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05/11/2009 - 10:40

Prática e Discurso: o dilema das fusões e aquisições

Pesquisa do Hay Group mostra que somente 16% dos entrevistados pretendem avaliar os aspectos culturais nas próximas operações; e apenas 9% vão mudar a estratégia quanto à liderança.

São Paulo – O discurso e a prática não estão alinhados nas organizações quando o assunto é fusões e aquisições. É isso o que mostra pesquisa do Hay Group realizada com 560 profissionais responsáveis por essas operações em 27 países. Os resultados revelam que ainda são encontradas muitas barreiras nos aspectos intangíveis para a realização dessas operações, impactando diretamente no seu resultado. Mesmo conhecendo quais são exatamente essas dificuldades, 31% dos entrevistados não vão alterar a maneira de conduzir os próximos negócios.

Segundo o levantamento, o principal obstáculo encontrado é a adequação da cultura e o mercado da empresa-alvo – esse item que foi o mais significante para 90% dos latino-americanos que participaram do estudo. Seguido desse tópico estão, a condução das mudanças nas lideranças e a compreensão de questões relacionadas com a base de clientes da companhia comprada. (Tabela 1).

O Hay Group encontrou, porém, certa inconsistência entre o que esses profissionais dizem e o que eles planejam fazer. As principais barreiras que eles encontram nem sempre se traduzem em um plano de ação (Tabela 2). “A comunicação é considerada o sexto maior impedimento para o sucesso, mas eles afirmam que esse é o terceiro tópico mais importante a ser considerado nas futuras fusões ou aquisições” ressalta Jean-Marc Laouchez, diretor do Hay Group. Apesar disso, na prática, apenas 12% de todos os entrevistados avaliaram esse item no próximo negócio. No Brasil, esse número sobe para 15%.

Apesar de a cultura ter sido citada como o maior obstáculo por 31% dos respondentes, apenas 16% deles mudariam sua estratégia para promover maior integração cultural em futuras fusões. Já no Brasil, 46% dos profissionais de fusões e aquisições considerariam essa mudança (Tabela 3).

O mesmo acontece com a liderança, vista como o segundo maior obstáculo para sucesso, mas cai para a quinta posição na lista dos itens mais importantes a serem avaliados nas próximas operações. Somente 9% dos entrevistados abordariam essa questão nas futuras operações. No Brasil, nenhum dos participantes pensa em se aprofundar nesse tópico.

“Apesar de reconhecerem que barreiras como cultura, liderança, governança corporativa e compreensão da base de clientes da empresa target devam ser levados em conta nos negócios, o empenho para a resolução dessas barreiras ainda é inexistente ou simbólico. A importância que a gestão de intangíveis tem tomado do Brasil pode mudar esta situação. Por exemplo, recentemente o BNDES passou a avaliar aspectos como capacidade de inovação, de relacionamento com as partes interessadas e boa atitude ambiental como fatores importantes para concessão de financiamentos o que poderá influenciar a atitude das empresas”, diz Laouchez.

Os profissionais da Austrália e Nova Zelândia, Canadá e Estados Unidos são aqueles que demonstram estarem menos abertos a alterar a forma como conduzem esses processos para evitar as barreiras encontradas, com 71% e 43% respectivamente.

Na América Latina, 30% dos entrevistados afirmaram que também não mudariam a estratégia utilizada em operações futuras. O sudeste asiático é a região mais receptiva e somente 15% disseram não ter planos diferentes nos próximos negócios.


. Maiores barreiras para o sucesso [Tab 1].
Ranking:
1-Dificuldades na adequação da cultura e o mercado da empresa-alvo.
2- Condução das mudanças nas lideranças da empresa-alvo.
3- Compreensão de questões relacionadas com a base de clientes da companhia comprada.
3- Problemas com governança na empresa-alvo.
4- Tomar conhecimento de questões relacionadas com a marca.
5- Prestar atenção especial em questões sobre inovação e know-how.
5- Problemas com estrutura organizacional
5- Problemas de Comunicação
. Qual é o item mais importante para ser considerado em futuras operações [Tab 2].
Rank: Which is the most important to consider in future deals
1-Dificuldades na adequação da cultura e o mercado da empresa-alvo.
2- Problemas com governança na empresa-alvo.
3- Problemas de Comunicação
4- Compreensão de questões relacionadas com a base de clientes da companhia comprada.
5- Condução das mudanças nas lideranças da empresa-alvo.
5- Problemas com estrutura organizacional
6- Tomar conhecimento de questões relacionadas com a marca.
6- Prestar atenção especial em questões sobre inovação e know-how.
. O que você realmente abordaria de maneira diferente nas futuras fusões e aquisições: [Tab 3].
…............................Cultura.........Liderança..........Conhecimento da base de clientes.........Sem planos/ou manter a mesma estratégia
Índice global............16%..................9%..............................17%..............31%
Brasil...................... 46%................. 0%............................. 31%...............0%
Estados Unidos e Canadá.... 5%.... 10%............................. 17%...............43%
Índia....................... 29%............... 14%............................. 29%................0%
Hong Kong e China …....... 15%... 15%............................... 5%................5%
Rússia................................... 0%..... 0%............................... 25%..............50%

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