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05/11/2009 - 10:14

Pesquisa Manpower com 35 países revela o papel dos temporários no mercado de trabalho

Necessidade de aumentar a capacidade da equipe em curto prazo é o que mais motiva contratações, no Brasil, Administração Pública e Educação são os setores que mais valorizam os temporários no país.

São Paulo – A Manpower, líder mundial em consultoria de recursos humanos, acaba de divulgar pesquisa sobre o papel dos trabalhadores temporários na visão das empresas. Mais de 40 mil empregadores de 35 países responderam ao questionário e, entre eles, quase mil brasileiros.

Como principal razão para o uso de trabalhadores temporários, 41% dos entrevistados apontaram o aumento na capacidade da equipe durante períodos sazonais, 15% assinalaram a substituição de funcionários que estão de licença e 9% declararam que parte dos funcionários podem ser efetivados. No Brasil, os motivos são os mesmos, com porcentagens de 50%, 14,5% e 11,5% para cada item, respectivamente.

No país, os setores de Administração Pública e Educação são os que mais valorizam esses profissionais: 55% dos entrevistados da área afirmam tê-los como fundamentais em suas organizações. A Indústria de Manufaturas e a Construção Civil vêm atrás, com 39% e 36%, respectivamente, dizendo considerar os temporários importantes.

Nos 35 países pesquisados, 69% dos empregadores afirmaram que oferecem o mesmo treinamento para temporários e permanentes, contra 26% que não oferece. “Esse é um resultado positivo, já que ambos os profissionais precisam de treino para entender missão, visão e valores de uma empresa, aumentando o nível de comprometimento”, afirma Augusto Costa, diretor geral da Manpower no Brasil. No país, 87% das empresas pesquisadas fornecem treinamento igual para trabalhadores fixos e para os temporários.

“Os empregadores têm agora uma ótima oportunidade de aprender a gerenciar equipes mistas de trabalhadores permanentes e temporários, o que pode ser uma ótima estratégia para compor a força de trabalho”, afirma Costa.

Os resultados da pesquisa apontam ainda um grande potencial para as contratações de temporários, já que a maioria das empresas ainda não os considera como peças-chave. Do total de entrevistados nos 35 países, apenas 34% disseram que eles são importantes no contexto geral da força de trabalho. O Brasil, especialmente, tem grande potencial para contratação dos não-permanentes: aqui, 67% dos empregadores ainda não conhecem as principais vantagens dessa modalidade.

“Com o reaquecimento da economia no Brasil, e a cautela em realizar contratações – o que é correto – os vencedores serão aqueles que usarem os temporários como catalisadores da força de trabalho, aumentando a velocidade de execução das tarefas, acrescentando talentos à equipe e não aumentando os custos. Em outras palavras, fazendo mais com menos”, finaliza o diretor.

Pesquisa - A pesquisa The Role of Contingent Workers in Workforce Strategy (O Papel dos Temporários na Estratégia da Força de Trabalho) entrevistou 41 mil empregadores de 35 países. No documento, “trabalhadores temporários” são definidos como os membros não-permanentes na equipe de uma organização. Entre eles, consultores (geralmente para cargos que exigem alta especialização), trabalhadores terceirizados e empregados provisórios (funções que exigem pouca especialização). O relatório aponta que as empresas devem adotar uma estratégia mais flexível na gestão da força de trabalho, alcançando assim seus objetivos e gerenciando os riscos no mundo pós-crise.

Perfil: A Manpower (NYSE: MAN) é a líder mundial no segmento de serviços em recursos humanos, criando e entregando serviços que ajudam os seus clientes a vencerem no mundo do trabalho em constante mudança. Há 61 anos no mercado, a companhia oferece para os empregadores uma série de serviços para todo o ciclo de negócios e de emprego das empresas, desde recrutamento de pessoal permanente, temporário e administrado até avaliação e seleção de empregados, capacitação, outplacement, terceirização e consultoria.

A Manpower conta com uma rede mundial de 4.100 escritórios em 82 países e territórios que lhe permite satisfazer as necessidades dos seus 400.000 clientes por ano, incluindo empresas de pequeno e médio porte de todos os setores de negócios, assim como as grandes corporações multinacionais. No Brasil está presente desde o ano 2000 e conta com escritórios nas cidades de São Paulo, Aracaju, Belo Horizonte, Campinas, Curitiba, Porto Alegre, Recife, Rio de Janeiro e Santo André. A Manpower Brasil opera sob as marcas: Manpower e Manpower Professional.

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