Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

06/11/2009 - 10:26

CPFL Cultura promove conferência com Instituto FHC e Collegium International para repensar a governança mundial

Conferência de São Paulo acontecerá no dia 7 de novembro e terá exposições de Fernando Henrique Cardoso, Michel Rocard, Stéphane Hessel e René Passet. Comissão desenvolverá documento que será apresentado à ONU, durante a 15ª Conferência das Partes da Convenção do Clima (COP 15), em dezembro.

São Paulo – A CPFL Cultura, o Instituto Fernando Henrique Cardoso e o Collegium International realizarão no dia 7 de novembro (sábado), Hotel Tivoli São Paulo Mofarrej a Conferência de São Paulo, seminário com exposições de Fernando Henrique Cardoso (ex-presidente do Brasil), Michel Rocard (ex-primeiro-ministro da França), Stéphane Hessel (embaixador da França e participante da redação da Declaração Universal dos Direitos Humanos, em 1948) e René Passet (economista francês especialista em desenvolvimento).

Último evento conceitual da programação do Ano da França no Brasil, o seminário terá, ainda, as presenças de Yves Saint-Geours, presidente do Comissariado Francês do Ano da França no Brasil e futuro Embaixador da França no Brasil; de Danilo Santos de Miranda, presidente do Comissariado Brasileiro do Ano da França no Brasil e diretor do SESC SP; além de Sacha Goldman, secretário geral do Collegium International; e Wilson Ferreira Júnior, presidente da CPFL Energia, que patrocina o evento.

O objetivo do seminário é o de apresentar e discutir, de forma aberta e democrática, as ideias elaboradas no dia anterior, numa reunião de trabalho privada, no Instituto Fernando Henrique Cardoso, em torno da redação de um documento com sugestões de mudanças nos mecanismos mundiais de governança, com a participação de intelectuais, políticos e especialistas convidados pelo Collegium International e pelo iFHC. A chamada Carta de São Paulo será apresentada à ONU durante a 15ª Conferência das Partes da Convenção do Clima (COP 15), a ser realizada no início de dezembro próximo, em Copenhague (Dinamarca).

No dia 7, Stéphane Hessel abrirá o evento pela manhã, seguido por Fernando Henrique Cardoso, que discutirá a nova governança política mundial, e René Passet, que falará sobre o paradigma econômico para uma nova governança mundial. Após as palestras, haverá debate entre os convidados. No período da tarde, Michel Rocard dará a sua visão sobre a governança política mundial, enquanto os demais convidados internacionais debaterão o tema. Para encerrar, Stéphane Hessel apresentará, em primeira mão, as diretrizes da Carta de São Paulo.

O evento tem entrada gratuita, mediante inscrição prévia pelo telefone 0800-770-2074 (vagas limitadas). Também haverá tradução simultânea e transmissão ao vivo pelo site da CPFL Cultura [www.cpflcultura.com.br)]

Conferência de São Paulo, dia 7 de novembro (sábado), das 9h às 18h, no Hotel Tivoli São Paulo – Mofarrej, no Alameda Santos, 1437 - Cerqueira César, São Paulo.Entrada: gratuita, mediante inscrição prévia pelo telefone 0800-770-2074 (vagas limitadas).| Site www.cpflcultura.com.br.

Perfil: A CPFL Energia é a maior empresa privada do setor elétrico brasileiro e atua em três segmentos: distribuição, geração e comercialização de energia. Na distribuição atende 6,4 milhões de clientes em 568 municípios, nos estados de São Paulo, Rio Grande do Sul, Minas Gerais e Paraná. Na comercialização, tem 21% do mercado livre brasileiro. Na geração, a holding controla empreendimentos em São Paulo, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Goiás, Tocantins e Minas Gerais. A CPFL Energia tem ações negociadas no Novo Mercado da Bovespa e na Bolsa de Valores de Nova Iorque, dois dos ambientes do mercado de capitais com o mais alto grau de governança corporativa. A carteira da CPFL Energia integra importantes índices do mercado de capitais, como o ISE (Índice de Sustentabilidade Empresarial) da Bovespa, o IBrX-50 e o MSCI – Morgan Stanley Capital International. O free float da CPFL Energia é de 28,2%. O faturamento bruto em 2008 foi de R$ 14,4 bilhões. Mais informações: www.cpfl.com.br

Instituto Fernando Henrique Cardoso (iFHC) - Sem fins lucrativos e apartidário, o iFHC foi criado por Fernando Henrique Cardoso ao deixar a Presidência da República com um duplo propósito: (1) preservar e disponibilizar os arquivos de Ruth e Fernando Henrique Cardoso; e (2) produzir e disseminar conhecimento sobre os desafios do desenvolvimento e da democracia no Brasil, em sua relação com o mundo. Para cumprir seus objetivos, o Instituto realiza exposições, eventos educativos, debates interdisciplinares, estudos e publicações. Todo o material (textos, fotos e vídeos) relativo ao iFHC e a suas atividades, bem como a produção de Fernando Henrique Cardoso, estão disponíveis no site www.ifhc.org.br.

Collegium Internacional - Dirigido pelo ex-primeiro ministro francês Michel Rocard e pelo ex-presidente da Eslovênia Milan Kucan, o Collegium International reúne políticos, cientistas e intelectuais de várias nacionalidades, com o objetivo de propor diretrizes orientadoras da ação concreta de governos e organizações supranacionais. O Collegium promove estudos com abordagens inovadoras e originais, capazes de fazer frente à crise que ameaça o planeta e as sociedades humanas, cada vez mais interdependentes.

Ano da França no Brasil (França.Br 2009) - Acordo bilateral entre os dois presidentes da república, Nicolas Sarkozy, da França e Luiz Inácio Lula da Silva, do Brasil, o França.Br 2009 se prontificou a mostrar a França em todas as suas nuanças identitárias, sua diversidade, sua arte de hoje e seus acordos diplomáticos históricos. Grande parte dos debates atuais que circundam os conceitos de política, ética, comportamento ecológico e cultural dialogam muito bem com o modo de pensar dos brasileiros e dos franceses que estão em busca de inovações sustentáveis para os impasses sociais do mundo e para a crise ambiental. [www.anodafrancanobrasil.cultura.gov.br]

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira