Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

07/11/2009 - 08:46

Estudantes de Itamaracá-PE vencem a primeira Gincana de Sustentabilidade promovida pelos funcionários da Alcoa

Aspectos sociais, econômicos e ambientais valeram muitos pontos nas provas, disputadas por 120 estudantes da rede pública.

Cola, papelão, tesoura, palito, plástico, alumínio e mais uma série de materiais. Tudo isso somado a boas ideias pode resultar em um belo projeto, sem qualquer custo financeiro - e o melhor de tudo: com a participação de cidadãos-mirins. Essa foi a proposta da primeira Gincana da Sustentabilidade, realizada na unidade da Alcoa em Itapissuma-PE. O evento, promovido e organizado pela liderança local da Companhia, contou com a participação de 120 alunos da sexta série de escolas públicas de Itapissuma, Igarassu e Itamaracá, municípios da Grande Recife.

"Estimulamos esses jovens a criar projetos e soluções para suas cidades de uma forma lúdica e irreverente, sem deixar de lado a responsabilidade e o comprometimento, características intrínsecas desses alunos", explica Fátima Brandão, coordenadora de Relações Públicas e Comunitárias da Alcoa. "Essa iniciativa contribuiu para disseminar o conceito e importância da sustentabilidade para a vida das pessoas, das comunidades e do planeta. Podemos e devemos orientar esses estudantes para que atuem, em suas localidades, com responsabilidade social, econômica e ambiental", comenta Gustavo Câmara, responsável pela área de Saúde, Segurança e Meio Ambiente da fábrica.

A competição contou com testes de conhecimentos gerais, abordando diversos assuntos relacionados aos três municípios e à Alcoa. Para realizar essa prova a Alcoa encaminhou às escolas participantes um material contendo informações históricas e institucionais sobre os municípios e a Alcoa, para ser estudado previamente e servir de base para essa tarefa.

Na segunda etapa houve um bate-papo sobre sustentabilidade, apresentado pela liderança da Alcoa. O conteúdo dessa apresentação serviu de subsídio para que os 40 representantes de cada município entendessem o que é sustentabilidade, sua importância e como agir nesse sentido.

Após essa exposição, os alunos tiveram de elaborar em conjunto propostas e soluções para uma atividade focada no desenvolvimento sustentável, idealizada em uma maquete. Todo o trabalho foi feito com resíduos e sobras de materiais gerados na fábrica da Alcoa (papel, papelão, plástico, garrafa pet), e outros imprescindíveis para a execução dessa tarefa. "Esse assunto foi explorado ao máximo pelos alunos, privilegiando a criatividade e a inovação", resume Marly Novaes, coordenadora de Meio Ambiente, sem deixar de enfatizar que o sucesso de um trabalho como esse foi o de contemplar os aspectos sustentáveis (excelência ambiental, sucesso econômico e responsabilidade social).

A escola senador Paulo Pessoa Guerra, de Itamaracá, obteve mais pontos nas duas tarefas, sagrou-se vencedora da primeira Gincana da Sustentabilidade e foi premiada com um computador e uma impressora. Os três municípios receberam troféus por participarem da competição. "Na verdade esses alunos saíram fortalecidos dessa experiência ao realizarem um valioso exercício de cidadania, além de contribuírem para o desenvolvimento sustentável dos municípios onde moram", finaliza Fátima Brandão.

Alcoa - Há 44 anos no Brasil, a Alcoa Alumínio S.A. é subsidiária da Alcoa Inc., líder mundial na produção e transformação do alumínio, que atua nos mercados aeroespacial, automotivo, embalagens, construção, transportes comerciais e no mercado industrial. Além de alumina e alumínio primários, a Alcoa fabrica produtos transformados como laminados e extrudados, bem como rodas forjadas, sistemas de fixação, fundidos de superligas e de precisão, estruturas e sistemas para construções. A Companhia possui aproximadamente 63 mil funcionários em 31 países e integra pela sétima vez consecutiva o Índice Dow Jones de Sustentabilidade. A Alcoa foi eleita pela quinta vez consecutiva uma das empresas mais sustentáveis do mundo no Fórum Econômico Mundial de Davos, na Suíça e é uma das fundadoras da Parceria Americana pela Ação Climática (USCAP-United States Climate Action Partnership), uma associação composta por importantes companhias e ONGs ambientais norte-americanas que lutam pela redução significativa das emissões de gases causadores do efeito estufa.

Na América Latina e Caribe, a Alcoa conta com mais de sete mil funcionários e opera em seis estados brasileiros - Pernambuco, Minas Gerais, Maranhão, Pará, São Paulo e Santa Catarina - incluindo uma nova mina de bauxita, que está sendo instalada em Juruti-PA. Possui operações também na Jamaica, Suriname e Trinidad & Tobago. Além das usinas de Barra Grande e Machadinho, a Alcoa tem participação nos consórcios das hidrelétricas em construção de Estreito, na divisa do Tocantins e Maranhão; e Serra do Facão, entre os estados de Goiás e Minas Gerais. Em 2009 a Alcoa foi incluída pela nona vez entre as Melhores Empresas para se Trabalhar no Brasil, pelo Instituto Great Place to Work; também foi eleita uma das "empresas mais admiradas do Brasil", segundo pesquisa publicada pela revista Carta Capital; e destaque no ranking das 500 Melhores Empresas da revista Dinheiro. A mesma revista incluiu a Alcoa em sua lista das 50 Empresas do Bem. Também foi reconhecida no Guia de Boa Cidadania Corporativa 2006, publicado pela revista Exame, nas áreas de Valores e Transparência e de Governo e Sociedade. Site: [www.alcoa.com.br].

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira