Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

05/11/2009 - 10:32

Copa Petrobras de Tênis 2009 encerra o ano com sucesso e balanço positivo


Thomaz Bellucci

O ace, saque indefensável, com que o paulista Thomaz Bellucci conquistou o último ponto de sua vitória diante do experiente equatoriano Nicolás Lapentti e que lhe rendeu o título da etapa de São Paulo da Copa Petrobras, no último domingo, encerrou com chave de ouro a sexta edição do maior circuito Challenger da América Latina.

A edição 2009 da Copa Petrobras largou em Bogotá, Colômbia, em meados de setembro. O charmoso Club Los Lagartos foi o cenário da etapa colombiana que premiou três colombianos: Carlos Salamanca em simples, que venceu na final o italiano Riccardo Ghedin, e em duplas, a parceria formada por Alejandro Falla e Alejandro Gonzalez.

De Bogotá, o circuito seguiu para Buenos Aires, no Vilas Club, localizado no coração de Palermo, um dos lugares mais lindos da capital portenha. Novamente, um tenista local sagrou-se campeão da Copa Petrobras. Na decisão, Horacio Zeballos, de 23 anos, derrotou o também argentino Gastón Gaudio, campeão de Roland Garros e ex-número 5 do mundo.

Num lindo dia de sol, Zeballos, principal favorito, se impôs diante ao consagrado adversário para a alegria de milhares de pessoas que lotaram a quadra central do Vilas Club. Uma curiosidade: o técnico de ambos os jogadores é o argentino Alejandro Lombardo. Nas duplas, os locais Brian Dabul e Sergio Roitman venceram seus compatriotas Lucas Arnold Ker e Maximo González. Ao receber o troféu, Zeballos, atual 42º colocado do ranking da ATP, recordou que esse era o seu primeiro título conquistado na capital de seu país.

A terceira etapa foi em Montevidéu, Uruguai. O jovem Pablo Cuevas, nascido em Concórdia, Argentina, mas filho de pais uruguaios, venceu na final o talentoso e experiente Nicolás Lapentti, em noite memorável, acompanhada de perto pelos uruguaios que tomaram conta da quadra central do elegante Carrasco Lawn Tennis.

Cuevas (50º), campeão de duplas de Roland Garros ao lado do peruano Luis Horna, também chegou à final de duplas com seu irmão Martín. Os campeões foram o argentino Juan Pablo Brzezicki e o espanhol David Marrero. Esta também foi a primeira vez que Cuevas faturou um troféu em casa.

De Montevidéu, a Copa Petrobras foi a Assunção, Paraguai, no acolhedor Yacht y Golf Club Paraguayo. Para felicidade do público local, o admirado Ramón Delgado, com desempenho notável, conquistou o título da etapa paraguaia ao derrotar na final o espanhol Daniel Gimeno Traver, quinto favorito. Em duplas, os campeões foram os espanhóis Rubén Ramírez Hidalgo e Santiago Ventura.

Enquanto os paraguaios ainda comemoravam o título de Delgado, a Copa Petrobras seguiu para Santiago, Chile. O Parque Tenis El Alba, localizado aos pés da Cordilheira dos Andes, recebeu o torneio que distribuiu a maior premiação de todo o circuito, US$ 100 mil, e 100 pontos para o campeão.

A grande final foi disputada entre o ídolo local, Nicolás Massú, e o argentino Eduardo Schwank, que luta para recuperar sua melhor posição no ranking. Há dois anos já esteve entre os 50 melhores do mundo.

Surpreendentemente, Schwank acabou com a festa dos torcedores chilenos que ocuparam toda a arquibancada do complexo desportivo. O título de duplas ficou com Schwank e seu compatriota Diego Cristin.

Para fechar o circuito com chave de ouro, a sexta e última etapa da Copa Petrobras aconteceu em São Paulo na tradicional Sociedade Harmonia de Tênis. Para os admiradores do esporte que consagrou Maria Esther Bueno e Gustavo Kuerten, o jovem Thomaz Bellucci, de 21 anos, concluiu sua brilhante campanha conquistando o título da etapa paulistana ao derrotar o equatoriano Nicolás Lapentti.

A quadra central da Sociedade Harmonia de Tênis tornou-se pequena para receber o público local, que vibrou com o triunfo do jovem paulista. Para completar a festa brasileira, Franco Ferreiro e Ricardo Mello foram campeões de duplas.

Os destaques - Ratificando o objetivo da Copa Petrobras e consolidando o compromisso de proporcionar a jovens e experientes jogadores a oportunidade de alcançarem o top 100 do ranking mundial da ATP, os grandes destaques desta sexta edição do circuito foram o argentino Gastón Gaudio, ex-número 5 do mundo, que com os pontos acumulados nas quatro etapas que disputou, saltou da 295ª posição para 177ª, e os jovens Pablo Cuevas e Horacio Zeballos, que foram campeões pela primeira vez na capital de seus países, Uruguai e Argentina, respectivamente.

Visando apoiar a sua estratégia de internacionalização, a Petrobras patrocina a Copa Petrobras de Tênis desde a primeira edição, em 2004. Com a Copa, a Companhia consolidou sua presença na região, utilizando o esporte com um dos instrumentos de integração dos mercados que compõem sua carteira de negócios, que inclui a exploração e produção de petróleo e gás natural, o refino de derivados e a comercialização de combustíveis e lubrificantes.

Campeões da Copa Petrobras 2009: Bogotá, Colômbia | Campeão - Carlos Salamanca (COL) | Vice-campeão - Riccardo Ghedin (ITA). || Buenos Aires, Argentina: Campeão - Horacio Zeballos (ARG) | Vice-campeão - Gastón Gaudio (ARG). || Montevidéu, Uruguai: Campeão - Pablo Cuevas (URU) | Vice-campeão - Nicolás Lapentti (ECU). || Assunção, Paraguai: Campeão - Ramón Delgado (PAR) | Vice-campeão - Daniel Gimeno Traver (ESP). || Santiago, Chile: Campeão - Eduardo Schwank (ARG) | Vice-campeão - Nicolás Massú (CHI). || São Paulo, Brasil: Campeão - Thomaz Bellucci (BRA) | Vice-campeão - Nicolás Lapentti (ECU).

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira