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05/11/2009 - 11:14

Na hora do planejamento, é bom pensar na TI

Em época de planejamentos e elaboração de orçamentos para o ano seguinte, as empresas costumam estruturar seus planos departamentais para o próximo exercício, sempre direcionados pelo seu Planejamento Estratégico. São criadas metas de venda, de produção, planos para conquistar novos mercados e clientes, entre muitos outros. Porém, um item importante para que estes planos departamentais sejam suportados e atinjam suas respectivas metas e objetivos, é a estruturação de um bom Plano Diretor de Informática (PDI). Sem ele, é praticamente impossível atingir as metas propostas, pois o PDI é essencial para o gerenciamento das informações que darão ao empresário uma visão completa do ambiente de Tecnologia da Informação (TI) perante a estratégia da organiza& ccedil;ão.

São poucas as empresas que se preocupam com a integração da TI às demais áreas da empresa. A grande maioria delas toma decisões isoladas na área de TI, deixando que ela caminhe em paralelo, e não integrada em seus objetivos. Desta forma, elas passam a atuar apenas como um reagente e não agente de mudança e inovação dentro da organização. O planejamento de integração do ambiente de TI quase nunca é pensado, apesar de ser estratégico para o crescimento estruturado dos negócios.

Norteado pelo plano estratégico da empresa, o PDI define os planos e ações de TI para suportarem a estratégia da empresa na conquista de seus objetivos. Normalmente possui um horizonte de cinco anos, com revisões anuais, o que evita que a empresa tenha de ficar se preocupando sempre com a TI. E é exatamente isso o que ocorre em grande parte das empresas. O lado negativo é que, sem o planejamento de TI, o investimento, que pode ser diluído ao longo de alguns anos, tem de ser feito de imediato, o que eleva os custos e acaba sendo preterido.

O empresário que pensa e atua com objetivos e metas, sabe que o investimento em um bom PDI é tão importante quanto um bom plano de vendas ou de logística, por exemplo. Pois de nada adianta a equipe de vendas se esforçar para vender mais e a empresa não ter infraestrutura para emitir as notas fiscais na velocidade desejada. Então, agora é a hora de se planejar para atingir as metas propostas para o próximo ano.

. Por: Jair Fahl, associado da Terco Grant Thornton, onde atua na área de Consultoria de TI.

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