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07/11/2009 - 09:09

Livro revela a cultura e suas relações de poder

Obra do pesquisador e consultor Leonardo Brant, que será lançada no dia 4 de novembro, às 19h30, na Fnac Pinheiros, discute o papel da cultura na sociedade.

Editora Peirópolis lançou no dia 4 de novembro (quarta-feira), na Fnac Pinheiros, O poder da cultura, livro do pesquisador e consultor de políticas culturais Leonardo Brant, que busca desvendar e oferecer um olhar mais cuidadoso sobre a importância da cultura em nossa sociedade, bem como a relação e o comprometimento de todos os cidadãos com a sua função pública e seu papel estratégico.

Além de sessão de autógrafos com o autor, será realizada uma jam session de ideias sobre os temas abordados no livro com a presença de convidados especiais, entre eles Ana Carla Fonseca Reis, especialista em economia da cultura; Fabio Maciel, presidente do Instituto Pensarte; Matteo Bonfitto, ator e diretor teatral; e Ricardo Albuquerque, escritor e dramaturgo, entre outros.

A obra é o resultado de uma ampla pesquisa baseada em documentos, livros, entrevistas e, sobretudo, na vivência diária do autor em contato com o tema que aborda. De maneira prática, ilustrativa e propositiva, questões que vão desde a definição de cultura, sua função pública, a relação direta entre cultura e desenvolvimento, com o mercado, os desafios da pós-modernidade para artistas e agentes culturais e as intervenções do poder público na dinâmica cultural de uma sociedade, entre outros, estão reunidos no livro de Leonardo Brant, também conhecido pelo blog Cultura e Mercado, um dos primeiros e mais importantes periódicos da blogosfera a abordar o tema.

O autor explica que, entre as muitas respostas possíveis para essas questões, buscou uma abordagem propositiva, que buscasse imaginar uma nova percepção de riqueza e importância da cultura como projeto humanista, abarcando também a sua dimensão individual, política e organizacional. Para Brant, o reconhecimento e a valorização da cultura são fundamentais para o desenvolvimento dos povos em um sentido amplo: a cultura se junta aos temas sociais e ambientais para formar os pilares básicos para dar significado mais efetivo e abrangente a uma nova noção de desenvolvimento e sustentabilidade.

Um dos principais desafios do livro é auxiliar o debate público em torno da necessidade de se criar um novo modelo capaz de orientar uma relação de compromisso de todos com a importância estratégica da cultura. “Este livro consolida, de certa forma, minha experiência de dez anos de trabalho como consultor dedicado a potencializar e dinamizar empreendimentos culturais sustentáveis.”

O estudo que resultou na obra aponta para a necessidade, segundo o autor, de compreendermos a cultura como um plasma invisível, entrelaçado entre as dinâmicas sociais, tanto como alimento da alma individual quanto como elemento gregário e político, que liga e significa as relações humanas. “Perceber a presença desse plasma – ou seja, de uma matéria intangível altamente energizada, reativa e que permeia todo o espaço da sociedade – é fundamental para a compreensão dos fenômenos do nosso tempo”, diz Brant.

“A ideia de cultura, sempre moldada conforme as visões políticas de cada tempo, detém em si as chaves dos sistemas de poder. Chaves que podem abrir portas para a liberdade, para a equidade e para o diálogo. Mas também podem fechá-las, cedendo ao controle, à discriminação e à intolerância”, afirma o autor. Outras informações pelo hotsite: http://opoderdacultura.com.br/

Perfil do autor: Leonardo Brant é pesquisador de políticas culturais e presidente da Brant Associados, consultoria estratégica para empreendimentos socioculturais. Criou e edita o Cultura e Mercado, o mais influente blog de políticas culturais do Brasil. É autor dos livros Mercado Cultural, Diversidade Cultural (org.) e Políticas Culturais vol.1 (org.). Conferencista internacional e coordenador de cursos de formação na área cultural, Leonardo fundou o Instituto Pensarte (Brasil) e o Divercult (Espanha) e foi vice-presidente da International Network for Cultural Diversity. Em dezembro, lançará o webdocumentário Ctrl-V :: VideoControl, sobre a indústria e as políticas para o audiovisual.

Editora Peirópolis:Criada em 1994 como unidade de sustentabilidade da Fundação Peirópolis – entidade sem fins lucrativos de interesse público federal –, a Editora Peirópolis tem como missão contribuir para a construção de um mundo mais solidário, justo e harmônico, publicando literatura que ofereça novas perspectivas para a compreensão do ser humano e do seu papel no planeta. Suas linhas editoriais oferecem formas renovadas de trabalhar temas como ética, cidadania, pluralidade cultural, desenvolvimento social, ecologia e meio ambiente – por meio de uma visão transdisciplinar e integrada. Além disso, é pioneira em coleções dedicadas à literatura indígena, à mitologia africana e ao folclore brasileiro. A editora está absolutamente afinada com os propósitos do terceiro setor, participando ativamente do crescente movimento de sua profissionalização. [ www.editorapeiropolis.com.br].

. [Título: O poder da cultura | Autor: Leonardo Brant | 136 páginas | ISBN: 978-85-7596-162-9 | Capa: Brochura | Formato: 16 x 23 cm | Preço: R$ 29,00 | http://opoderdacultura.com.br].

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