Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

07/11/2009 - 08:50

HRT Participações conclui captação externa de U$S 275 milhões

Companhia atuará no mercado de Exploração e Produção de Petróleo e Gás.

A HRT Participações em Petróleo S/A comunica que concluiu, em 30 de outubro de 2009, a captação externa de U$S 275 milhões junto com 66 investidores baseados nas mais importantes praças financeiras internacionais. Com esta operação surge a mais nova empresa brasileira de exploração e produção de petróleo. A holding controlará integralmente a HRT Oil & Gas. A operação foi coordenada pelo Banco de Montreal (BMO).

O presidente do grupo é o empresário e geólogo brasileiro Márcio Rocha Mello. Profissional com larga experiência no setor petrolífero nacional e internacional, Márcio Mello trabalhou por mais de 25 anos na Petrobras e é o atual presidente da Associação Brasileira de Geólogos de Petróleo (ABGP).

Integram, ainda, o conselho das empresas do grupo, renomados especialistas na área petrolífera com passagens relevantes em companhias públicas e privadas. Entre eles destacam-se Antonio Agostini, Eduardo Teixeira, Mike Vitton e John Forman.

A trajetória de sucesso da empresa começa em agosto de 2004, quando foi criada a HRT Petroleum, que rapidamente constituiu-se em uma das maiores companhias de consultoria do Hemisfério Sul. Graças à excelência do corpo técnico, a empresa formou o mais completo sistema de dados sobre produção, exploração, geoquímica, geofísica e geologia do Brasil.

Por todas estas razões é natural que a empresa cresça e aplique sua expertise também na área de E&P. A HRT Oil & Gas assinou um acordo com a Petra Energia e a M&S Brasil S.A. para controlar, como operador, 51% de 21 blocos de exploração na Bacia do Solimões, Região Amazônica do Brasil. Este acordo foi submetido à ANP - Agência Nacional de Petróleo, dentro da legislação pertinente.

Os 21 blocos de exploração na Bacia do Solimões têm aproximadamente 50 mil quilômetros quadrados, área superior a diversos países, como por exemplo, a Bélgica. O potencial petrolífero desta área é estimado entre 4 a 6 bilhões de barris de óleo leve e de 10 a 20 TCF (trilhão de pés cúbicos) de gás. A HRT avalia que esta bacia poderá se tornar a maior produtora de gás natural do Brasil e uma das maiores de óleo leve do Brasil. A tecnologia e o esforço de investimento do grupo HRT criarão milhares de empregos, contribuindo com o aumento de renda e emprego no país.

É importante ressaltar que a criação da HRT Participações ocorre em um momento excepcional para o Brasil. É inegável que, apesar da crise financeira internacional, a economia manteve firmes seus principais fundamentos, como superávit fiscal, preços estáveis e alto nível de reservas internacionais

O Governo agiu rápido na adoção de medidas anticíclicas. Foram realizadas, em doses corretas, ações como a desoneração tributária para alguns setores estratégicos, redução da taxa de juros, expansão da liquidez e ampliação do crédito público.

O aumento do fluxo de dólares para o país fez com que os negócios na bolsa de valores tivessem a maior valorização em todo o mundo, nos últimos doze meses, medida em moeda norte-americana. O Brasil foi um dos que experimentou a recuperação mais forte. De uma previsão inicial de queda de 2,5 % do PIB, projeta-se uma expansão da ordem de 0,5% em 2009. Para o ano que vem, os analistas projetam um salto acima de 5%. É importante destacar que, entre 2006 e o final do ano passado, o Brasil liderou as descobertas de reservas petrolíferas mundiais.

É neste cenário promissor que é criada a HRT Oil & Gás. A missão é a de ser a melhor empresa da América Latina, um padrão de referência para o setor, já que a HRT detém ativos de qualidade e capital humano de excelência internacional.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira