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05/11/2009 - 11:12

A visão multifacetada do indivíduo na complexidade urbana

Geoanálise como ferramenta de interpretação na Gestão do Conhecimento .

O meio ambiente urbano influencia a percepção e atitudes dos indivíduos através dos constantes impactos sofridos por estímulos visuais, verbais, sonoros, estéticos, alterando valores e crenças, e forçando o surgimento de reações variadas, tais como, amadurecimento precoce na infância, aumento do nível de tolerância cultural, étnica, religiosa, moral, oferecendo constante estímulo a uma educação multifacetada e fracionamento familiar.

A complexidade urbana interfere no indivíduo, que através da sua cadeia de necessidades, impacta novamente o desenvolvimento urbano, refletindo-se na potencialidade de consumo, no dimensionamento do “share of wallet” das famílias, nas necessidades de crédito e riscos de inadimplência, bem como no direcionamento de políticas governamentais, diversidade essa traduzida por indicadores que permitam mapear esta visão multifacetada.

Isso se torna possível através da geo-análise que permite agregar informações de diversas naturezas, trazidas para o mesmo tempo e espaço, permitindo a construção desta visão do indivíduo integrada ao seu meio ambiente, utilizando técnicas de Estatística Multivariada e Espacial.

Para reconhecer as diversas tipologias da cidade define-se a Segmentação de Estágios de Desenvolvimento Urbano1 , que utiliza a delimitação geográfica dos setores censitários como unidade primária de informação, e dados provenientes de fontes de estatísticas públicas - que integram aspectos relativos ao desenvolvimento urbano.

Como resultado da segmentação são definidos 7 estágios diferenciados de um município – Solidez, Segurança, Equilíbrio em Conquista, Unipessoal, Estabilidade e Sobrevivência e Privação.

Estes segmentos, quando vistos através do georreferenciamento, permitem entender a interferência do meio ambiente no indivíduo, para suporte desde a um gerenciamento de categorias a ser exposto em determinada loja até ofertas e promoções com comunicação direcionada à venda de um cartão de crédito; seja vinculado à necessidade pessoal ou a uma política governamental de estabelecimento de uma unidade de atendimento de saúde que determine o perfil de atendimento.

Segmentação do Estágio de Desenvolvimento Urbano – São Paulo

Através da ótica da segmentação percebe-se claramente uma relação geográfica de desenvolvimento do município, onde a concentração maior é na região central e oeste, e melhores aspectos sócio-econômicos também, seguida por um anel de estabilidade - caracterizado pela imigração e desenvolvimento histórico da cidade - culminando numa periferia de níveis de sobrevivência e privação. Estes estágios convivem de forma integrada.

Para entender o perfil familiar que apoia estes segmentos, tem-se abaixo o descritivo de algumas das tipologias de moradores:

Solidez são núcleos familiares que apresentam: Solidez e patrimônio: residem em moradias de alto padrão - presença de empregados domésticos e na maioria equipados com tecnologia avançada.

Estrutura familiar: estabelece pela composição de suas individualidades, tanto nos aspectos ideológicos quanto materiais, compreendem atividades como leitura, centrada na aquisição de informação da atualidade e tecnologia.

Hábitos: se refletem no orçamento familiar. Os gastos com educação e saúde da rede privada apresentam destaque nas despesas, bem como as viagens, as atividades culturais e de lazer diversificadas e sofisticadas.

Valores: pessoas dinâmicas, conectadas, abertas a novas experiências e dispostas perante a vida

Alimentação: provida muitas vezes pelo “delivery”, ou em restaurante “fast food”, aliados a sofisticação. Sobrevivência são pessoas que apresentam:

Residência: nas regiões de menor infraestrutura urbana e baixa qualidade no transporte coletivo. As construções são estruturadas sem preocupação no seu acabamento, com oportunidade para a instalação de outros cômodos para os filhos, num futuro próximo.

Rendimento: os gastos são compartilhados pelos membros da família. Há uma multiplicidade per capita de cartões de crédito neste grupo.

Composição familiar: jovem e numerosa, onde a baixa escolaridade do chefe de família reflete o padrão de vida comprometido com gastos básicos.

Valores pessoais: moldados por celebridades representando sua aspiração de ascensão social.

A partir do conhecimento deste perfil amplo do consumidor, uma empresa pode enriquecer sua base de dados corporativa de forma a apoiar as estratégias de marketing de relacionamento, através do georreferenciamento de seu cliente.

Planejamento de Políticas de Saúde

Na visão diferenciada do conceito Saúde-Doença, procura-se integrar o conhecimento histórico do processo da doença à sua determinação social. Desta forma, o processo da saúde-doença é função dos indivíduos no espaço urbano que incorpora diversas realidades tais como: condições de vida, acesso à informação, atendimento, prevenção e outras dimensões.

Assim, o modelo de análise passa a ser sobre a situação de risco (micro-áreas) provavelmente diferente do modelo de risco individual, identificando-se o espaço como o meio desta potencialidade, e onde a consideração das desigualdades urbanas, quer sejam econômicas, culturais, de estágio de vida e outras, permitam subsidiar o planejamento de intervenção.

A integração das informações de saúde sob aspectos tais como: morbidade, mortalidade, assim como a rede hospitalar disponibilizada para a população, às dimensões de estágios de desenvolvimento urbano, constituiu-se numa forte ferramenta estratégica, denominada “Atlas da Saúde”, em conjunto com Hospital Albert Einstein e Prefeitura de São Paulo (http://apps.einstein.br/atlas/)

Com o mapeamento dos casos das doenças crônicas, estimados a partir de modelos estatísticos que se baseiam coeficientes de mortalidade e índices de letalidade sobre os óbitos, e por fontes públicas da Secretaria de Saúde (DATASUS e PRO-AIM), dados estes relativizados quanto ao estágio de desenvolvimento urbano, garantiu-se uma melhor precisão nas estimativas de incidência de casos com uma distribuição espacial pela cidade.

. Por: Sueli Daffre, sócio-diretora da SD&W empresa pioneira em modelagem estatística, presente há 22 anos no mercado

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