Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

06/11/2009 - 11:07

Manobras de Cowboys rumo ao Mundial


Única modalidade de equitação “western” da Federação Equestre Internacional (FEI), Rédeas realiza a primeira classificatória para a formação da equipe brasileira para os Jogos Equestres Mundiais de 2010.

Com promoção da Associação Nacional do Cavalo de Rédeas (ANCR) a primeira classificatória acontece no sábado, 7 de novembro, às 13h00, na arena principal da Fazenda Barrinha, em Espírito Santo do Pinhal, interior paulista. A prova faz parte das atrações do “XVII ANCR Super Stakes de Rédeas” com disputas de sexta-feira, 6, a domingo, 8.

A programação inclui as competições “ANCR Super Stakes Classic”, “ANCR Super Stakes” (disputadas nas categorias Aberta e Aberta Light), “ANCR Snaffle Bit ou Hackmore”, exclusivo para animais com três anos hípicos, e “ANCR Principiante”, nas categorias Aberta e Amador.

A noite de sábado, 7, está reservada para a entrega dos “Melhores do Ano” da modalidade.

Modalidade de equitação “western” é a base de treinamento para cavalos de trabalho. É a mais técnica de todas as modalidades. Qualquer cavalo que pratique outro esporte precisa ter formação básica de Rédeas para obter sucesso. Controlar um cavalo, não é apenas guiá-lo, mas dominar seus movimentos.

Rédeas faz parte dos Jogos Equestres Mundiais e é postulante a modalidade olímpica, tendo sido apresentada como demonstração pela primeira vez nas Olimpíadas de Atlanta, em 1996.

O Brasil tem participado de competições no exterior com resultados significativos nos Estados Unidos e fez sua estréia nos Jogos Equestres Mundiais em 2002, em Jerez de La Frontera, na Espanha.

A classificatória organizada pela ANCR para formação da equipe nacional nos Jogos Equestres Mundiais de 2010 tem chancela da Confederação Brasileira de Hipismo (CBH).

O que é Rédeas - O esporte nasceu de forma empírica nos ranchos norte-americanos e na medida em que foi se aperfeiçoando se transformou em um conjunto de manobras: círculos, controle de velocidade, troca de mão, esbarros, recuos e spins.

Praticada em países como Estados Unidos, Canadá, Austrália, França, Japão, Inglaterra, Alemanha, Holanda e Brasil, Rédeas é a única modalidade “western” regida pela FEI – Federação Equestre Internacional.

No Brasil o esporte chegou pelas mãos do cavalo Quarto de Milha e em abril de 1989 foi fundada a Associação Nacional do Cavalo de Rédeas (ANCR), aberta a todas as raças. A entidade, desde então, passou a regulamentar e promover seus próprios campeonatos.

Na prova, o cavaleiro desempenha um dos percursos existentes pré-estabelecidos, os quais incluem: manobras prescritas de esbarros, spins (giros de 360 graus), rollbacks (esbarro com mudança de direção em 180 graus saindo ao galope), mudança de mão e círculos ao galope. O cavalo deve ser voluntariamente guiado com pouca ou nenhuma resistência. O cavalo é julgado nos seus movimentos, cumprimento do percurso e atitude. A nota é de 0 a 100, com média baseada em 70.

[ Foto: Sem distinção de sexo e idade e com nomes conhecidos nas pistas internacionais, a modalidade Rédeas é praticada no Brasil há 30 anos. | Crédito/foto:Perigo/Divulgação ANCR].

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira