Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

06/11/2009 - 10:11

Assai Atacadista muda forma de fazer negócio com BI da MicroStrategy

Cliente da MicroStrategy há três anos, empresa é uma das primeiras no Brasil a migrar para a nova plataforma 9. Com novos projetos sendo implementados, incluindo o uso do dispositivo Report Services, o Assai destaca a agilidade na disponibilização de informações, a qualidade dos relatórios produzidos e o melhor retorno e efetividade das negociações com os fornecedores como os principais benefícios alcançados com o BI

A empresa Assai Atacadista, distribuidora paulista de gêneros alimentícios para transformadores em geral, com 30 lojas em São Paulo, Rio de Janeiro e Fortaleza, encontrou na solução de business intelligence da MicroStrategy uma maneira de melhorar o retorno e efetividade das negociações realizadas juntos aos seus fornecedores. As informações contidas na base de dados da empresa e os relatórios gerados pela ferramenta são fundamentais para o bom andamento das reuniões realizadas para discutir as transações comerciais e, ainda, servem de apoio à tomada de decisão da diretoria em relação à área comercial.

De acordo com Raul Salvador, gerente de TI do Assai Atacadista, com o BI, além de agilidade na disponibilização de informações para a empresa como um todo e uma resposta mais rápida às solicitações, a empresa ganhou também uma importante ferramenta de negociação. Exatamente por isso, há cerca de seis meses, uma equipe de inteligência composta por dois profissionais, um com foco mais comercial e outro com formação técnica em BI, foi criada especialmente para dar suporte e responder às demandas e questões da área comercial relacionadas à ferramenta da MicroStrategy. "Com base no BI os responsáveis desenvolvem apresentações, executam relatórios e preparam reuniões com fornecedores, contendo um conjunto de informações relacionadas, como por exemplo, venda e estoque de produtos, ruptura de vendas e probabilidades de fraudes. O objetivo dessa equipe é extrair o máximo da ferramenta", explica.

Além de informações que subsidiam o departamento comercial, o BI reúne ainda informações financeiras, contábeis e fiscais, utilizadas pela área administrativa. É ainda empregado em um projeto que utiliza a base de dados de produção do sistema de Frente de Caixa (PDV), disponibilizando informações em tempo real sobre as vendas de cada uma das suas lojas, separadamente por produto, por forma de pagamento, faixa horária, andamento de promoções, entre outras especificações. Mais recentemente, há um mês, a ferramenta passou a ser utilizada para extração de relatórios simplificados de análises promocionais, o que permite avaliar, por exemplo, o retorno de investimento em promoções, quanto contribuíram na venda de outros produtos e volume de vendas antes e depois dos períodos promocionais.

Ao todo são 30 os usuários, incluindo diretores e gerência comercial, e um banco de dados de aproximadamente 250GB. Além da última versão da plataforma, o MicroStrategy 9, o Assai utiliza o dispositivo MicroStrategy Narrowcast para a disponibilização dos relatórios via e-mail. Em breve, está também prevista a aquisição de licenças do MicroStrategy Report Services, dispositivo para a execução de relatórios corporativos que disponibiliza uma vasta gama de formatos de relatórios, incluindo dashboards, scorecards, relatórios financeiros, faturas de clientes, além de relatórios operacionais altamente detalhados.

Anteriormente à utilização do BI, Salvador conta que a empresa possuía seus sistemas transacionais contendo tanto as informações operacionais do dia-a-dia como as gerenciais. No entanto, para uma melhor aderência e suporte à decisão, fazia-se necessário separar esses dois universos. Foi então que a empresa decidiu buscar no mercado uma solução de BI, que permitisse acesso às informações gerenciais separadamente. A escolha pela ferramenta ocorreu por uma decisão não só do departamento de informática, mas também dos usuários finais. Foram avaliados e testados três importantes players do mercado.

"A MicroStrategy foi a ferramenta que apresentou mais fácil utilização. Além de ser na época a única a rodar 100% web e permitir o acesso de qualquer lugar. Afinal todos os sistemas dentro do departamento de informática do Assai, incluindo ERP e PDV , são web e não requerem nenhum tipo de instalação. Pretendemos cada vez mais crescer com a utilização da ferramenta, temos diversos planos futuros e em andamento com o BI. Desde a aquisição da primeira licença, sempre procuramos aderir às novas versões da plataforma o mais rápido possível. Inclusive, fomos um dos primeiros a baixar o MicroStrategy 9, a mais recente versão da ferramenta, que vem sendo utilizada sem problemas", finaliza.

MicroStrategy-Fundada em 1989, a MicroStrategy é líder global em tecnologia de business intelligence (BI). A MicroStrategy disponibiliza software para relatórios integrados, análises e monitoramento, que auxiliam as organizações líderes de todo o mundo a tomarem melhores decisões de negócios, todos os dias. A escolha pela tecnologia MicroStrategy se dá por suas habilidades técnicas avançadas, capacidade de análise sofisticada e superior escalabilidade de dados e de usuários. [site www.microstrategy.com].

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira