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05/11/2009 - 11:17

BioFach América Latina e ExpoSustentat alavancam o debate por uma Copa do Mundo sustentável

A feira e o ciclo de palestras reuniram mais de 300 expositores de 15 países que apresentaram lançamentos para visitantes de mais de 20 países.

O sucesso de vendas dos produtos orgânicos brasileiros ficou evidente no visual dos estandes, a vitrine de um setor que cresce 20% ao ano. Um dos visitantes ilustres, Gilberto Carvalho, Chefe de Gabinete do presidente Lula, conheceu o estande do Ministério do Desenvolvimento Agrário e ficou impressionado com o profissionalismo das apresentações. A sala Talentos do Brasil da ExpoSustentat, visitada pelo Chefe de Gabinete, foi uma das gratas surpresas deste ano tanto pela elegância cênica como pela reunião de artesãs e artesãos do meio rural, expondo peças de vestuário e acessórios de rica identidade gráfica e surpreendente uso de matérias-primas.

“Não tenho a menor dúvida que a inovação visual dos estantes e o profissionalismo das empresas de produtos orgânicos atraíram um público qualificado e novos investidores entrarão nos mercado comprometido com orgânicos e sustetanbilidade”, revela Maria Beatriz Martins Costa, co-realizadora da BioFach AL e ExpoSustentat e diretora do Planeta Orgânico. “Só a sala Caatinga Cerrado, que representa um dos mais ricos biomas do mundo, tem impacto direto e indireto em vinte mil famílias, produzindo e vendendo para diversos países”. Uma das maiores feiras e conferências de orgânicos e serviços sustentáveis do mundo, a BioFach AL e ExpoSustentat materializa o market place e um ponto de encontro para a discussão de negócios e idéias sustentáveis. Mais uma vez, o evento se posiciona como uma vanguarda ao lançar um fórum para discutir a realização de uma Copa do Mundo orgânica e sustentável.

Para quem ainda tinha dúvidas sobre a capacidade e a tradição brasileira nessa discussão da sustentabilidade bastaria lembrar que, na abertura do evento, os secretários do Meio Ambiente e da Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, Francisco Graziano Neto e João de Almeida Sampaio Filho, homenagearam a engenheira agrônoma Ana Maria Primavesi, autora do livro Manejo Ecológico do Solo, e uma das mais ferrenhas defensoras das práticas equilibradas na produção de alimentos. Francisco Graziano aproveitou a abertura do evento para divulgar o lançamento do programa de manejo ecológico do solo na região da represa de Guarapiranga, na área metropolitana de São Paulo.

Lígia Amorim, diretora da Nürnberg Messe Brasil e co-realizadora da BioFach AL e ExpoSustentat trouxe a público, durante o evento, o lançamento do prêmio de inovação para o setor de cosméticos. O prêmio será ainda detalhado nos próximos meses mas, segundo a Associação Brasileira de Cosmetologia, a entidade parceira na realização do prêmio, o Brasil, como terceiro maior mercado de cosméticos do mundo, precisa dar maior visibilidade às realizações locais e, na esteira desses incentivos, a Nürnberg Messe Brasil lançou a agenda positiva.

Novas empresas no setor de cosméticos naturais brasileiros - O setor de cosméticos da BioFach América Latina contou com novos participantes em 2009. A ABC, Associação Brasileira de Cosmetologia, participou na edição deste ano, pela primeira vez. O Estado do Paraná trouxe um grupo de empresas e a Harmony Cone, uma empresa americana da Georgia, demonstrou uma linha de produtos terapêuticos como o incenso de reflexologia para orelha.

O faturamento das indústrias de skin care aumenta em cerca de 1 bilhão de dólares, ao ano. Nos Estados Unidos o mercado passa dos 7 bilhões de dólares. Só na Alemanha o mercado consome o equivalente a 672 milhões de euros. Empresas como a Dr.Hauschka, Weleda, Lavera, Logona e Primavera colocam a Alemanha como uma das principais indústrias do setor, no mundo. No Brasil, a distribuição de cosméticos naturais ainda se encontra concentrada nos mercados tradicionais como supermercados, entregas à domicílio e lojas de produtos naturais. Porém, há um vasto mercado doméstico a ser explorado.

Na mesa redonda Desafios e Oportunidades do Mercado de Cosméticos e Bem Estar, o presidente da ABC, Alberto Kurebayashi, relatou o trabalho da entidade junto a empresas que desejam lançar novos produtos nesse mercado. O gerente Fábio da Beraca, uma das maiores fornecedoras de insumos para a indústria mundial de produtos para a indústria cosmética, farmacêutica de fragrâncias, expôs as práticas de fair trade da empresa junto às comunidades locais extrativistas de produtos amazônicos e de outros biomas brasileiros.

Por uma Copa do Mundo sustentável e por que não? Até as Olimpíadas - O consultor dinamarquês, Bent Mikkelsen, trouxe a discussão acerca dos desafios em oferecer produtos orgânicos para grandes eventos como a Copa do Mundo e as Olimpíadas. Não apenas a discussão. Bent Mikkelsen mostrou mais de 20 anos de experiência com vários exemplos europeus de eventos esportivos, culturais e musicais com a presença de grandes públicos, consumindo produtos e alimentos saudáveis e sustentáveis. Mikkelsen sugeriu a criação de uma força tarefa capaz de mobilizar os tomadores de decisões, os organizadores e os planejadores de cardápio a considerar as questões de impacto climático e a capacidade de influir sobre os hábitos alimentares dos jovens que frequentam esses eventos de massa.

Ingo Plöger, membro das comissões de Desenvolvimento Econômico Brasil-Alemanha e da câmara consultiva do Fórum Internacional Rio + 10, pelo Conselho Empresarial Brasileiro para o Desenvolvimento Sustentável, acrescentou mais um evento à lista em discussão: a Expo São Paulo 2020. Para Ingo Plöger, a implantação de caterings orgânicos tanto nos hotéis como nas arenas multifuncionais daria um enorme impulso à cadeia produtiva. “Mas isso exigiria uma monitoração muito qualificada que, além de investimentos, demanda tempo e dedicação.”

A mesa redonda sobre orgânicos na Copa, mediada pela diretora do Planeta Orgânico, Maria Beatriz Martins Costa, além de Ingo Plöger, contou com a presença Kátia Terezinha da Silva do ministério do Turismo, Paulo César Alvim do Sebrae nacional, Ming Liu da OrganicsBrasil, Paulo Pompilio do grupo Pão de Açúcar, Fabio Ramos da empresa de consultoria rural Agrosuisse e Rodrigo Ikedo da GRSA, a maior fornecedora de serviços de alimentação para empresas do Brasil.

Outro participante, o diretor de geração de renda e agregação de valor do Minstério do Desenvolvimento Agrário, Arnoldo de Campos, defendeu a Copa do babaçu, da castanha, do baru, do umbu, do pinhão e não do morango e chocolate. Para Arnoldo de Campos, os conceitos de responsabilidade ambiental e social associados à biodiversidade brasileira e a um evento com a repercussão de uma Copa do Mundo poderiam constituir um projeto de nação.

O Mapa Legal do setor - O último censo do IBGE revelou um dado que motivou um pedido de alteração do prazo de adequação do setor a Lei de Orgânicos 10.831. “Noventa mil famílias declararam que praticam a agricultura orgânica e, em especial, na região do nordeste brasileiro, uma notícia desconhecida pelo setor e pelos órgãos públicos. O prazo final para adequação é 28/12/09, mas a Câmara Setorial de Orgânicos realizou uma reunião e fizemos um pedido ao Ministério da Agricultura para que adie esse prazo para 28/12/10. A primeira data pode causar um desestímulo as pessoas sérias que estão ingressando no setor”, explica Gustavo Bacchi, diretor da BCS OKO Garantie-Brasil, a mais renomada certificadora alemã. O especialista ressalta que o mapa legal é de extrema importância para o setor e reforça que, “quando ele aconteceu nos Estados Unidos, na Europa e no Japão, atraiu fortes investimentos de bancos e multinacionais que sentiram-se seguras para sólidas parcerias e o setor ficou muito mais fortalecido”.

Lançamentos Inovadores - Na sala da OrganicsNet da Sociedade Nacional de Agricultura, a Cultivar Brazil apresentou novidades, como a paçoca de castanha-de-caju; a Epicuro mostrou o molho para saladas, produzido com semente de papaia; a Rudá divulgou os bolos de frutas e de milho; a Ecobras levou para a feira os tofus com salsa e do tipo firme (com maior teor de soja); a loja de produtos naturais Ecobio trouxe produtos como as farinhas de feijão branco, de soja e a linhaça dourada em grãos, a Nuttra Organic Ice Cream, junto com a Skibel apresentou a linha de sorvetes orgânicos nos sabores açaí, acerola, amora e morango, manga e maracujá.

A Coopernatural divulgou os sabonetes de própolis e de eucalipto com hortelã; o Sítio do Moinho , com os tradicionais pães, hortaliças e grãos, lança o agave, adoçante natural produzido a partir de uma suculenta do México; a ViaPaxBio apresenta o achocolatado Kids, direcionado ao público infantil e uma nova linha de molho de tomate; a Reserva Fólio mostrou o fortalecedor de unhas de andiroba; o leite hidratante corporal de aloe vera, calêndula e lavanda; a loção cremosa de cupuaçu e uma linha variada de sabonetes e máscaras faciais.

Orgânicos na alimentação escolar foi tema de mesa redonda - Uma mesa redonda para discutir a introdução da cultura de orgânicos na educação e o acesso das crianças e adolescentes aos alimentos saudáveis ganhou força esse ano com a aprovação recente da Lei 11.949/09 que trará alterações no Programa de Alimentação Escolar. A lei passa a regulamentar a aquisição de gêneros alimentícios para a merenda escolar direto do produtor ou empreendedor familiar rural, priorizando os assentamentos da reforma agrária, as comunidades indígenas e comunidades quilombolas. Segundo o diretor Arnoldo Anacleto de Campos, do ministério do Desenvolvimento Agrário, a lei deve estimular o consumo de produtos saudáveis como frutas e legumes de produções locais que respeitem os hábitos alimentares, a cultura e a tradição alimentar da localidade.

Segundo alguns cálculos essa mudança vai atender alunos do ensino médio e pode aumentar de 36 para 43 milhões o número de merendas escolares do País. Para Arnoldo de Campos, essas novas práticas devem limitar o consumo de industrializados. Alguns espcialistas em distribuição, porém, alertaram para dificuldades que muitas prefeituras enfrentam com a figura do atravessador e mostraram casos de inchaço de preços do feijão e da laranja.

Projeto Comprador - O Organics Brasil realizou o Projeto Comprador, com a Apex-Brasil e Planeta Orgânico, e estima que foram efetuados cerca de US$ 3 milhões em novos negócios e a manutenção de US$ 1,5 milhão em contratos fechados anteriormente pelas redes de varejo e distribuidoras convidadas. "Na apuração informal com as seis empresas convidadas, contabilizamos o efetivo interesse de contratos de médio prazo. Começamos a BioFach AL com expectativa de US$ 2 milhões, mas o interesse pelo produto brasileiro e o reconhecimento do investimento das empresas brasileiras em novos produtos e tecnologias. O Brasil esta apto a atender as demandas do exterior", explica Ming Liu, coordenador do Projeto Organics Brasil.

Participaram do Projeto Comprador as distribuidoras de orgânicos: *H-E-B - rede do Texas possui mais de 300 lojas nos Estados Unidos e México, *New Day International: Empresa empreendedora para importação de produtos orgânicos e sustentáveis no varejo norte-americano. *Third Coast Produce: Distribuidora de frutas, legumes e verduras nos Estados Unidos, *Organic Foods & Café: único distribuidor e varejista do setor orgânico dos Emirados Árabes. *Bio - Bianca Organic Inc: foi a primeira vez que a empresa canadense participou da Biofach *N2 Ingredients – Empresa canadense que produz a linha de produtos Alterna

BioFach América Latina e ExpoSustentat alavancam a exportação e o consumo interno - A BioFach América Latina e a ExpoSustentat congregam duas feiras e conferências com pavilhões específicos de regiões brasileiras e países com vários eventos paralelos como as rodadas de negócios com compradores internacionais apoiadas pela APEX – a agência brasileira de inteligência comercial para a exportação – com forte ação na ponta do varejo para o aumento do consumo interno dos orgânicos, e os workhops gastronômicos com a participação de chefs e formadores de opinião. Cosméticos orgânicos, processados orgânicos, objetos de design bem como os produtos in natura compõem a variedade de orgânicos certificados reunidos no mesmo espaço, na América Latina.

O evento também é realizado todos os anos na Alemanha, Estados Unidos, Japão e, em 2007, teve a primeira versão na China, para aproveitar a sinergia criada pelas feiras em todo o mundo pela organizadora Nürnberg Messe. Entre os dias 18 e 20 de novembro próximo ocorre a primeira versão da Biofach na Índia.

A realização dos eventos no Brasil tem alavancado as exportações dos orgânicos latino-americanos, em especial para países como Dubai, Emirados Árabes Unidos, Alemanha, Estados Unidos e para a Comunidade Européia. O circuito internacional atrai investidores estrangeiros que têm a garantia da marca BioFach quanto à certificação dos produtos.

As parcerias internacionais atraem palestrantes estrangeiros, presidentes das principais certificadoras internacionais e lideranças mundiais, que vêm conferir e fomentar os orgânicos da região considerada um celeiro para o setor no mundo. As principais entidades públicas e do segmento, aproveitam o evento para discutir diretrizes e as perspectivas do setor, no sentido de melhorar o manejo agrícola com formas que não agridam o solo com agrotóxicos, gerem mais empregos, protejam a qualidade da água e produzam alimentos mais saborosos com responsabilidade social e comércio justo.

Segundo estudos da Planeta Orgânico, em parceria com o projeto BioFach América Latina, a porcentagem de terras orgânicas brasileiras deverá aumentar nos próximos anos, bem como os investimentos voltados para o aumento do consumo interno.

As principais atrações da ExpoSustentat são a sala Andes Amazônia com produtos artesanais da região, a sala Caatinga Cerrado, a Talentos do Brasil, Mata Atlântica, Campos do Sul, a sala da Suframa, da Itaipu Binacional, Fiesp, Sebrae nacional e de São Paulo, Fundação Mokiti Okada e dos ministérios da Agricultura, do Desenvolvimento Agrário, da Pesca e Aquicultura, do Turismo, da Ciência e Tecnologia e WWF, entre outros.

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