opinião dos consumidores e oferecer mais agilidade no processo de compra. O projeto foi idealizado e desenvolvido pela agência TV1.Com , em parceria com a Microsoft.

Há oito anos no ar, o www.extra.com.br sempre manteve seu portal atualizado às demandas e perfis do público que compra pela Internet que hoje está ainda mais antenado e exigente. “Com as inovações implantadas, nossa expectativa é surpreender nossos clientes com facilidades que venham a consolidar definitivamente esse modelo de compras no dia-a-dia das pessoas”, declara Caio Mattar, vice-presidente executivo do Grupo Pão de Açúcar.

Mudanças - O cardápio de produtos disponíveis no Extra.com.br foi reestruturado de forma a otimizar a busca realizada pelo internauta, que passa a ter uma visão geral de todos os departamentos da loja virtual, e melhor entendimento de todas as categorias de produtos disponíveis, com a possibilidade de encontrar o item desejado por meio da exposição daqueles mais vendidos. A variedade de produtos também está disposta em diferentes páginas por meio da ferramenta de “visualização rápida”. A implantação de “tags” com as palavras e produtos mais procurados também tornará a busca mais simples.

Uma das grandes novidades desse novo projeto está na ferramenta Silverlight, da Microsoft. Em trabalho conjunto, as duas empresas estudaram uma maneira de oferecer um suporte diferenciado para o cliente que pudesse proporcionar ao usuário uma forma prática e clara de fazer compras. A solução encontrada foi a tecnologia Silverlight, que originou o Assistente de Compras do Extra.com.br. Essa nova utilidade funciona como um vendedor virtual e direciona o cliente para o produto desejado baseado nas necessidades do internauta. Todo esse serviço acontece de maneira automática e rápida, pois não é preciso gastar tempo com atualizações de páginas.

Segundo Paulo Ludicibus, diretor de Novas Tecnologias e Inovação da Microsoft, a utilização da Tecnologia Silverlight, com os recursos utilizados pelo Extra.com.br, é pioneira no varejo nacional e melhora a experiência de compra do cliente do Extra.com.br. “O comércio eletrônico do Grupo Pão de Açúcar sempre foi estruturado com a tecnologia da Microsoft. Para esse novo portal, atualizamos o canal com uma das tecnologias mais modernas, o que permitiu um salto qualitativo para os usuários”, comenta o executivo.

O projeto foi testado em pesquisa por diversos consumidores. Durante duas semanas, os clientes afirmaram que encontraram o produto desejado na primeira ou, no máximo, na segunda tentativa. Segundo Mattar, o novo modelo buscou soluções que trazem praticidade, modernidade e interatividade. “O momento da compra está mais simples, sem restringir as informações relevantes sobre os produtos. O site está mais fácil de navegar e mais completo de funcionalidades”, avalia o executivo.

Totalmente alinhado ao conceito de web 2.0, cujo princípio básico é a participação do internauta, o novo site é bastante colaborativo. “Colaboração significa um ajudando ao outro. É isso que vemos no novo site do Extra.com.br, ao propor que o consumidor se manifeste e ao tornar esse posicionamento relevante”, destaca Mattar. “Para isso, o novo www.extra.com.br conta com sistemas criados para ajudar o consumidor a decidir pela melhor compra”.

Inspirado em grandes players de comercio eletrônico internacionais, o site oferece ao internauta ferramentas colaborativas, como comentários e votos para produtos e ofertas dados pelo público, além de permitir que o cliente faça upload de fotos e vídeos. Uma pessoa poderá, por exemplo, comparar os produtos em uma mesma tela, além de contar com assistente virtual para auxílio na compra de eletroeletrônicos e atualização remota de ofertas do site via RSS.

Para Patricia Andrade, Diretora Executiva da TV1.Com, essas funcionalidades buscam ajudar o cliente a se sentir seguro para tomar a decisão e efetivar sua compra no próprio site. “Muitas vezes percebemos que os consumidores pesquisam produtos na internet e depois vão às lojas para comprar pessoalmente. Isso mostra que há dúvidas sobre o produto e conclusão da compra”, explica.

Os principais diferenciais do site referente às entregas, que permitem maior agilidade e conforto aos consumidores, foram melhorados. Como é o caso da 'Entrega Extra Rápida', disponível desde o final de 2008, e da Entrega Extra Agendada, no qual é possível programar a data e período do dia em que deve ser realizada a entrega do produto. Vale destacar que o Extra.com.br também direcionou mais esforços e infraestrutura para garantir que as transações sejam feitas de maneira totalmente segura até a conclusão da compra.

Extra.com.br: O Extra.com.br, é o primeiro hipermercado virtual brasileiro, atuando desde novembro de 2001 como um braço virtual no comércio de não-alimentos pela Internet, consolidando-o como uma das maiores lojas do Grupo Pão de Açúcar nas categorias onde atua (não alimentícios).

A operação de comércio eletrônico (Extra.com.br) teve aumento de rentabilidade e atingiu o break even em 2008. O crescimento de vendas foi de três dígitos, chegando a 168% em relação ao ano anterior. Essa performance é resultado de uma série de iniciativas implantadas no decorrer do ano, que buscam consolidar a atuação da Companhia nesse importante nicho de mercado.

Um exemplo dos diferenciais implantados ao longo de 2008 é o serviço de entrega mais rápida da Internet. Essa iniciativa envolveu mudanças em processos e inovações nas áreas: comercial, tecnologia, marketing e logística da companhia, que passaram a atuar de maneira dedicada ao canal. Desde 2006, a empresa vem fortalecendo as parcerias com fornecedores de produtos e serviços, garantindo a ampliação de seu mix, que passou de 4 mil em 2005, para 50 mil itens disponíveis.

O Extra.com.br, braço eletrônico de comércio eletrônico do Grupo Pão de Açúcar para vendas de não alimentos, está entre as três maiores redes do varejo virtual do país. O Grupo Pão de Açúcar foi pioneiro na venda de produtos pela Internet com o lançamento do Pão de Açúcar Delivery, em 1995, e desde então mantém operações de comércio eletrônico. Em razão da estratégia do Grupo em diferenciar os canais de alimentos e não-alimentos, a empresa opera com o www.paodeacucar.com.br (alimentos) e www.extra.com.br (não-alimentos).

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