Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

06/11/2009 - 11:31

O ano do estresse para o vestibular

Em meio às tantas turbulências que o ano de 2009 trouxe à educação brasileira, os cuidados com a saúde física, mental e emocional do vestibulando devem ser reforçados.

Curitiba– No início do ano, o Ministério da Educação (MEC) anunciou um diferenciado processo seletivo para ingresso em universidades nacionais: o novo Exame Nacional do Ensino Médio - Enem. Entender como se dariam estas mudanças e saber quais instituições iriam aderir a este processo gerou grande ansiedade nos alunos. Em seguida, deu-se início à correria para assimilar os conteúdos cobrados pelo Enem em tempo hábil e, para piorar a situação, a gripe A trouxe duas semanas de paralisação de aulas. Como se não bastasse, próximo à data da prova, o exame do MEC é fraudado. Os vestibulandos de 2009 estão sendo marcados por um alto índice de estresse. Atentas a este contexto, instituições de ensino, por meio de profissionais especializados, orientam os alunos sobre como lidar com estas situações sem comprometer a saúde física e emocional.

São seis horas dentro de uma sala de aula, mais quatro horas de estudos em casa para reforçar o conteúdo aprendido, isto tudo acrescido ao tempo diário dedicado à leitura dos livros exigidos pelas universidades, à produção de redações e ao contato com as últimas notícias dos meios de comunicação. A maratona de um vestibulando já não é fácil habitualmente. Em um ano atípico como 2009, a possibilidade de um aluno desatento com sua saúde chegar ao estresse, à ansiedade e até à depressão ou à crise de pânico aumenta muito. “É uma rotina que exerce um desgaste físico e emocional, já presenciamos casos de alunos que não se cuidam e chegam a desmaiar em sala de aula”, comenta Alceu Gnoatto, diretor das sedes do Curso Positivo.

Os cuidados com a saúde - Para orientar os vestibulandos quanto aos cuidados com a saúde física e emocional em meio às turbulências inesperadas ocorridas na educação brasileira durante este ano, o Curso Positivo tem oferecido atendimento psicológico aos alunos por meio da Neuropsicologia. O professor e psicólogo Ivo Carraro, profissional com vasta experiência na rotina dos vestibulares, é especializado em Psicanálise e Neuropsicologia e, só neste ano, já atendeu cerca de mil alunos dentro da instituição. “Percebo que o aluno está sofrendo de estresse e ansiedade logo que entra no consultório, geralmente as mãos estão úmidas de suor, o coração acelerado e ele diz que não tem se alimentado ou dormido direito”, comenta Carraro, que é coordenador de atendimento ao aluno no Curso Positivo.

Para que o estresse e a ansiedade não se somatizem desenvolvendo doenças mais graves como a depressão ou a crise de pânico, o psicólogo Ivo Carraro orienta os vestibulandos a tomarem algumas medidas emergenciais. “O aluno precisa saber equilibrar o tempo de estudo com o tempo de lazer. Não convém, por exemplo, estudar com o olho fechando e a boca abrindo, é preciso relaxar, praticar um esporte ou encontrar com os amigos, isto reduz a ansiedade. Para que isso aconteça, porém, é fundamental que se organizem métodos de estudos”, sugere o professor.

A respiração pausada e controlada, a boa alimentação e o tempo dedicado ao sono também são fundamentais, ressalta Carraro. “Estas medidas oxigenam o cérebro ajudando no controle da ansiedade e fortalecem o corpo e a mente para a maratona dos vestibulares”, explica o coordenador de atendimento ao aluno do Curso Positivo. Ivo acrescenta que com o emocional e o físico bem cuidados o raciocínio também flui melhor na hora dos estudos.

A hora dos medicamentos - Alguns alunos apelam a medicamentos, por vezes, sem prescrição médica especializada, para o controle da ansiedade e do estresse em períodos pré-vestibulares ou mesmo apenas nos dias de provas a fim de controlar o nervosismo do momento. O psicólogo Ivo Carraro alerta para o caso. “Todo o ser humano tem uma ansiedade normal, que é benéfica, pois se trata de um estado de espírito diante de um desafio, um comportamento que visa a proteção da vida. Em alguns casos, é preciso apenas tomar os devidos cuidados com a saúde, desenvolver o autoconhecimento e ter ajuda terapêutica para que o aluno tenha controle sobre seu comportamento”, observa Carraro.

Medicamentos como ansiolíticos, antidepressivos e calmantes devem ser tomados com orientação especializada e sob prescrição médica.

Contra o estresse pré-vestibular: - Organizar métodos de estudos| - Dedicar tempo ao lazer | - Praticar uma atividade física | - Exercitar a respiração pausada |- Investir em uma boa alimentação |- Não descuidar com as horas de sono | - Tomar medicamentos apenas sob prescrição médica especializada.

Curso Positivo - Fundado em dezembro de 1972, em Curitiba, o Curso Positivo foi a primeira célula do Grupo Positivo. Hoje, possui duas sedes: a Sede Batel e a Sede Centro. No começo dos anos 70, preparar alunos para o vestibular de forma sistematizada e com material didático próprio, organizado e impresso profissionalmente era uma grande novidade no Paraná. A originalidade, a qualidade e a visão sistêmica do ensino continuam determinando o trabalho da equipe do Curso Positivo até hoje, uma vez que, para ingressar na universidade, o estudante necessita de uma preparação consistente e eficaz. O Curso Positivo registra, historicamente, o maior índice de aprovação nos vestibulares mais concorridos das mais importantes faculdades e universidades do Paraná, bem como excelentes resultados nos exames das principais instituições de Educação Superior do Brasil. O Grupo Positivo, do qual o Curso Positivo faz parte, é a maior corporação de Educação e Tecnologia do Brasil, conta com mais de 7,5 mil colaboradores e atua no Brasil e Estados Unidos, além de países da Ásia, América do Sul, África e Europa. Curso Positivo na Internet: [www.cursopositivo.com.br]

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira