Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

08/05/2007 - 08:22

Rhodia lança produtos e tecnologias inovadoras em plásticos de engenharia

Stand da empresa (Rua Principal, entre as ruas C e D) tem dezenas de peças produzidas com plásticos de engenharia para diferentes mercados. Destaque é um protótipo de automóvel que mostra a presença da Rhodia nesse mercado

A Rhodia, líder em poliamida para aplicação em plásticos de engenharia, está fazendo o lançamento de novas tecnologias e produtos utilizados em peças automotivas, em eletro-eletrônicos e eletrodomésticos, e no segmento CIG – Consumer Industrial Goods.

“Estamos atendendo às demandas de clientes nacionais e internacionais por produtos diferenciados”, afirma Francisco Weffort, diretor geral da Rhodia Plásticos de Engenharia e Polímeros América Latina.

O foco de atuação da empresa – diz ele - está voltado para o desenvolvimento de soluções que aumentem a produtividade dos processos de fabricação e o desempenho técnico das peças, ofereçam opções de design e atributos diferenciados, como leveza e maior apelo visual, além de melhorar a segurança do usuário final do produto onde a peça for instalada, e contribuir para a economia de recursos naturais não-renováveis.

Inovações - Entre as novidades se destaca TECHNYL® XCell, uma poliamida desenvolvida pela Rhodia e a empresa Trexel, no Instituto de Tecnologia de Massachusetts, visando a atender o processo micromolecular MuCell. Esse processo é inovador em poliamida e consiste na injeção de microbolhas juntamente com o polímero, conferindo ao material excelente estabilidade dimensional e acabamento superficial, além da diminuição de peso e da redução significativa do ciclo de injeção.

O desenvolvimento tomou forma de duas linhas de produtos: TECHNYL® XCell 6.6 e TECHNYL® XCell 6, que atendem a diferentes mercados. No segmento automotivo, por exemplo, as aplicações alvo para esse produto são a cobertura de motores e tampa de comando de válvulas, em função do ganho em peso preservando-se a estabilidade dimensional da peça.

Outro lançamento exclusivo da Rhodia é o TECHNYL® com aspecto metalizado. A poliamida tem aparência de metal e dispensa pintura, o que reduz os custos de produção de peças. O produto atende a uma tendência estética em alta no mercado, que está valorizando cores com aspecto inox, grafite, prata e aço escovado. Tem aplicações no segmento de eletro-eletrônicos (botões e puxadores de fogão, por exemplo), automotivo (maçanetas de veículos) e produtos diversos, como dobradiças, puxadores de armário e carcaças de furadeiras.

Paralelamente, a Rhodia está fazendo o lançamento de Technyl® com aspecto cromado, poliamida produzida no Brasil que tem propriedades específicas para receber banho de cromagem. Pode ser utilizado em maçanetas de portas, peças automotivas (cobertura do motor, tampa do comando de válvulas, coletor de admissão etc), peças sanitárias (torneiras) e eletrodomésticos (liquidificadores, batedeiras, ferros de passar roupas).

Outras novidades são as aplicações inovadoras da poliamida Technyl STAR™ no mercado automotivo. Inicialmente está sendo utilizada na produção de roof rack do Fiat Idea Adventure, um dos veículos mais modernos já produzidos no País, para atender ao crescente mercado de veículos urbanos com características fora de estrada ---uma tendência em forte progressão no Brasil.

Todo de plástico de engenharia, o rack deste veículo é composto de barras longitudinais no teto. Elas se destacam pelo design exclusivo, que foge às linhas convencionais. Em vez de duas barras paralelas, as barras do Fiat Idea Adventure formam um "V" estilizado que nasce na parte anterior e junta-se na parte posterior do teto.

Substituindo o alumínio, Technyl STAR™ permite redução de custo e de peso, além de atender a todas as exigências técnicas dos fabricantes de auto-peças. Suporta 50 quilos de bagagem em movimento, o que corresponde a cerca de 250 quilos. Material de alta fluidez, possibilita excelente acabamento e design diferenciado em peças de maior dimensão, além de reduzir pela metade o peso do rack, gerando ganhos em segurança e de desempenho.

O projeto, desenvolvido em parceria com Fiat e a empresa Mueller, responsável pela produção da peça, contou com apoio de equipes internas da Rhodia no Brasil, Itália e Coréia do Sul. O sucesso do projeto abriu novas oportunidades de utilização dessa poliamida também no rack do Prisma, novo automóvel da GM lançado no País.

No segmento eletro-eletrônico, a Rhodia desenvolveu uma poliamida para aplicação específica em disjuntores: Technyl® XB 3091, material que atende às normas de segurança definidas pela legislação brasileira, baseada em norma americana para disjuntores. Esta poliamida substitui com vantagens os termofixos normalmente usados na aplicação. Entre os ganhos proporcionados por esse produto estão a redução pela metade do tempo de produção e a possibilidade de confecção de peças mais leves e finas. Um dos principais produtores de disjuntores do mercado nacional já está usando a nova poliamida na sua linha de fabricação.

Mercado em expansão - Segundo Francisco Weffort, a gama de novidades apresentadas ao mesmo tempo ao mercado demonstra o pioneirismo da Rhodia e seu empenho para proporcionar aos clientes da região o acesso rápido às novas tecnologias e produtos em poliamida.

“Temos equipes de desenvolvimento trabalhando em conjunto em nossos laboratórios no Brasil, na Europa, na Ásia e América do Norte”, diz ele, acrescentando que essa forma de trabalhar permite a oferta de soluções aos clientes em tempo recorde, atendendo demandas de mercados em expansão.

“Os plásticos têm atributos e propriedades que permitem a substituição com vantagens de outros materiais, tanto na questão técnica e do desempenho, quanto no aspecto visual e na segurança das pessoas. Além disso, proporcionam um ganho econômico em toda a cadeia produtiva”, assinala Weffort.

Os ganhos, acrescenta, têm garantido a expansão do uso de plásticos em poliamida em todos os mercados de atuação da empresa. Um dos exemplos é a indústria automotiva, onde a quantidade de plásticos de poliamida dobrou de cinco para 10 quilos por veículo na última década, por conta, principalmente, do desenvolvimento de peças e partes do veículo que são mais exigidas quanto à resistência mecânica e térmica e de pressão.

Além disso, as novas blendas de poliamida permitem a modelagem de peças com desenho adequado às novas tendências de estilo de fabricação de automóveis, que valorizam o melhor acabamento interno e a redução de peso total de veículo. “E, portanto, reduzem o consumo de combustível e emitem menor quantidade de gases”, observa.

Liderança - A Rhodia, no segmento de plásticos de engenharia, comercializa seus produtos em mais de 60 países. Tem fábricas no Brasil, na América do Norte, na Europa e na Ásia, e centros de pesquisas e desenvolvimento no Brasil, Estados Unidos, França, Alemanha, Itália e Coréia do Sul.

A unidade da empresa no Brasil, instalada em São Bernardo do Campo (SP), além de abastecer o mercado interno, onde detém liderança absoluta, é um pólo de exportação de produtos para outros continentes, como a Ásia e América Norte. “Temos realizado nos últimos anos uma série de modernizações em nossos processos produtivos, que nos deram essa possibilidade de criar um programa de exportações diretas”, acrescenta.

Nos últimos dois anos, a empresa investiu nessa unidade em torno de US$ 3 milhões em modernização de processos e ampliação de capacidade de produção. A partir da unidade brasileira, a empresa exporta 25% de sua produção de plásticos.

A Rhodia, grupo mundial de química de especialidades, ocupa posições de destaque em tecnologias essenciais nas áreas de Materiais de Alto Desempenho, Química Fina, Química Orgânica e Serviços. A empresa fornece uma ampla linha de produtos inovadores para os mercados agroquímico, automotivo, eletrônico, fibras e fios têxteis, bem como para os segmentos de cuidados pessoais, pneus, pinturas e revestimentos, oferecendo aos seus clientes soluções sob medida, que resultam da combinação de suas tecnologias com sua experiência nos mercados. O desenvolvimento sustentável constitui um dos vetores prioritários para o crescimento da empresa. A Rhodia obteve um faturamento de 4,8 bilhões de euros em 2006 e emprega 16000 pessoas no mundo. Suas ações são cotadas nas bolsas de valores de Paris e de Nova York.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira