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05/11/2009 - 11:00

Participação brasileira na Feira A + A pode gerar R$ 2,5 milhões para o setor coureiro- calçadista brasileiro

Fabricantes de componentes para calçados brasileiras apresentam produtos inovadores, até dia 06 de novembro, na Alemanha.

Empresas brasileiras do setor de componentes para couro, calçados e artefatos participam da Feira A + A, em Düsseldorf, na Alemanha. A iniciativa é resultado da parceria da Assintecal by Brasil (Associação Brasileira de Empresas de Componentes para Couro, Calçados e Artefatos) com Apex-Brasil (Agência Brasileira de Promoção de Investimentos e Exportação). Até sexta-feira (06), fabricantes de componentes do setor apresentam inovadores produtos ao mercado europeu. A prospecção no mercado alemão vai gerar US$ 250 mil durante o evento, com previsão de US$ 2,5 milhões nos próximos 12 meses.

Escolhido como foco da missão, o país é um dos maiores mercados consumidores da União Européia, oitavo em nível mundial e um dos principais destinos das exportações brasileiras de janeiro a outubro deste ano. Conforme os organizadores da ação, a participação na feira na Alemanha apresenta grandes oportunidades às fabricantes brasileiras. O país é o quarto importador de componentes para calçados brasileiros, e têm grande demanda por produtos de qualidade e tecnologia para a fabricação de calçados esportivos e de segurança, segmentos de mais representatividade no mercado.

A predominância de associações também torna o país propício a operações comerciais junto ao mercado externo. Sob esse cenário, as fabricantes brasileiras têm excelentes expectativas quanto a participação brasileira na A+A. A Globalfit que participou da última edição da feira, em 2007, apresenta este ano a produtos que atendem ao alto padrão de exigência do mercado europeu. Conforme explica o diretor da Globalfit, Daniel Juchem, entre as novidades destaca-se a linha de etiquetas holográfica/3D, proporciona uma ilusão de ótica que apresenta um efeito de altura e profundidade no produto. "As etiquetas holográficas são recorrentes nos materiais de marketing do setor calçadista, por agregar caráter inovador ao produto", afirma Juchem.

Também presente à feira na Alemanha, a Artecola considera a participação em eventos internacionais fundamental para o planejamento de ações estratégicas. Segundo a gestora de negócios da Artecola, Bruna Klauck, o objetivo da participação da empresa é visualizar novas oportunidades de negócios, pesquisar tendências mercadológicas e tecnológicas. “Esta missão é uma ótima oportunidade para conhecimento do mercado, fatores que garantem competitividade ao produto brasileiro e assertividade das transações comerciais”, destaca Bruna Klauck. A fabricante de adesivos industriais e componentes para calçados de segurança também aproveitará para divulgar os produtos de alta performance. Além da Globalfit e Artecola, as empresas ITM e Fleckstell integram a equipe brasileira na feira A+A.

Informações estratégicas - Em nível mundial, a Alemanha ocupa a quarta posição junto aos principais importadores de calçados e, a oitava como um dos maiores consumidores. A indústria calçadista alemã é composta por cerca de 125 empresas, as quais ocupam em torno de 15.664 pessoas. As principais regiões produtoras são Rheinland Pfaalz, Bayern, Baden Wuttemberg, Nordrhein-Westfalen, Hessen e Niedersachsen.Na produção, predominam os calçados de couro, no entanto, cresce a produção de calçados de nicho, como é o caso dos calçados de segurança.

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