Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

08/05/2007 - 08:07

Evento auxilia empresas a evitar desperdício com licenças de software

Com o objetivo de esclarecer executivos, administradores de TI e advogados sobre os riscos causados pela utilização inadequada de programas de computador nas empresas, e de orientar sobre os aspectos legais do licenciamento de software, para evitar o desperdício de recursos, a Multimídia Brasil realizará no dia 10 de maio um evento na Fundação Getúlio Vargas.

O evento será composto por duas palestras, sendo a primeira do advogado e consultor especializado em questões legais e fiscais relativas a programas de computador, Dr. Marco Antonio, e a segunda do diretor comercial da Multimídia Brasil, Carlos Sacco, que abordará o assunto sob a ótica da TI, explicando como a tecnologia pode auxiliar a empresa no controle das licenças e utilizações de software.

“É uma boa oportunidade para que os empresários abram os olhos para o risco de não controlar a utilização de software dentro de sua rede corporativa. O evento vai ser completo, pois abordará tanto a parte legal e jurídica, quanto o âmbito tecnológico do tema”, afirma Carlos Sacco.

O controle sobre o licenciamento e a utilização de software está ganhando cada vez mais importância no cotidiano das empresas. A união da intensificação de ações contra usuários de programas não-licenciados, por parte dos fabricantes de software, e uma mudança de postura de juízes, promotores e polícia federal na fiscalização e punição, está fechando o cerco às empresas que não controlam os ativos de software presente em sua rede.

De acordo com a lei brasileira, cabe ao empresário responder por qualquer irregularidade que ocorra na companhia, inclusive as praticadas por funcionários. Segundo Dr. Marco Antonio, “ainda são poucas as empresas que adotam uma postura preventiva. A maioria faz vistas grossas e é, justamente aí, que mora o perigo. São constantes as ações de busca e apreensão de software irregular em todo o país, com prisões em flagrante e abertura de processos civis e criminais”.

No Brasil, a estimativa da Associação Brasileira Empresas Software é de que o índice da pirataria esteja na casa dos 56%. Embora não exista um perfil oficial dos adeptos da pirataria, fontes do setor acreditam que aproximadamente 80% das micro, pequenas e médias empresas brasileiras usam algum tipo de programa irregular. Das 236 ações propostas em 99, cerca de 50% tiveram como alvo organizações de pequeno porte.

Para as empresas que procuram ter um controle mais efetivo sobre os ativos de software de sua rede, a tecnologia é a grande aliada. É ela que permite às empresas possuir um gerenciamento eficiente e automatizado. “A tecnologia vai ter papel fundamental para as empresas que querem melhorar o controle da utilização de software presente na rede da empresa. O evento será uma grande oportunidade para as empresas terem a idéia exata do que a tecnologia pode fazer por eles neste processo”, finaliza Carlos Sacco.

Perfil da Multimídia Brasil - Com doze anos de experiência no mercado brasileiro a Multimídia Brasil distribui soluções de software nas áreas infra-estrutura [inventário automático de micros e redes, service desk, help desk e CRM 100% web e distribuição automática de software] e segurança da informação [gerenciamento automático de políticas de segurança e controle inteligente de mídias USB].

Principais clientes - Banco Safra, Banco BMC, Banco Daimler Chrysler, Buscapé, Cosan, Correios, Dedalus H&C, Elevadores Otis, EverSystems, Faap, FGV, F/Nazca, FCB Giovanni, Fundação Bradesco, Hefging Griffo, Metrô SP, Maxion, Merril Lynch, Sadia, Sab Company,SMS, entre outros.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira