Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

05/11/2009 - 11:01

Global Franchise implanta marcas brasileiras em Angola e na Índia

E organiza missões para levar outras empresas interessadas nos mercados emergentes e também na Europa.

Sapataria do Futuro e Emagrecentro são marcas brasileiras já implantadas pela Global em Angola. Entre 18 a 20 de novembro,empresários brasileiros terão oportunidade de participar da maior feira de negócios da Europa, a MAPIC 2009; e de 24 e 27 de novembro, será a vez de conhecerem a Índia

São Paulo, 04 de novembro de 2009 – A Global Franchise – empresa especializada no desenvolvimento de mais de 200 projetos de franquias no Brasil e no exterior desde 1987 – está levando marcas brasileiras para Angola, Índia e Europa. Angola foi escolhida por ser um país em desenvolvimento e estar aberto a diversos segmentos, de produtos e serviços a fabricantes dos mais variados itens. Já a Índia, bastante desenvolvida economicamente, está de olho em serviços e bens de consumo de luxo. Já a participação na Europa se dará pela MAPIC, uma das três maiores feiras de negócios do mundo.

Angola – A Global Franchise é a primeira consultoria de franquias a montar escritório no continente africano, mais exatamente em Luanda, capital angolana. O consultor Paulo César Mauro, presidente da Global, afirma que outro motivo para selecionar Angola para apresentar marcas brasileiras é o fato de ter em comum a língua portuguesa. “O país será também um polo para toda a África, continente que deve apresentar as maiores taxas de crescimento nas próximas décadas, e onde o franchising tem pouco desenvolvimento e, portanto, muitas oportunidades, inclusive para empresas de pequeno e médio portes. Vamos prospectar as necessidades locais e fazer um elo com os empresários brasileiros que queiram se expandir naquele continente”, explica.

Angola tem 18 províncias e uma população próxima de 14 milhões de habitantes. Além da capital, conta com cidades do interior abertas ao desenvolvimento e à entrada de produtos e serviços dos mais variados segmentos. “A Odebrecht foi a construtora que abriu o mercado brasileiro para o país. Luanda tem apenas um centro comercial”, explica o consultor.

Pelas mãos da Global, um empresário brasileiro, radicado naquele país há alguns anos, resolveu diversificar seu ramo de atuação adquirindo – em sociedade com um investidor angolano – uma máster franquia da clínica Emagrecentro – que há 22 anos mantém tratamentos de emagrecimento e estética a preços acessíveis. “No mercado Angolano, ele também está instalando o Emagrecentro Fitness, acoplando duas clínicas da mesma marca, voltadas principalmente ao público feminino”, conta Paulo.

A Global Franchise já levou para Angola a franquia Sapataria do Futuro. O mercado potencial daquele país é o da população de alto poder aquisitivo. Os principais projetos a ser desenvolvidos abrangem franquias e a instalação de centros comerciais planejados e ancorados com franquias. “Destruído por guerras, Angola está sendo reconstruído há dez anos. Dispõe de recursos naturais, como petróleo e diamantes, que financiam o crescimento e propiciam oportunidades para a instalação de farmácias, supermercados, lojas de todos os ramos e serviços que vão desde alimentação a clínicas médicas, odontológicas e de estética”, detalha.

O escritório da Global Franchise está organizando para 2010 uma missão com empresários brasileiros e de outros países latino-americanos, aproveitando projeto desenvolvido pela ABF – Associação Brasileira de Franchising com a APEX – Agência de Promoção da Exportação: “Angola tem relações comerciais com diversos países do continente africano. Daremos seminários para empresários e investidores interessados em expandir sua marca. Também teremos um portal de franquias e a revista Franchise & Global Opportunities”, garante.

Franchise India 2009 – Recente pesquisa doGlobal Retail Development Index (GRDI) constatou que a Índia é considerada o mercado mais atrativo do mundo para investimentos na área de varejo. “A Índia tem a mesma dimensão da China, e um enorme potencial de mercado a ser explorado. Está em franca evolução, mas ainda mais ligada a influências europeias. Qualquer marca latino-americana que queira se internacionalizar vê a Índia como mercado essencial para se expandir. Assim como Angola, ainda tem pequena infraestrutura, porém tem uma faixa da população com melhor poder aquisitivo, ávida por artigos e serviços mais sofisticados”.

Para entrar nesse mercado, a Global Franchise está organizando, em parceria com a Franchising in India, uma missão de um ano para aquele país, que se inicia com uma visita de quatro dias a Nova Déli – de 24 a 27 de novembro. Segundo o presidente da Franchising in India, Gaurav Marya, “apesar de a economia global estar em recessão, a Índia continua a brilhar como um dos países de maior potencial, e continua a crescer anualmente perto dos dois dígitos. Além disso, cresce a consciência dos indianos em relação à importância da marca, e com isso o desejo cada vez maior por marcas internacionais de sucesso”.

Durante um ano, o programa Franchise India 2009/10 estudará a viabilidade de entrada de marcas na Índia, desenvolvendo um intenso plano estratégico. Vamos levar empresários brasileiros que queiram investir no mercado indiano em qualquer área, seja em serviços – alimentação, clínicas médicas, lavanderias e sapatarias – ou produtos, como roupas e calçados. A confecção na Índia é um mercado forte, porém ainda muito básico, assim como todos os outros produtos e serviços, incluindo indústrias”, afirma Paulo César Mauro.

O programa inclui a apresentação dos pontos críticos de sucesso para qualquer segmento no país. Serão revisados planos de negócios e modelos, com avaliação das adaptações necessárias, tendo como meta a implantação de marcas estrangeiras. Os empresários também participarão da 7ª FRO – a maior feira de franchising da Índia, onde franqueadores de diversas nacionalidades apresentarão suas franquias para mais de 20 mil visitantes. Os brasileiros poderão, ainda, se inscrever para os bancos de dados de investidores da Franchise India, além de constar do catálogo da feira e atuar na rodada de negócios com investidores durante o evento. “Estivemos nessa feira há dois anos, representando a Associação Brasileira de Franchising e proferindo palestra sobre o mercado brasileiro para os participantes do Fórum Internacional que aconteceu em paralelo”, conta o presidente da Global Franchise.

MAPIC 2009 – A Global Franchise estará também participando da maior feira de negócios e shopping centers da Europa, a MAPIC 2009, a ser realizada na França, mais especificamente em Cannes, de 18 a 20 de Novembro.

Para se ter uma idéia do porte desta feira, a MAPIC tem a participação de empresas e Governos de 71 países, mais de 2300 desenvolvedores de centros comerciais, e mais de 1000 exibidores.

Esta é uma feira diferente, onde participam investidores de alto nível, que pagam 800 euros para entrar na feira. Este valor de entrada mais alto se justifica não apenas para selecionar os investidores, mas também porque a feira faz um trabalho intenso de aproximação dos investidores e as empresas participantes da feira, sejam franqueadores com interesse na expansão internacional, sejam empresas buscando investidores para projetos diversos, sejam lançamentos de centros comerciais em diversos países do mundo.

Junto à feira, acontecerão diversas palestras sobre o varejo mundial. Paulo César Mauro, diretor da GLOBAL FRANCHISE fará uma palestra sobre o desenvolvimento do varejo e franchising no Brasil, e a melhor maneira para empresas estrangeiras entrarem no nosso mercado.

Como participar:Empresários tanto franqueadores quanto investidores, que estejam interessados em participar da MAPIC 2009 para conhecer este evento espetacular e ou para participar dos eventos em Angola ou Índia devem procurar a Global Franchise, entrando em contato direto com o diretor presidente da empresa, Paulo Cesar Mauro:

Global Franchise - No mercado desde 1987, a Global Franchise é uma das mais expressivas empresas de desenvolvimento de canais de distribuição por meio do sistema de franquias. Desenvolveu diversos projetos no Brasil e no exterior, colaborando para o crescimento do sistema de franchising na América do Sul. É pioneira na introdução de franquias internacionais no Brasil e na exportação de marcas nacionais. Atualmente, participa do projeto de expansão internacional de franquias assinado entre a Associação Brasileira de Franquias e a Agência de Promoção e Exportação do Ministério do Desenvolvimento (Apex).

Oferece a seus clientes – empresas nacionais e internacionais – soluções práticas e inovadoras a fim de levá-los a atingir plenamente suas metas empresariais: divulgação do sistema de franchising para shoppings em fase de inauguração e promoção de rodadas de negociação(Franshop); consultoria na busca por pontos comerciais mais adequados para cada tipo de franquia (FranRealty); consultoria para franqueadoras internacionais que querem expandir-se no Brasil (FranImport) bem como para as empresas nacionais que querem levar suas marcas ao exterior (FranExport); formatação de novas franquias (FranStart) e seleção de franqueados (FranMatch); A Global Franchise também oferece aos clientes espaço em seu portal internacional de intercâmbio de negócios em franquia (FranWeb) e estuda a viabilidade de associar-se a empresas franqueadoras, uma maneira de reverter mais de duas décadas de experiência com o sistema em bons negócios (FranVenture).

Em se tratando de expansão de franquias, a Global conta com um departamento comercial altamente profissional, comandado por Eládio Toledo, que oferece os serviços FranExpand e o FranShow, neste caso, um criativo modelo de feiras itinerantes que apresenta negócios, nas mais diversas regiões, para interessados em franquias.

À frente da Global Franchise estão os consultores Paulo Cesar Mauro e Wagner Lopes D’Almeida. Mauro é autor do livro “O Guia do Franqueador” e recebeu o prêmio “Empreendedor do Novo Brasil”, concedido pelo Endeavor em parceria com a Revista S.A. D’Almeida é um profissional com grande experiência na implantação e administração de sistemas de franquias.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira