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07/11/2009 - 09:29

Compras sem erros pela internet

Empresas como a Posthaus, de Blumenau (SC) se especializam para conquistar o consumidor e facilitar as compras.

Blumenau (SC) - As compras pela internet são cada vez mais comuns. Uma pesquisa feita pela E-bit, empresa com informações do comércio eletrônico, aponta o crescimento de 1000% neste mercado, entre 2001 e 2007. O Google avisa também que as vendas pela internet movimentaram R$ 9,2 bilhões no Brasil em 2009. São 62 milhões de internautas de olho neste serviço. Pessoas como Maria, publicitária e compradora online. “Na internet encontro ótimos preços, melhores descontos, sem me estressar com filas e congestionamentos” explica.

Na web pode-se comprar de tudo. No caso das roupas fica a pergunta: como escolher um modelo e saber que quando a encomenda chegar ele irá servir? Nos sites especializados já existem ferramentas para acabar com dúvidas como esta. Aliás, como eles evoluíram. As fotos ilustram os produtos com clareza e nitidez. Como não existem provadores, as medidas e o tipo do tecido também são informados detalhadamente.

Um exemplo pode ser encontrado em um dos maiores portais do gênero do Brasil, cuja sede é em Santa Catarina. Na Posthaus, empresa de Blumenau com mais de 25 anos de existência, com a tabela de medidas é possível escolher o tamanho certo. Com a ajuda de uma fita métrica os compradores podem comparar as medidas do busto, da cintura e do quadril com uma tabela, uma adaptação do que é usado na venda de roupas por catálogos. E assim escolher o tamanho certo, que varia de PP a XLG.

“Para tentar driblar a falta de padronização de medidas existente no Brasil, utiliza-se a tabela de medidas de cada marca. Já existem estudos para a criação de um padrão brasileiro, mas enquanto isto não acontece a tabela disponível no site auxilia o consumidor na decisão do tamanho a comprar. Depois que ele conhece a marca, fica mais fácil”, diz Taisa Bornhofen, gerente de e-commerce da Posthaus.

E se você não tiver uma fita métrica em casa? Não tem problema. O site oferece também o download de uma. E as facilidades para os clientes on-line não param por aí. Outro recurso interessante do portal é o vídeo. Nele, uma modelo desfila com o produto, ajudando o cliente a observar o caimento de um vestido, por exemplo.

Para manter o consumidor e incentivar o aparecimento de novos, em breve outras ferramentas, ainda pouco usadas no Brasil, devem aparecer. “Uma delas, utiliza recursos de realidade aumentada. Com a ajuda de uma webcam, qualquer pessoa poderá ‘experimentar’ virtualmente a roupa”, conta Taisa

Como fazer a troca, caso necessário - E se a peça recebida em casa tiver algum problema? Existem políticas de troca no caso de erro do tamanho e defeitos de fabricação. Na Posthaus, se o cliente não gostar ou algum produto não servir, ele tem um prazo de sete dias para entrar em contato com a central de atendimento por e-mail, chat ou telefone, informando quais produtos deseja trocar ou devolver e a atendente passará todas as instruções.

“Se optar pela troca, basta informar quais os produtos deseja reencaminhar à Posthaus e efetuar a devolução que enviaremos o produto solicitado sem custo. Caso opte por devolver e efetuar um novo pedido, a indenização será feita através de depósito em conta corrente (no caso de o pagamento ter sido efetuado através de depósito ou transferência) ou estorno do cartão“, explica Taisa.

Um detalhe fundamental para quem compra pela internet, independentemente do artigo, é tomar cuidado com a segurança dos seus dados pessoais. Certifique-se que está comprando em um site confiável e com sistemas de proteção contra hackers. Procure ainda por selos da E-bit e Buscapé ou Site Seguro. Normalmente estas empresas são idôneas e você tem para quem reclamar, se algo não der certo. [ www.posthaus.com.br | Televendas Brasil: (47) 3334-8333 | Televendas São Paulo: (11) 3374-0017]

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