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04/11/2009 - 09:57

MAUÁ estreia na modalidade elétrica na 6ª edição da Maratona Universitária da Eficiência

Instituição terá ainda dois protótipos competindo na modalidade gasolina.

As equipes do Centro Universitário do Instituto Mauá de Tecnologia já estão prontas para encarar mais um novo desafio na 6ª edição da Maratona Universitária da Eficiência. A competição, que procura despertar a consciência dos futuros engenheiros para o desenvolvimento tecnológico sustentável, já tem data marcada e ocorre no período de 5 a 7 de novembro, no Kartódromo de Interlagos, em São Paulo. A Mauá, presente no evento durante quatro anos consecutivos, desta vez participará com três protótipos desenvolvidos por alunos dos cursos de Engenharia e Design do Produto. Serão dois carros competindo na categoria gasolina, na qual a instituição foi vice-campeã na edição passada, e um carro que estreia na modalidade elétrica. Esta edição terá uma novidade: o início da disputa da modalidade etanol, na qual os pilotos das equipes participantes concorrerão com carros fornecidos pela organização da competição.

Apesar das várias dificuldades enfrentadas, as equipes da Mauá ficaram animadas com os resultados alcançados na última Maratona e decidiram inscrever três carros na edição deste ano, além de finalmente concretizar a promessa feita de participar da categoria elétrica. De acordo com o professor-orientador Éd Cláudio Bordinassi, para esta edição os alunos buscaram investir em carros novos e muito mais leves. “A equipe EcoMauá 1 aumentou a cilindrada do motor e adaptou um sistema de injeção eletrônica, além de contar com uma carenagem de fibra de carbono. A injeção e a ignição eletrônica desse carro foram totalmente desenvolvidas pelos alunos dos cursos de Engenharia Mecânica e Engenharia Elétrica, o que, conforme explica o professor Sergio Ribeiro Augusto, que também orienta as equipes, é um diferencial em relação às outras equipes que sempre utilizam um sistema comercial.

Já a EcoMauá 2 primou por um carro com menor motor e chassis mais leve. O carro da modalidade elétrica passou por uma série de testes e os alunos estão bem confiantes de que irão conseguir um bom resultado na estreia”, comenta o professor. Uma das equipes também apostou na aerodinâmica do protótipo para vencer esta maratona e contou com a ajuda do curso de Design do produto. De acordo com o aluno da 3ª série do curso, Murilo Gomes, a mudança entre o antigo protótipo, sem um projeto específico de design e a nova versão é realmente grande, pois nas edições passadas as equipes se preocupavam mais com a parte interna do carro, enquanto agora pensou-se no modelo e no desenho do carro antes de começar a trabalhar no motor. Murilo explica que a equipe optou por um projeto diferente do padrão seguido na maratona. Segundo ele, como o motor é grande, o carro teria que ser o mais leve possível. Por isso, foi construído um chassi tubular com a carenagem toda em fibra de carbono, garantindo confiabilidade e segurança ao veículo.

O professor Éd Bordinassi salienta que atividades como essas “são únicas para os alunos”, porque eles têm chance de participar de todo o processo, desde a idealização do projeto, sua construção, até a participação na competição. “É uma oportunidade para os estudantes, já que na vida profissional, possivelmente, irão atuar apenas em uma parte do processo. As dificuldades do dia a dia de um profissional também são enfrentadas na atividade, como trabalhar em equipe e atingir metas e objetivos, considerando imprevistos”, explica.

Além dos professores Éd e Sérgio Ribeiro Augusto, o professor José Roberto Augusto de Campos também orientou os alunos no desenvolvimento do sistema de injeção e de ignição eletrônica. Outro professor, Guilherme Wolf Lebrão, colaborou na confecção das peças feitas em compósito e na produção dos bancos dos protótipos, por meio de um processo de infusão.

A Competição - O grande objetivo da Maratona Universitária da Eficiência é envolver os futuros engenheiros e designers no desafio de criar veículos mais econômicos e ecológicos. E, como em todas as edições passadas, ganha a prova a equipe que conseguir percorrer o maior trecho com a melhor eficiência energética. Dentro da modalidade gasolina, a equipe campeã será a que consumir menos combustível, após completar oito voltas no Kartódromo, com uma velocidade média mínima de 24 km/h. Na modalidade elétrica, leva o prêmio quem percorrer o maior trecho com uma bateria fornecida pela organização, não havendo exigência, nesse caso, de velocidade mínima. Já na nova categoria etanol, a organização disponibilizará cinco carros iguais para as equipes. Em todas as modalidades as equipes podem realizar o percurso por até três vezes, sempre buscando a melhor volta.

. [ 6ª Maratona Universitária da Eficiência, de 5 a 7 de novembro de 2009, no Kartódromo de Interlagos (SP) | Outras informações no site www.maratonadaeficiencia.com.br].

Instituto Mauá de Tecnologia – IMT: O Instituto Mauá de Tecnologia - IMT é uma entidade de direito privado, sem fins lucrativos, cujo objetivo principal é promover o ensino técnico-científico, visando a formação de recursos humanos altamente qualificados, que contribuam para o desenvolvimento socioeconômico do País.

Fundado em 11 de dezembro de 1961, o IMT foi autorizado pelo MEC, em janeiro de 2000, a criar seu Centro Universitário com sede no Campus de São Caetano do Sul, onde são oferecidos os cursos de graduação em Design do Produto, Engenharia e Tecnologia, além do programa de Pós-graduação em Engenharia de Processos Industriais. Nesse Campus também está instalado o Centro de Pesquisas, que por meio do desenvolvimento de projetos de pesquisa, trabalhos orientados por professores e estágios, complementa a formação dos alunos. No Campus de São Paulo estão a Escola de Administração Mauá e o Centro de Educação Continuada em Engenharia e Administração.

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