Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

07/11/2009 - 08:42

Alcoa assina acordo com empresa russa para aplicação de nanotecnologia na indústria do alumínio


A Alcoa e a Rusnano, companhia russa de nanotecnologia, assinaram um memorando de entendimento para aplicação da nanotecnologia no setor de produção de alumínio, após identificação de potenciais técnicos e comerciais para atuação conjunta. O acordo inclui oportunidades de aplicação da nova tecnologia em sistemas de perfuração em alto mar de petróleo e gás, transmissão de energia de alta eficiência, iluminação de última geração, sistemas de construção e transporte com eficiência energética e embalagens ecológicas.

A parceria foi fechada durante visita do presidente mundial e delegação da Rusnano à sede da Alcoa, em Nova York, e ao Centro Técnico da Alcoa em Pittsburgh, nos Estados Unidos.

"Essa parceria representa uma grande promessa para a Alcoa e para todo o setor de alumínio. Ampliando nosso investimento e presença na Rússia, temos orgulho de sermos parceiros da principal instituição de nanotecnologia russa", afirma Klaus Kleinfeld, CEO da Alcoa.

A Alcoa atua na Russia desde 1993. Em 2005 a Empresa adquiriu duas unidades de transformação de alumínio, a Alcoa SMZ (antiga usina metalúrgica Samara) e a Alcoa Metallurg Rus (antiga usina metalúrgica Belaya Kalitva), com investimento de mais de US$ 750 milhões em modernização e melhorias nas instalações. Com o acordo com a Rusnano, a Alcoa dá continuidade à modernização de suas atividades locais, com o desenvolvimento de tecnologias de ponta para a produção de alumínio na Rússia. A previsão da Companhia é que a nova parceria contribua para aumentar o consumo dos produtos de alumínio no país, além de diversificar e inovar a economia russa.

Anatoly Chubais, presidente da Rusnano, relatou: "Estabelecida em 2007, nossa empresa atua em conjunto com as principais empresas e instituições científicas mundiais no desenvolvimento e aplicação da nanotecnologia na Rússia. Os trabalhos são feitos em colaboração com cientistas e peritos russos para identificar e comercializar tecnologias inovadoras que levarão a economia russa ao próximo nível de desenvolvimento. O memorando de entendimento agora assinado com a Alcoa é o primeiro passo para uma cooperação conjunta que se apoiará no conhecimento e experiência das duas partes. Estamos ansiosos pela execução de projetos concretos em parceria com a Alcoa para combinar as vantagens da nanotecnologia à criação de produtos de alumínio de nova geração nos mercados da Rússia e de exportação".

Perfil da Rusnano-A Rusnano (Empresa Russa de Nanotecnologias) foi criada em 2007 para executar a política governamental nessa área. A Rusnano é co-investidora em projetos do setor de nanotecnologia com alto benefício social ou elevado potencial comercial. O investimento na fase inicial por parte da Rusnano diminui o risco para parceiros de investimentos do setor privado. A Rusnano participa do desenvolvimento e infraestrutura de nanotecnologia, oferece programas educacionais e apoia a popularização da nanociência e da nanotecnologia. Para permitir que o setor de nanotecnologia russo fortaleça suas relações internacionais e avance para o mercado global, a Rusnano desenvolve parcerias com os principais centros de nanotecnologia do mundo e organiza o Fórum Internacional de Nanotecnologia na Rússia. [www.rusnano.com]

Alcoa - Há 44 anos no Brasil, a Alcoa Alumínio S.A. é subsidiária da Alcoa Inc., líder mundial na produção e transformação do alumínio, que atua nos mercados aeroespacial, automotivo, embalagens, construção, transportes comerciais e no mercado industrial. Além de alumina e alumínio primários, a Alcoa fabrica produtos transformados como laminados e extrudados, bem como rodas forjadas, sistemas de fixação, fundidos de superligas e de precisão, estruturas e sistemas para construções. A Companhia possui 97 mil funcionários em 35 países e integra pela sétima vez consecutiva o Índice Dow Jones de Sustentabilidade. A Alcoa foi eleita pela quinta vez consecutiva uma das empresas mais sustentáveis do mundo no Fórum Econômico Mundial de Davos, na Suíça e é uma das fundadoras da Parceria Americana pela Ação Climática (United States Climate Action Partnership - USCAP), uma associação composta por importantes companhias e ONGs ambientais norte-americanas que lutam pela redução significativa das emissões de gases causadores do efeito estufa.

Na América Latina e Caribe, a Alcoa conta com mais de sete mil funcionários e opera em seis estados brasileiros - Pernambuco, Minas Gerais, Maranhão, Pará, São Paulo e Santa Catarina - incluindo uma nova mina de bauxita, que está sendo instalada em Juruti-PA. Possui operações também na Jamaica, Suriname e Trinidad & Tobago. Além das usinas de Barra Grande e Machadinho, a Alcoa tem participação nos consórcios das hidrelétricas em construção de Estreito, na divisa do Tocantins e Maranhão; e Serra do Facão, entre os estados de Goiás e Minas Gerais. Em 2009 a Alcoa foi incluída pela nona vez entre as Melhores Empresas para se Trabalhar no Brasil, pelo Instituto Great Place to Work. Também foi uma das "empresas mais admiradas do Brasil", segundo pesquisa publicada pela revista Carta Capital; e destaque no ranking das 500 Melhores Empresas da revista Dinheiro, em 2008. A mesma revista incluiu a Alcoa em sua lista das 50 Empresas do Bem. Foi reconhecida no Guia de Boa Cidadania Corporativa 2006, publicado pela revista Exame, nas áreas de Valores e Transparência e de Governo e Sociedade. [www.alcoa.com.br].

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira