Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

04/11/2009 - 10:01

Vitória recebe obras-primas do Museu de Gravelines

Exposição “Os Triunfos do Carnaval” integra o calendário oficial do Ano da França no Brasil.

Na vida de todo brasileiro o carnaval tem um espaço especial, a quem visitar o Museu de Arte do Espírito Santo (MAES) vai poder conhecer um outro lado da festa mais popular do Brasil: a história contada pelos grandes mestres da gravura mundial. A exposição "Os Triunfos do Carnaval" traz a Vitória 53 obras de artistas como Goya, Manet, Heyden, Tiepolo, Bruegel e Van de Velde II e integra o calendário oficial do Ano da França no Brasil. As gravuras fazem parte do acervo do Musée du Dessin et de l'estampe originale, da cidade francesa de Gravelines.

"Essas peças estão entre as mais belas e mais significativas do nosso acervo. Elas representam o carnaval do século XVI ao século XX, não só na França, mas na Espanha, na Itália, em Portugal e na Eslovênia" afirmou a curadora do museu de Gravelines, Dominique Tonneau.

Essa é a primeira vez que as obras são expostas no Brasil. Segundo a diretora do MAES, Leila Horta, o grande objetivo é fazer essa mescla da Europa com a América do Sul. "Muitas histórias pitorescas são desconhecidas do público brasileiro. Com essa exposição transformamos a visão que temos do carnaval, percebemos que a festa é muito mais ampla que apenas o enfoque nacional", explica.

O historiador e especialista em carnaval, Claude Gaignebet, ressalta que a festa brasileira tem muito mais em comum com as origens européias. "Vemos na exposição que no carnaval flamenco há um tambor que se chama rommelpot, e que no Brasil é a cuíca. Na França temos o tradicional Boeuf Gras, que para vocês se transformou no Bumba meu Boi. Existe até o personagem com chifres que foi traído pela esposa", conta o historiador, que tentou tocar cuíca e até arriscou uns passos de samba durante a inauguração da exposição.

A exposição faz parte das comemorações do Ano da França no Brasil e é promovida pela Comunidade Urbana de Dunkerke e pela Prefeitura de Vitória. O presidente da Comunidade Urbana de Dunkerke, Michel Delebarre explicou que a capital capixaba foi escolhida para receber a mostra pois já existe uma parceria entre as duas cidades desde 2005. "Fico feliz que essa colaboração tenha chegado também à área cultural. Principalmente numa exposição como essa. O carnaval faz parte da alma do povo de Dunkerke, assim como do povo de Vitória". A cidade francesa tem um dos carnavais mais tradicionais e animados da Europa.

Quem compareceu à abertura da mostra, aprovou a iniciativa. Para a artista plástica capixaba Monica Nitz intercâmbios como esses são sempre muito positivos. "Com essa troca cultural o público do Espírito Santo sai ganhando, e também o público francês quando a gente leva um pouco da nossa cultura para lá".

A mostra "Os triunfos do carnaval" ficará no MAES até 15 de janeiro de 2010 e poderá ser visitada de terça à sexta-feira, das 10hs às 18hs. Aos sábados, domingos e feriados, das 12hs às 18hs. Quem não puder visitar a exposição também poderá conhecer as obras pela internet. [A partir do dia 5 de novembro o conteúdo estará disponível no site www.emcbrasil.com.br.]

Os Triunfos do Carnaval – Vitória, até 15 de janeiro de 2010, de terça à sexta-feira, das 10h às 18 h; sábados, domingos e feriados, das 12h às 18h, no Museu de Arte do Espírito Santo Dionísio Del Santo, Avenida Jerônimo Monteiro, 631, Centro – Vitória (ES).

Os patrocinadores do Ano da França no Brasil ( http://anodafrancanobrasil.cultura.gov.br/) são: Comitê de patrocinadores franceses: Accor, Air France, Alstom, Areva, Caixa Seguros, CNP Assurance, Câmara de Comércio França-Brasil, Dassault, DCNS, EADS, GDF SUEZ, Lafarge, PSAPeugeot Citroën, Renault, Saint-Gobain, Safran, Thales, Vallourec.

Patrocinadores brasileiros: Banco Fidis, Banco Itaú, Bradesco, BNDES, Caixa Econômica Federal, Centro Cultural Banco do Brasil, Correios, Eletrobrás, Fiat, Gol, Grupo Pão de Açúcar, Infraero, Oi, Petrobras, Santander, Serpro.

Parceria: Ministério da Cultura, Ministério das Relações Exteriores, TV5Monde, Ubifrance, Aliança Francesa, CulturesFrance, TV Brasil, SESC, SESC SP. Realização: Governo Federal do Brasil e República Francesa.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira